sábado, maio 09, 2015

Gémeos ?

A menos de seis meses das eleições legislativas António Costa está cada vez mais parecido com José Sócrates em 2011.
Promessas a eito.
Descer impostos nomeadamente com a alteração dos escalões no IRS, repor feriados, diminuir a carga horária na função pública, não vender a maioria da TAP, uma loja do cidadão em cada concelho, reabrir os tribunais encerrados, fim da sobretaxa no IRS,baixa do IVA da restauração,baixa da TSU para trabalhadores e empresas,reposição integral dos salários até 2017, complementos salariais para trabalhadores no limiar da pobreza (é o ressuscitar do rendimento mínimo garantido)e mais algumas promessas de um populismo irresponsável e amnésico.
Pouco faltará, por este caminho, para vermos Costa a falar de um novo aeroporto, do TGV, da terceira auto estrada entre Lisboa e Porto ou a prometer um "Magalhães" a cada criança e um iphone 6 a cada jovem maior de 18 anos.
É a irresponsabilidade total.
De alguém que quando saiu da zona de conforto, onde fez toda a sua carreira politica (incluindo a Câmara de Lisboa que lhe foi oferecida de mão beijada por Marques Mendes e Paula Teixeira da Cruz), esperava uma passadeira vermelha (ou rosa...) até ao poder e só tem tido cruéis decepções.
As sondagens, motivo utilizado para defenestrar Tozé Seguro, ao invés de melhorarem a caminho da maioria absoluta pioraram até ao empate técnico com a coligação.
Em termos externos os partidos socialistas estão a ser varridos eleição atrás de eleição.
Depois do PSF do amigo Hollande, foi o PASOK (e sabe-se como correu mal a oportunistica colagem ao Syriza) e agora os trabalhistas britânicos levaram um cartão vermelho dos eleitores o que mostra bem que na Europa os socialistas não são encarados como solução seja para o que for.
Internamente a "Agenda para a Década" pomposamente apresentada mas cujo custo o PS e a bateria de economistas ao seu serviço não quantificam provavelmente por não fazerem ideia onde vão buscar dinheiro para sustentar as promessas, tem encontrado fortes criticas na opinião pública e mesmo dentro do grupo parlamentar socialista ao contrário do que Costa esperaria.
Na frente presidencial, sem estratégia nem candidato, o líder socialista teve de se conformar com o avanço de um candidato que é um mundo de interrogações e que não lhe dá garantias de vitória.
E por isso Costa anda nervoso.
E o nervosismo, tal como a Sócrates, dá-lhe para tentar condicionar a comunicação social, pressionar os jornalistas, descer ao insulto e à malcriadice como no já famoso SMS ao director adjunto do Expresso.
Costa,como Sócrates, está polido com uma capa de verniz muito fina.
Demasiado fina para se aguentar mais cinco meses.
Pelo que são de aguardar novos capítulos neste estreitar das parecenças entre o o detido de Évora e o seu ex número dois no PS e no Governo.
Depois Falamos.

17 comentários:

Anónimo disse...

Verdade, verdade, verdade. E os elogios do nosso PM ao Dias Loureiro, ihihihih, e so tiros nos pes de ambos os lados da barricada, e uma clsse politica muito pobre.

Cumprimentos

Ze.

luis cirilo disse...

Caro Zé:
Os elogios a Dias Loureiro foram,evidentemente, um erro politico. Mas não causaram prejuízo ao país. Ao contrário da governação socialista do passado.
E do futuro se os portugueses cairem no erro de eleger Costa.

Anónimo disse...

Caro Sr Cirilo, com todo o respeito, os elogios não causam prejuízo mas as acções do elogiado foram muito lesivas aos contribuintes.

Cumprimentos

luis cirilo disse...

Caro Zé:
Os tribunais o dirão.
Mas seja como for é evidente que os elogios foram completamente despropositados.
Há coisas dificeis de perceber.

Anónimo disse...

Sinceramente neste momento assusta-me mais o regresso do PS do que a manutenção do PSD/CDS... Portugal está condenado, temos muita falta de classe e competência na nossa classe politica, da esquerda á direita... então quando olhamos para os mais novos... é assustador... não sei qual é o futuro que nos espera, mas olhando para trás não me parece nada risonho.

King_vsc disse...

Para quem dizia que não prometeria o que não pudesse concretizar!
Se eventualmente for primeiro ministro, o sr. António Costa está com um rol de propostas despesistas, que serão impossíveis de concretizar.
Se desta forma, vendendo ilusões ao Povo, conseguisse chegar a primeiro ministro, numa primeira fase experimentaríamos ótimo estado de graça...
Não esperemos solidariedade se não fizermos o nosso trabalho de casa.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Há preocupações que nos são comuns.
Caro king_vsc:
Tem toda a razão. Ele não aprendeu nada com o que se passou no governo de que fez parte nem com o resultado das eleições inglesas.
Tanta promessa vai virar-se contra ele. Mas daí não virá mal ao mundo.

Anónimo disse...

Mal ao mundo vem e continuará a vir se continuarmos com a política de corda na garganta deste governo. É o que o PSD nos pode oferecer. Não bastava o antro do cavaquismo iríamos agora ter de gramar com mais um mandato desta gente.
Para o olho da rua e rápido por favor.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Tomara você, e o país,mais dez anos de cavaquismo.
Quanto ao resto espero bem que os portugueses mantenham a actual maioria no poder. Por muitos erros que tenham cometido são bem melhores que a alternativa Costa/PS. Desses é que Portugal não precisa mesmo

Anónimo disse...

Mais 10 anos de cavaquismo?

Deus nos livre e guarde...

