quinta-feira, março 19, 2015

Somos Favoritos!

Fernando Sá, que não é de meias palavras e muito menos de prestar vassalagem a pseudo "grandes", foi muito claro nas suas declarações quanto a esta final a 8 da Taça de Portugal de basquetebol.
"O Vitória é favorito".
Naturalmente que não é preciso realçar o gosto, o prazer , a emoção que é ver alguém falar assim em nome do nosso clube afirmando uma ambição e uma vontade de ganhar em que todos os vitorianos se revêem certamente.
Porque quem assim fala...entende-nos.
Porque quem assim fala...percebe o clube para o qual trabalha.
Porque quem assim fala...fala directamente ao coração dos vitorianos.
Este é o ADN Vitória.
E mesmo sabendo que  nas meias finais poderemos encontrar o DDT do desporto português, mais o seu orçamento obsceno , o seu treinador que gosta de provocar e alguns jogadores que nasceram quando a inteligência e a boa educação estavam de férias, mesmo assim Fernando Sá assume sem receios o favoritismo.
Sabendo que poderá não ganhar.
Mas passando a mensagem que interessa e com a qual nos identificamos sempre neste clube e em qualquer modalidade.
Queremos ganhar. Não temos medo deles nem de ninguém!
E perante isto a nós, adeptos, resta fazermos o resto.
Enchermos o pavilhão e darmos à nossa equipa o suplemento de "alma" que pode fazer a diferença quer em relação aos "apitadores" que vão aparecer quer aos adversários que estão habituados a jogar em pavilhões quase desertos incluindo o DDT.
Porque dos adversários...tratam eles!
Depois Falamos

20 comentários:

Anónimo disse...

Concordo plenamente!!!!
O Fernando Sá e sua equipa técnica criam um espirito de motivação tão elevados que os jogadores entram em campo só com um objectivo... Ganhar!!! Neste sorteio não foi o Vitória a ter azar com o grupo... Foi a águia depenada que teve azar em ficar no grupo do Vitória!!!
Sim!!! Vamos ganhar o terceiro caneco!! Eu... Vou a fafe, mais uma vez, apoiar quem merece ser apoiado! Hoje é o primeiro jogo com Sampaense... Domingo... É a FINAL!!!
Viva o Vitória!!!
Obrigado Dr. Luis Cirilo pelo seu apoio não só ao Basquete como a todas modalidades amadoras!
Acredito que o nosso Presidente vai comparecer domingo para a final... para as fotografias e sorrisos da praxe!
Até lá... deve estar preocupado com as folhas de Exel da SAD.
Saudações Vitorianas!!!
Pedro

luis cirilo disse...

Caro Pedro:
Fernando Sá é um grande treinador e sabe motivar os seus jogadores de forma extraordinária.
Acredito que vamos trazer a terceira taça de Portugal para a nossa sala de troféus premiando toda a ambição de ganhar que o nosso basquetebol tem.
Quem vai estar em Fafe sei.
Uma equipa motvadissima para ganhar e adeptos que não lhe regatearão apoio. São os que importam.

cards disse...

é isso mesmo, adversários motivados para a vitória ser mais saborosa.
com humildade e mostrando dentro do pavilhão que somos os melhores

cards disse...

Caro Cirilo, falar é muito fácil, mas depois no pavilhão só marcam 51 pontos... E quando uma equipa como o vitória que tem excelentes atiradores de 3 pontos e o melhor poste da liga é porque o adversário foi superior

Mais uma vez o Benfica estará presente na final da taça num jogo que se espera muito difícil frente a uma boa equipa como é a do Barcelos.

luis cirilo disse...

Caro cards:
Falar é fácil sim quando se fala de cima de um orçamento obsceno que é dez vezes superior ao do adversário. Porque até ao fim do terceiro período,que acabou com o SLB a vencer por três pontos de diferença (um lançamento triplo) não se deu por ela da tal superioridade. No quarto período, e como nós não podemos pagar duas equipas de idêntico valor,o SLB acabou por vencer. Mas sem convencer. Tivessemos nós possibilidades de ter um orçamento que fosse metade do do benfica e em 10 jogos ganhávamos-vos nove.

