segunda-feira, maio 18, 2015

Não Passaram!

As dificuldades ,para o Vitória, eram muitas.
Tinham começado na Madeira com os amarelos "cirúrgicos"(a APAF grande "patrocinadora do 34º titulo não brinca em serviço) a Cafu e Bernard e a lesão de Bruno Gaspar que retiravam três titulares indiscutiveis para um jogo de elevado grau de dificuldade.
Até porque o adversário vinha na sua máxima força.
Continuaram com a nomeação de Soares Dias um árbitro que tem prejudicado notoriamente o Vitória em várias oportunidades para além do inesquecível roubo de Braga.
Acentuaram-se com o clima de festa criado pela comunicação social (vergonhoso comportamento das televisões e jornais desportivos nessa matéria) em volta da inevitabilidade de o SLB confirmar em Guimarães o titulo anunciado através de um triunfo no jogo.
E por isso parecia criado o cenário ideal para um passeio benfiquista.
Enganaram-se.
Desde logo na rábula da "onda vermelha" que ia encher o estádio de adeptos das vitórias e reduzir o adeptos do Vitória a meros figurantes.
Porque,como sempre em qualquer jogo e face a qualquer adversário, os vitorianos estavam em esmagadora maioria embora seja justo reconhecer que o Benfica dos "pequenos"que nos visitam (em Guimarães só o Vitória é "grande") é o que traz mais gente.
E a "onda branca" foi essencial no ânimo que deu à equipa muito antes do jogo começar e ao longo de 90 minutos em que o Benfica foi superior apenas nos primeiros 25.
A verdade é que iniciada a partida temeu-se que as piores previsões se pudessem confirmar face à forte entrada em jogo quer do Benfica quer de Soares Dias.
O Benfica criando três ou quatro oportunidades de golo nos primeiros vinte minutos e Soares Dias colaborando com decisões erradas sempre a prejudicarem o Vitória e a inclinarem o campo para os lisboetas.
Logo aos 2 minutos deixando passar falta clara contra o SLB à entrada da sua área aproveitando estes para contra atacarem com perigo criando a sua primeira oportunidade de golo e depois mostrando apenas amarelo a um jogador benfiquista que agrediu um vitoriano quando o vermelho era evidentemente a sanção adequada. Entre outros erros menos evidentes.
É claro que esta conjugação de esforços entre uma dupla bem sucedida ao longo de toda a época (SLB+APAF) enervou a equipa vitoriana que cometeu alguns erros defensivos que podiam ter custado caro e definido desde logo o rumo do jogo.
Felizmente não aconteceu,
E o Vitória recompôs-se,passou a jogar o jogo pelo jogo, e o ultimo quarto de hora da primeira parte já foi de equilíbrio entre as partes.
O intervalo fez melhor ao Vitória do que ao Benfica.
A fazer lembrar uma certa final do Jamor.
E no segundo tempo embora o Benfica tivesse mais bola teve também mais nervosismo, ao ponto de registar um número invulgar de passes errados, enquanto o Vitória com as marcações a funcionarem bem conseguiu criar sucessivos lances de ataque em que se adivinhava que o golo podia acontecer a qualquer momento como Tomané e Valente bem provaram.
Embora a lista de infortúnios ainda aumentasse, com a lesão de André, nem isso perturbou o Vitória quer porque Bruno Alves entrou bem  quer porque o Benfica já estava ansioso pelo fim de um jogo que não lhe estava a correr conforme esperado.
O empate final traduz com justiça o que se passou ao longo dos 90 minutos.
E ambas as equipas saíram contentes do relvado.
O Benfica porque se sagrou campeão à custa de um empate de terceiros  no Restelo e o Vitória porque contra tudo e contra todos, contra previsões e paineleiros televisivos, contra resultados anunciados e festas marcadas conseguiu manter o "castelo" inviolável face a um adversário a quem alguns achavam que devia estender uma passadeira vermelha.
Não passaram.
E se já festejam o titulo o Vitória nada tem a ver com isso.
Depois Falamos.

P.S. Não passaram eles nem Porto e Sporting.
Pena os "deslizes" com Belenenses e Vitória FC.
Porque podia ter sido uma época invicta em jogos caseiros.

11 comentários:

Anónimo disse...

Caro Luís,

Fico triste por não mencionar uma única vez o que de mais importante o jogo de ontem tinha: a possibilidade de o Vitória atingir o 4º lugar. O triunfo, fruto de uma postura medricas, não pareceu nunca sequer uma hipótese plausível, tamanha era a cautela defensiva da equipa: e defender com muitos não é sinónimo de defender bem, como vimos durante bastantes períodos do jogo de ontem. Mais uma vez, foi a sorte que salvou Rui Vitória e as suas óbvias fragilidades: eu prefiro não contabilizar as oportunidades de golo que a equipa concedeu a Nacional e Benfica em apenas 2 jogos. Se não chega às duas dezenas, andará lá perto.

