domingo, março 29, 2015

Serviu...

O essencial foi conseguido.
Ganhar.
E Portugal venceu a Sérvia com mérito, por um resultado adequado ao que se viu no terreno de jogo, e reforça claramente as suas hipóteses de estar presente no Europeu 2016 em França enquanto o adversário de hoje está praticamente arredado da fase final.
Mas o resultado foi mesmo o melhor que se viu hoje na Luz.
Porque a exibição não sendo muito fraca esteve longe de ser condigna com a valia individual dos jogadores portugueses.
Muito por força de um conjunto de equívocos de Fernando Santos.
Desde logo a colocação de Ronaldo como ponta de lança(posição de que ele não gosta particularmente) que lhe roubou influência no jogo pese embora ele ter recuado bastante em busca da bola, como faz no clube,deixando Portugal sem...ponta de lança.
Depois a utilização simultânea de Eliseu e Coentrão no flanco esquerdo que não trouxe grandes benefícios ao jogo de equipa porque o primeiro nunca se entendeu com as movimentações do segundo e este perdeu amplitude no seu futebol ao ver-se empurrado para terrenos interiores em que está menos à vontade.
Mesmo assim foi dos melhores e mereceu o golo que marcou.
Finalmente a colocação de Danny em terrenos "híbridos",onde não é carne nem peixe, longe dos flancos e das diagonais que o tornam um jogadores absolutamente decisivo no seu clube.
Mas venceu-se.
Muito por força da segurança defensiva (boa estreia em jogos a "doer" de José Fonte) e das boas exibições de Moutinho e Tiago que deram supremacia ao meio campo português perante uns sérvios recheados de individualidades mas com pouca "equipa".
Na frente Ronaldo fez o que pôde e Nani "sobreviveu" os 90 minutos o que se pode considerar fenomenal face à pobreza da exibição.
Uma palavra para Ricardo Carvalho que aos 36 anos se tornou no mais velho marcador de sempre de Portugal.
Pena a lesão, que o obrigou a sair, porque é a prova viva de que a idade de um jogador se vê em campo e não no bilhete de identidade e ele merecia bem ter assinalado a efeméride com 90 minutos em campo.
Deste jogo a grande conclusão que importa tirar, e a que mais importa, é que França está mais perto.
Depois Falamos

5 comentários:

Rui Cordeiro Silva disse...

Um obrigado muito especial à RTPInternacional por privar (quem está fora de Portugal) de ver o jogo, seja via tv, seja via site da RTP!

luis cirilo disse...

Caro Rui:
É o triste serviço público de radiotelevisão que temos

Anónimo disse...

No site da rtp estava a dar o jogo. Pelo menos em Portugal!

Rui Cordeiro da Silva disse...

Mas em compensação, os dos Sub-21 dão sempre!

E hoje o da selecção A também vai dar... porque é "a feijões"!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Em Portugal sim.
Caro Rui:
A minha dúvida é se o jogo de hoje é da selecção A. Parece-me mais da selecção B