Anónimo disse...

caro Luis cirilo,

quando uma equipa em 40 minutos só marca 51 pontos é sinal que o adversário fez o que quis do ataque dessa equipa, e isto não tem a ver com orçamentos mas sim com métodos defensivos, no último jogo do porto da Liga em 2012 o porto só marcou 53 pontos ao Benfica, e o porto tinha um orçamento superior ao Benfica.
(1 milhão e 200 mil contra 1 milhão)
É óbvio que mais orçamento traz melhores jogadores, nisso carlos lisboa é mestre pois saca bons americanos e baratos por sinal.

Felicitos os adeptos do vitória pela boa moldura humana do pavilhão num claro sinal de apoio à equipa.
Amanhã temos que ser nós nesse papel do apoio pois o jogo contra o Barcelos vai ser de diciculdade extrema

Ass: Cards

cards disse...

Apos muito sofrimento e dois prolongamento Benfica vencer Benfica conquista a sua 20ª taça de Portugal.

luis cirilo disse...

Caro cards:
O jogo de hoje apenas confirmou que ontem o Vitória teve uma tarde menos feliz em termos ofensivos. Para além da diferença de orçamentos que permite ter mais jogadores de qualidade.

Anónimo disse...

A cassete encravou nos orçamentos? Também falava nisso nos tempos do Pimenta, com grandes orçamentos para o futebol?

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Ficava mais preocupado se dissesse que era mentira.
Quanto aos "grandes" orçamentos do tempo de Pimenta Machado eram de certeza muito inferiores aos do clube DDT.
Mas eu percebo a azia...

Anónimo disse...

"Mas eu percebo a azia..."

Nunca tive a mínima dúvida disso, Cirilo. De azia eu sei que percebe, só não vejo em que medida isso se aplica ao meu comentário, já que nem tão pouco sabe qual o clube da minha preferência. Não se chateie com isto.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Se me chateasse nem publicava o comentário.
Não sei qual é realmente o seu clube mas não é certamente o Vitória. Porque os vitorianos tem gosto em assumirem-se em todo o lado.
Talvez por isso tenhamos azias que outros, adeptos de sofá de clubes que ganham mais vezes (quantas delas sabe Deus e os árbitros como), não tem.Opções de vida.

Anónimo disse...

Não tenho a mínima dúvida em me assumir como benfiquista, Cirilo. Um orgulhoso vimaranense benfiquista, da freguesia de Azurém. Mas daqueles que corre o norte do país, na onda vermelha, e que se desloca mais de uma dezena de vezes a Lisboa para ver o seu clube. E só não me mudo para Lisboa, porque adoro viver em Guimarães! Mas eu, fugindo à regra, não sou portista, nem sportinguista, sou benfiquista, com uma costela vitoriana!

Apenas quis dizer que me veio falar em azia sem sequer saber qual a minha preferência clubística. Mas este ano espero ter o enorme prazer de festejar o título de campeão nacional de futebol, no Estádio do Rei! E seria uma alegria a dobrar se o Vitória conseguisse o tão desejado 5º lugar.

João Ferreira

luis cirilo disse...

Caro João Ferreira:
Para mim era irrelevante saber o seu clube. Bastava constatar que não era vitoriano e a partir daí tanto me fazia que fosse de A de B ou de C.
Embora fosse evidente que era SLB dado o post que comentou.
A única regra clubística que conheço em Guimarães,ao contrário do que refere, e a de a esmagadora maioria das pessoas serem vitorianas sem "costelas" de outras cores. Mas como em tudo na vida há excepções: Neste caso do clubismo muito poucas. Felizmente.
Quanto ao jogo que refere apenas quero que o Vitória ganhe . É-me indiferente a influência desse resultado na classificação de outros clubes.