E, já agora, dizer que foi com incredulidade que vi um golo (que, pelos vistos, não o foi) do FCP a ser festejado no Estádio. A indiferença que o Benfica provoca na generalidade dos adeptos portugueses é cada vez mais uma falácia. (cada vez mais acredito que as pessoas, como eu, que olham para o Benfica com a mesma indiferença que para os outros clubes da Primeira Liga são pouquíssimas)

Um abraço,
José Miguel Rocha

PS: O Luís escreve que "a "onda branca" foi essencial no ânimo que deu à equipa muito antes do jogo começar e ao longo de 90 minutos em que o Benfica foi superior apenas nos primeiros 25". Tenho muita pena que, fora para insultar os adversários que nos visitaram ontem, as bancadas nascente (onde me encontro) e poente permaneçam quase em silêncio durante todos os jogos. Salve-se o espectáculo, jogo após jogo, que as duas claques principais do Vitória vão proporcionado. Se não fossem eles...

cards disse...

Caro Luis Cirilo, Cafu foi muito bem amarelado na Madeira

cards disse...

Caro Luis Cirilo,
Ainda bem que o jogo deu na tv e todo portugal pode ver que houve um golo mal anulado ao Benfica, coisa que você tente esconder e eu entendo. nem levo a mal. pela sua crönica o vitºria deveria ter ganho 6/0 no mundo real se houvesse um vencedor esse seria o Benfica
TUDO A SALTAR TUDO A SALTAR É SLB É SLB

luis cirilo disse...

Caro José Miguel:
Não tenho uma opinião tão negativa sobre a postura da equipa. É verdade que entramos muito mal e aos vinte minutos era uma sorte não termos sofrido um ou dois golos. Mas depois a equipa recompôs-se a na segunda parte até podíamos ter marcado.
A reacção que cita a um golo que não entrou vi-a como uma normal provocação aos adeptos da bancada norte e nada mais do que isso.
Quanto ás bancadas acho que deram um bom apoio à equipa durante boa parte do jogo. Pelo menos a nascente(que é onde vejo os jogos)e o topo sul.
Caro cards:
Não sei por que critério. Entradas daquelas fazem-nas o Maxi Pereira, o Luisão e outros várias vezes por jogo e não levam amarelo nenhum. Ontem o Maxi Pereira,com o jogo parado, deu um pontapé num jogador do Vitória e em vez de se rimediatamente expulso viu apenas um ridiculo cartão amarelo.
Lá está é a diferença de ter "colinho" dos árbitros.

Anónimo disse...

Mostre o roubo ao seu amigo gomes da silva, para ele parar de dizer merda(desculpe o termo mas não encontrei definição melhor).

http://www.jn.pt/liv...tent_id=4575324

luis cirilo disse...

Caro cards:
Golo mal anulado?
Alguma desculpa tinham de arranjar. Não bastou o "colinho" da permissividade disciplinar? De resto o Benfica ganhou a Liga graças aos árbitros como toda a gente sabe. Foi uma dúzia de pontos.
Caro Anónimo:
Felizmente as televisões começam a mostrar o que se passou.
Uma coisa é certa: Não basta o Benfica pagar. Os ladrões e vândalos tem de ser punidos

Anónimo disse...

Caro Luís Cirilo, apenas estou a falar, do que o seu amigo gomes da silva disse e o que se passou realmente. Amigos desse quero-os bem longe. Merecia amizades melhores!Mostre-lhe directamente o vídeo para ver se ele para a próxima semana, arranja outra desculpa menos hipócrita(algo difícil sendo a "pessoa" que é).

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
A minha amizade com o Rui Gomes da Silva, que muito prezo, deixa o futebol de fora. Porque aí seria difícil o entendimento.
Acho, e já o escrevi, que ele é excessivo na forma como defende o Benfica especialmente tendo as responsabilidades públicas que tem.Mas isso não afecta a amizade.

Anónimo disse...

O golo mal anulado não merece comentário??!!

Miguel disse...

Gostei dessa do "Benfica dos pequenos"...

E ja agora, quantos benfiquistas (de Lisboa) estiveram no nosso estadio? É que os adeptos do Vitória, quando vão fora, são todos de Guimarães! :)

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Qual golo mal anulado ? Eu apenas vi uma bola ser metida na baliza já o fiscal de linha tinha a bandeira levantada há muito.
Caro Miguel:
E é verdade. Em Guimarães o SLB é o maior dos pequenos