La voltariamos nós de novo ao mesmo...
Gastar o que não é nosso, para depois virem outros gastar o que nos sobra e depois vir outros para tentar e repito tentar, tirar-nos da situaçao que o primeiro começou, o 2º abusou e o 3º nos chula a nós.

Considero-o uma pessoa inteligente mas com umas palas laranjas do tamanho da penha.

10 anos de cavaquismo=10anos de cimento e betão que não nos faz falta nenhuma, gostaria era ter de volta tudo aquilo que o bacalhau seco tirou a todo o setor primário deste país.

Fernando Nogueira

luis cirilo disse...

Caro Fernando Nogueira:
Agora percebi.
Você queria dizer "socratismo" e disse "cavaquismo".
São lapsos que acontecem

Anónimo disse...

Pois sim, mais 10 anos de cavaquismo, para os barões restaurarem quintas e comprarem Porsches e Ferraris .
Já nem vou falar no sector financeiro, BPN's e afins tudo minado pelos pontas de lança cavaquistas. Por isso temos o País que temos...
Pelo menos na era Sócrates houve educação para toda a gente (repare que agora felizmente até o filho do simples operário é doutor), quando no tempo do cavaquismo só os filhos dos ricos podiam estudar.
Tecnologia e ciência, (honra ao MAriano Gago - Grande Homem). reparou na evolução que o País teve.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Desculpe que lhe diga mas o que você afirma nada tem a ver com a realidade.
Nada!

Anónimo disse...



Sim Sr. Cirilo, foi o Socrates que aproveitando-se dos dinheiros comunitarios (a minha mae sempre disse que ninguem da nada a ninguem de borla) teve um crescimento economico, aproveitando para privatizar algumas empresas publicas. Foi o socrates que introduziu o IRS e o IRC dentro de um espetro de reforma fiscal.
Foi o socrates que desbaratou os fundos comunitarios, muito mal geridos e muitissimo mal direcionados, e permitindo a um dos maiores periodos de corrupçao deste país após 1974.
Foi o socrates que entupiu a administração publica com funcionarios.
Foi o socrates que iniciou a partidarizaçao dos cargos publicos em empresas publicas, ganhando a celebre frase do antonio guterres "jobs for the boys.
Foi o socrates que deixou as industrias ao abandono, esqueceu-se da inovaçao, incentivos e apoios que permitiam essas mesmas industrias manterem-se e desenvolverem-se.
Foi o socrates que negociou o PAC com os seus parceiros europeus para que a pesca e agricultura fosse destruida, foi o socrates que pagou aos agricultores para nao produzirem e destruirem os meios de produçao.
Foi o socrates e o seu ministro ferreira do amaral (cruzes canhoto) que asfaltou portugal inteiro tornando Portugal o 5º país com mais kms de autoestrada por habitante superando mesmo a alemanha reino unido e frança.
Foi o socrates que cavou um buraco de 900 milhoes de contos (saudades dos contos) concessionada a LUSOPONTE do Ferreira do amaral.
Foi o socrates que usou o medo, a violencia para parar a manifestaçao na ponte 25 de abril.
Foi o socrates que aumentou as propinas de forma IRRACIONAL que fez com que muitos jovens deste país nao pudessem ter acesso ao ensino superior.

Se pensa que defendo o socrates engana-se meu caro, é mais um que pode ser enfiado no mesmo saco de muitos politicos que passaram por este país, cavaco incluido.
Portugal esta uma merda, mas nem um nem outro são/foram bons.

Fernando Nogueira

Anónimo disse...

Caro Fernando Nogueira, não escreveria melhor. Sr. Cirilo, desculpe a franqueza, mas você deve ter estado emigrado nesse período, já que não se lembra de nada...
Acrescentar também que os fundos europeus foram bem geridos, com referi antes, direccionados para quintas, Porsches e Ferraris. O cavaquismo foi um crime.

luis cirilo disse...

Caro Fernando Nogueira:
Comparar Cavaco com Sócrates é ofensivo
Porque Cavaco foi um excelente PM, um bom Presidente e é um homem sério e com um curriculum profissional de grande qualidade.
Sócrates arruinou o país, foi um péssimo governante, não tem profissão conhecida para lá da politica e está na cadeia.
Um é Presidente da República.
O outro um réu,detido em prisão preventiva e acusado de crimes graves.
Não há comparação.
Caro Anónimo:
Você é que deve ter andado emigrado e perdeu o bilhete de identidade lá por onde andou.
Mas a valentia do anonimato permite escrever barbaridades como essa de que o cavaquismo foi um crime.
Se tem provas vá á policia.
Se não tem...cale-se.
Pelo menos aqui vai-se calar de certeza porque este não é espaço de calunias

Anónimo disse...

"Comparar Cavaco com Sócrates é ofensivo"

Só se for para si.... para mim são os dois iguais cada um a sua maneira.

"Porque Cavaco foi um excelente PM, um bom Presidente e é um homem sério e com um curriculum profissional de grande qualidade."

Discordo, mas la está mera opinião minha, da mesma forma que respeito a sua, mas eu ao contrario de si apresentei os meus argumentos.

"Sócrates arruinou o país, foi um péssimo governante, não tem profissão conhecida para lá da politica e está na cadeia."

Concordo consigo, é tudo verdade, mas deixe que temos agora um PM que a unica diferença é que nao esta na cadeia...o resto ta lá.

Um é Presidente da República.
O outro um réu,detido em prisão preventiva e acusado de crimes graves.
Não há comparação.

Volto a concordar...não ha comparaçao...são ambos iguais, a diferença tem a ver com GEOGRAFIA.

Fernando Nogueira