Anónimo disse...

Tenho uma percepção bem diferente da nossa cidade, Cirilo. A esmagadora maioria das pessoas que conheço assumem-se como portistas ou sportinguistas. Benfiquistas somos poucos em Guimarães. Claro que se perguntar, todos dizem que gostam do Vitória, até porque virou "moda" na altura da descida de divisão, mas depois vejo-os em cafés, sem pudores, a torcer pelo seu "grande". Claro que também conheço vitorianos a 100% como é o seu caso, estão é longe de ser a maioria.

Até lhe digo mais, já fui ver um Vitória - FC Porto com um bilhete de sócio de um amigo que, como portista, optou por ir ver o jogo para o sector visitante. Eu sei que o senhor sabe disto e que como vitoriano dos sete costados não merece se calhar esta exposição.

Voltando ao basquetebol, o meu Benfica não se portou muito bem na final, tinha obrigação de decidir o jogo atempadamente e sem sobressaltos.

JF

luis cirilo disse...

Caro João Ferreira:
desconheço totalmente essa Guimarães de que fala.
Na que eu conheço a esmagadora maioria das pessoas são vitorianas e os adeptos de outros clubes estatisticamente irrelevantes.
Mas percebo que lhe dê jeito ver as coisas com outros olhos.
É humano.

Anónimo disse...

Não vou estar aqui a insistir em algo que é bastante evidente. O Vitória é o 4º clube com mais adeptos, mas não está sequer perto de ter 50% dos habitantes do município de Guimarães como seus adeptos. Poderá ter, se contarmos com simpatizantes biclubistas, mas apenas e só porque o Vitória ainda não teve a capacidade de se intrometer com consistência entre os grandes como fizeram recentemente Boavista e Sp. Braga.
Mas percebo que lhe dê jeito ver as coisas com outros olhos.
É humano.
Mas eu percebo a azia...

JF

luis cirilo disse...

Caro João Ferreira:
Chega!
Chega de disparates.
Se você é realmente de Guimarães (porque do clube do regime não duvido) percebo que lhe dê jeito dizer essas baboseiras para se justificar da "anormalidade" de não ser pelo clube da sua terra.
Deve ser triste ser um caso raríssimo e não exemplar.
Por isso continue lá com o seu benfiquismo, continue a chegar ao café e a dizer que ganha mais vezes que os outros, mas não venha para aqui insultar os vimaranenses atribuindo-lhes simpatias que não existem por clubes que nada lhes dizem.
Assuma que é adepto das vitórias e admita que a esmagadora maioria dos vimaranenses são adeptos do Vitória.

Anónimo disse...

Dou-lhe um exemplo bem concreto. O meu trabalho leva-me muitas vezes a cidades como Lisboa, Porto, Braga, Coimbra e por vezes até Setúbal. E nessas cidades convivo com benfiquistas, sportinguistas, portistas, boavisteiros e adeptos de Braga, Académica ou Vitória de Setúbal. Com os três primeiros assumo-me o benfiquista convicto, que sou. Com os últimos, acaba por vir ao de cima a costela vitoriana e "visto" o emblema do Vitória nas discussões futebolísticas. Mas também não tenho dúvidas em lhe dizer que é mais fácil encontrar um vitoriano a 100% em Guimarães do que um adepto do Boavista, Braga, Académica ou Setúbal, nas respectivas cidades. E isso dá-me uma certa satisfação por ser vimaranense. Mas estamos num país tripartido, no que respeita a futebol.

JF

luis cirilo disse...

Caro João Ferreira:
É verdade que estamos num país futebolisticamente tripartido. Embora tendencialmente Benfica e Porto acabem por bipolarizar a discussão de títulos de campeão já que o Sporting perdeu esse "comboio.
E a comunicação social tem grande responsabilidade nisso porque promove esses três clubes de uma forma absolutamente vergonhosa.
Por mim tenho muito gosto em ser de Guimarães e ser vitoriano.