De 19 a 22 de Março, em Fafe, joga-se a fase final da Taça de Portugal de basquetebol.
Uma final a oito clubes, como é habitual, em que estarão presentes Vitória, Benfica, Sampaense, Oliveirense, CAB Madeira,Illiabum, Barcelos e Algés.
Naturalmente que Vitória e Benfica são os grandes favoritos, porque são as duas melhores equipas portuguesas, mas Taça é Taça pelo que há que confirmar,no que ao Vitória toca que é o que nos interessa, esse favoritismo no terreno de jogo e ir vencendo os obstáculos até à final.
E depois as finais...ganham-se!
E eu acredito que o Vitória vai trazer de Fafe a sua terceira taça de Portugal de basquetebol.
Porque a equipa é boa, porque o treinador é excelente, porque a atitude no basquetebol vitoriano é de permanente conquista, de ambição em crescendo, de uma vontade de ganhar que traduz na perfeição o que deve ser (no basquetebol já é de há muito) o ADN do Vitória.
E essa vontade de ganhar é de tal ordem que ninguém ouve do dirigente Pedro Guerreiro ao treinador Fernando Sá, passando pelo "capitão" Paulo Cunha, falar do que já ganharam no passado.
E ganharam duas taças de Portugal, um troféu António Pratas, um campeonato da ProLiga e foram vice campeões nacionais.
Eles apenas falam do que querem ganhar no futuro.
Mais Taças, o campeonato, e o que mais for possível.
Passado é História.
E eles querem, e muito bem, continuar a conquistar o futuro.
Depois Falamos
5 comentários:
Não esquecer, caro Blogger, que não é só de Basquetebol que se disputa uma Taça de Portugal: também o nosso Voleibol disputa essa competição. E é já este fim de semana em Santo Tirso:
http://www.fpvoleibol.pt/avisos/taca_masc_2015.png
Não deixam de ser curiosos 2 factos: um é a pura coincidência de ambas se disputarem na vizinhança da nossa cidade, sede do ecléctico VSC.
O outro facto curioso, e mais importante, é que em ambas as finais a 8, Vitória SC e SL Benfica estão presentes, no voleibol já com encontro marcado nos quartos de final e no basquetebol com, espero, futuro encontro nas meias-finais.
É para mim absolutamente fantástico que nesta "luta" entre norte e sul, que não perfilho porque acho que é mais Porto vs Lisboa do que propriamente Bragança vs Faro (mas que muitos gostam de acalentar), seja o Vitória SC o mais representativo clube a norte dando nota de um ecletismo que muitos julgavam impossível para o Vitória tal a paixão quase secular das nossas gentes pelo Futebol.
Não é nenhum clube do Porto, muito menos da Sé da diocese Bracarense, é o Vitória! O "defensor" do norte contra o sul (sul esse que é representado na luta pelo clube das aves de rapina).
Caro Francisco:
Eu sei que o nosso voleibol também está na sua fase final da Taça.
E já me referi a isso na minha página de facebook.
Mas com todo o respeito por uma modalidade que nos tem dado tanto ao longos dos anos penso que é no basquetebol que residem as maiores esperanças de ganharmos uma Taça de Portugal esta época.
Quanto ao resto estou inteiramente de acordo
No voleibol já vos ganhamos como era nossa obrigação 3/0.
Quanto ao Basquetebol será mais equilibrado mas espero vitória do Benfica.
Quanto à guerra norte/sul penso que o país é pequeno demais para uma guerra desse tipo.
O nosso rival no desporto é o porto não o vitória.
Espero que não vejam nem sobranceira nem arrogância no meu comentário, mas no que a basquetebol diz respeito o Benfica tem 25 campeonatos, 19 taças de Portugal, 12 supertaças, 10 taças da liga/taça Hugo dos Santos, 5 Troféus António Pratas e 1 supertaça Compal luso angolana.
É recordista de todos os troféus e é juntamente com a equipa israelita do Maccabi as unicas equipas europeias a terminarem uma fase regular do campeonato sem derrotas o Macabbi nos anos 70 e o Benfica em 08/09.
Agora tudo isto não retira o facto de o vosso vitória ter uma grande equipa, e o melhor treinador da liga.
Só fiz este comentário para dizer que se o vitória vencer o campeonato(espero que não) será um feito histórico grande
Caro cards:
O voleibol do Vitória está longe dos tempos aureos. Porque nesses os 3-0 eram ao contrário.
No basquetebol...Depois Falamos.
Quanto ao resto o passado é para os historiadores.
O Vitória está no basquetebol há 10 anos e está a fazer o seu caminho sem orçamentos obscenos nem favores de tudo que é poder. E esse caminho tem tido bastante sucesso.
Enviar um comentário