sábado, março 14, 2015

"Complicador" Ligado

A hipótese do terceiro lugar perdemo-la com o claro enfraquecimento da equipa no mercado de Janeiro.
A do quarto lugar temo-la vindo a perder nas ultimas semanas com exibições frouxas, opções discutíveis e constantes alterações na equipa (também por força de lesões há que reconhecê-lo) em busca de um "onze" que nos reponha no bom caminho.
Hoje teremos comprometido, praticamente em definitivo, essa possibilidade de ainda ficarmos no quarto lugar depois de segunda derrota consecutiva face a adversários claramente acessíveis enquanto o Braga também perdia dois jogos seguidos mas perante as duas melhores equipas da Liga.
Ou seja onde devíamos ter recuperado seis pontos recuperamos,,,zero e mantemos-nos á mesma distância.
Na próxima jornada vamos a Alvalade enquanto o Braga recebe a Académica pelo que em condições normais a distância ainda vai aumentar.
A verdade é que na segunda volta em 24 pontos em disputa fizemos...seis pelo que até a 5ª posição pode perigar se se mantiver este ritmo de perda de pontos.
Hoje, perante um adversário perfeitamente ao nosso alcance e que não veio a Guimarães com um autocarro à frente da baliza nem recorreu ao anti jogo como tantos fazem, foi mais do mesmo em relação a jogos anteriores.
Futebol sem profundidade, em que ninguém vai à linha cruzar para que os pontas de lança possam rematar de frente para a baliza, meio campo pouco criativo e uma equipa que não regateia esforços mas que animicamente parece estar nas "lonas".
Assistimos a um jogo "entretido" (como diria o grande Quinito deste enfrentamento entre os "seus" Vitórias) com uma grande oportunidade  para cada lado(Valente e Rambé), na primeira parte, e praticamente o mesmo na segunda com os setubalenses a chegarem ao golo num lance feliz,é verdade, mas fruto de uma felicidade que procuraram!
O Vitória bem se esforçou,é impossível negá-lo, por chegar ao golo e Rui Vitória chegou a ter em campo três pontas de lança em simultâneo (Tomané, Valente e Areias, todos portugueses e dois formados no clube o que é de destacar) mas isso não foi sinal de criar muitas oportunidades de golo porque faltaram os flanqueadores que as propiciassem.
Apenas um remate acrobático de Tomané criou verdadeiro perigo e isso é manifestamente muito pouco para uma equipa que precisava de ganhar o jogo.
Um mau resultado que compromete as aspirações europeias.
E não vale a pena andarmos em busca de atenuantes com os jogadores impedidos por lesão ou castigo.
É evidente que Álvez e Bernard, em boa forma, dariam mais qualidade mas são os únicos cuja presença poderia trazer algo mais  neste jogo porque aqueles que faziam a equipa  mais forte...já cá não moram.
Paulo Baptista fez um bom trabalho num jogo sem casos polémicos e em que os jogadores não complicaram.
Depois Falamos

10 comentários:

ON disse...

De que adianta estar em campo com tantos avançados, no final do jogo, quando já estamos a perder, se nós, mesmo no inicio do jogo, com uma equipa "mais equilibrada" não temos rotinas ofensivas. Já o disse, e volto a dizer, temos uma treinador que não vale nada. Reparem que os melhores momentos de futebol do vitória, foram sempre que em periodos em que fora integrados jogadores da equipa B, jogadores com rotinas de jogo. è caso para dizer, que onde este treinador mete a mão, estraga. Na era Rui Vitória nunca houve futebol com qualidade, foi sempre futebol aos rebolões. Tivemos este inicio de época, com uma pontuação fora do normalmente (era rui vitória) porque tinhamos um/dois jogadores que conseguiam arrastar toda a equipa, viviamos do individuakismo. Quando toca a ver trabalho de treinador: jogadas estudadas, balanceamento ofensivo, com troca de bolas e tabelas, desmarcações.... só mesmo em livro...
É caso para dizer, deixem de tapar o sol, com a taça.....

Pedro disse...

Caro Cirilo, perdemos jogadores, é verdade, mas isso justifica a pobreza do futebol? É assim há 4 anos, com excepção da 1ª volta deste ano. O futebol é miserável. As equipas são o espelho do seu treinador.
Continuamos a apontar erros a todos menos ao treinador. Nunca em tantos anos de associado vi tamanha tolerância com tão pobre futebol.´
É de facto, para mim, frustrante que treinadores como Pedroto, Marinho Peres ou Quinito não tenham ganho uma taça, pois as suas equipas jogavam à bola. A fava saiu...ao Rui Vitória, incomparavelmente mais fraco que qualquer dos que citei.
É uma frustração ver este Vitória amorfo, sem ambição, com um discurso miserávelista, a arrastar-se penosamente campeonato, após campeonato.
Cumprimentos,
Pedro

cards disse...

Caro Luis Cirilo,
Foi uma vitória importante para o Vitória que assim deu um grande passo rumo à manutenação, quanto ao seu vitória já tem a época feita e o 5/6 lugar assegurado

Carlos Silva disse...

Infelizmente estou quase totalmente de acordo com o que disse o autor do comentário anterior (ON).Atrevo-me a reforçar que a óptima 1ª volta foi fruto duma enorme sorte.Apenas sorte.
Do treinador apenas uma excelente pessoa.

Anónimo disse...

Acho que está na altura de Rui Vitória sair. Tem de assumir a responsabilidade por este desastre. Se percebesse o quanto nos humilha ver o Vitória assim já teria pedido a demissão. E se a direção fosse composta por Vitorianos a sério já o teria demitido. E acho que não vamos à Liga Europa Sr Luís Cirilo. Na direção devem-se ter apercebido que com esta equipa a jogar assim vão começar a época mais cedo para nada... Mas falaram antes do tempo: como a Liga Europa foi assumida como objetivo alguém vai ter de se responsabilizar pelo fracasso. Ou então, como tem sido habitual, fica tudo na mesma. Os sócios que sofram porque o que parece que interessa são as negociatas... O Vitória antes de ser uma organização financeira é um clube desportivo! E o facto do clube não ser respeitado é uma humilhação para sócios e adeptos. Ainda não perceberam que, no futebol, só com mérito desportivo se ganha dinheiro!? O Pinto da Costa fez a cabeça ao presidente. Deve ter-lhe dito que o Vitória será sempre um clube secundário. E ele ouviu-o como um provinciano parolo que ouve o empresário da cidade; que também não passa de um parolo... É triste esquecerem a história. Como é que o Vitória foi um dos primeiros clubes portugueses a ter um complexo desportivo? Como se tornou um clube tão grande? Como é que um clube de uma cidade de 65 mil habitantes chegou aos quartos de final da taça UEFA? E agora acham que a Liga Europa e o terceiro ligar não é para nós??? Estou farto de ver parolos na direção do Vitória! E não percebo como é que, nos dias de hoje, ainda haja parolos da província que se deixam fascinar pela parolada da cidade. Corremos o risco de perdermos a nossa identidade e nos tornarmos um clube satélite. Como Vitoriano não me revejo na direção nem na postura da equipa em campo. A direção pode achar ofensivo este tipo de comentários mas temos de desabafar e dizer o que realmente pensamos. A atitude tem de mudar.

Anónimo disse...

Dois treinadores que relembrarei sempre, Cajuda e Rui Vitoria, o primeiro pelo fato de nos ter tirado do inferno, o segundo por nos ter dao o ceu. Ingratos sao aqueles que tendo memoria curta descarregam num treinador que ano apos ano tem que refazer a equipa e mesmo assim nao temos que passar calafrios de uma nova descida,eu ca acho que ele tem feito autenticos milagres, desportiva e financeiramente. Despecasse o treinador e verao as coisas melhorar, apenas para os outros.

Gabriel

luis cirilo disse...

Caro ON:
É fácil agora atirar com as culpas todas para o treinador. Claro que ele também tem responsabilidades nesta segunda volta deplorável mas a principal responsabilidade está em que não soube gerir desportivamente o plantel.
Caro Pedro:
Os treinadores que refere(aos quais junto Cajuda), e dos quais tenho grandes saudades, nunca viveram uma instabilidade no plantel como vive Rui Vitória desde que chegou a Guimarães. E ter uma equipa a lutar pelo terceiro lugar e de repente vê-la amputada de jogadores essenciais e para os quais não havia substitutos é extremamente complicado. Quando a isso se juntam três jogadores vindos do Porto em condições desconhecidas pior ainda. E por isso sem desculpabilizar RV é acima dele que estão os responsáveis pelo descalabro competitivo.
Caro cards:
O seu Vitória teve o mérito de lutar pelo resultado que lhe interessava. E fê-lo sem autocarros em frente à baliza e sem anti jogo como outros que por cá apareceram este ano. Venceu com mérito. O "meu" Vitória vai ter de fazer pela vida se quiser manter o 5º lugar.
Caro Carlos Silva:
Ter sorte dá muito trabalho! e não podemos passar do 80 para o 8 na apreciação de méritos e deméritos.
Caro Anónimo:
Sobre Rui Vitória já disse o que penso e não defendo de modo nenhum mudanças de treinador nesta altura da época.
Quanto á direcção também é sabido naquilo que concordo e discordo dela. Naturalmente que não me identifico com negócios que não entendo nem posturas que não respeitem a nossa História.
Caro Gabriel:
Como é evidente partilho da sua opinião quanto ao não despedimento do treinador. Seria uma injustiça e não resolvia nada.

Anónimo disse...

Caro Luís Cirilo.


Este treinador cada vez mais prova que percebe pouco de futebol.

Atualmente, que faz lembrar a época transata, é o mais básico que pode haver. É bola para frente e vamos ver se conseguimos alguma coisa. É certo que perdeu jogadores, mas isso não justifica tudo. Para alguns sócios que estão habituados a ver jogos de "bola" o vitória joga bem, mas para quem está habituado a ver "futebol" o vitória não joga nada. O discurso da equipa jovem, da equipa em construção, da equipa remodelada, dos processos que estão a ser assimilados,... , só convencem quem não percebe nada de futebol.

Ganhamos a única taça de relevo com este treinador, mas isso não faz dele ninguém na história do VITÓRIA. Aposto que daqui a 10 anos se houver um inquérito a perguntar se ele deixou saudades (com faz a Associação Vitória Sempre) a resposta final vai ser... NÃO!

Com o Cajuda praticamos bom futebol, mas quem me marcou mais como treinador foi o Quinito. (A minha idade de vida é igual à de sócio por isso não posso opinar sobre treinadores anteriores).

Eu até compreendo que para o presidente o RV seja bom... desde que ele é sócio, tirando o Cajuda, não viu melhor. Relembro que o presidente entrou para sócio... muito provavelmente em 2003 ou 2004. A mim me pergunto: será que ele não gostava do Vitória em tantos anos de vida ou será que um dia destes vamos descobrir que afinal ele também é (ou foi...) sócio de outro clube?

Se pudesse ser, para a próxima época, apostava em Paulo Fonseca para treinador e Luís Cirilo para presidente.


Fernandes

Anónimo disse...

Caro Cirilo:

Onde está toda esta cagança?

"Comento com todo o gosto.
Como sabe o futebol é um desporto de equipa.
A equipa do Vitória em dez jornadas marcou vinte golos à média exacta de dois golos por jogo.
O Sporting de Braga marcou 15 à média de 1,5 por jogo.
O Vitória está em segundo e o Braga em quinto.
Entendeu?"

Ou as análises definitivas fazem-se à 10ª jornada? Quer apostar comigo como o Sérgio Conceição vai acabar por ter razão e acabar à vossa frente, no 4º lugar? Não, espere, quer apostar comigo como não só o vai fazer, como o irá assegurar matematicamente a 3 ou 4 jornadas do final do campeonato? Só não aposto que vocês terminam abaixo do 5º lugar porque... em nome do penalty, amén!

Não inche tanto logo nas jornadas iniciais, todos os anos há uma equipa pequena a fazer um brilharete, no ano passado foi o Estoril, há dois anos foi o Paços, este ano coube-vos a vocês, que estão perto de alcançar um estrondoso 5º lugar, quando é o próprio presidente a dar a entender que não seria suposto conseguirem tal posto.

luis cirilo disse...

Caro Fernandes:
Eu conheci,por força da idade, muitos treinadores no Vitória.
Treinadores que puseram as nossas equipas a jogar futebol que recordarei sempre. Para mim os melhores foram Jorge Vieira, José Maria Pedroto, António Morais, Marinho Peres, Paulo Autuori, Quinito e Manuel Cajuda.
Todos eles tiveram,contudo, algo que Rui Vitória nunca teve. Grupos de trabalho qualitativamente melhores e com jogadores feitos. Ou seja sem a necessidade de recorrer permanentemente a jovens para substituir os jogadores "feitos" entretanto vendidos. Seria injusto não recordar aqui outro treinador de grande qualidade que por cá passou: Raymond Goethals um dos melhores treinadores europeus do seu tempo. Só que esse teve o azar de ter vindo numa época em que Pimenta Machado resolveu passar do 80 para o 8 e apostar numa equipa cheia de juventude. Só não descemos porque o treinador era de facto muito bom.
Isto tudo para lhe dizer que embora discorde de Rui Vitória nalgumas coisas continuo a entender que ele é o menos culpado das quebras exibicionais da equipa. É "impossível",ou quase, fazer um trabalho em profundidade num clube cuja direcção(SAD) na época de Janeiro movimente 22 jogadores entre entradas e saídas.
No Vitória o que está a falhar rotundamente é a gestão desportiva do plantel. E essa,ao contrário do dito no inicio da época, não me parece que esteja a ser feita pelo treinador.
Caro Anónimo:
Há 10º jornada fazem-se analises em função dos dez jogos disputados. E nessa altura a situação era essa.
Deixou de ser porque em Janeiro o Vitória enfraqueceu notoriamente a equipa com saídas de jogadores fundamentais.E naturalmente eu não sou especialista em "hara quiris" e por isso estava longe de prever que um viesse a ser praticado no clube.
Duas notas finais:
Uma quanto aos penaltis: é capaz de apontar algum que tenha sido mal assinalado? Tipo aqueles que o Soares Dias marcou a favor do Braga no "jogo da vergonha"?
A segunda quanto aos clubes pequenos. Quando o Sporting de Braga for o clube com mais adeptos em Braga apareça para falamos de grandeza e pequenez. Para já o SCB está para Braga como o Moreirense para Guimarães.