domingo, março 01, 2015

Como é Óbvio!

Não vi o Vitória -Marítimo.
Nem no estádio nem em directo na televisão.
Assembleia Municipal à mesma hora (malfadados horários da sport-tv) sobrepuseram o dever ao lazer e por isso ,com grande pena minha, perdi o primeiro jogo do Vitória esta época.
Depois li nos jornais, vi resumos, conversei com quem viu e até dei uma espreitadela mais ou menos detalhada à gravação mas nem tudo isso me levará a fazer um comentário mais alargado do que as linhas que se seguem.
E que versam cinco tópicos essencialmente.
O primeiro para registar que uma vez mais o estádio registou uma afluência abaixo dos 10.000 espectadores (com responsabilidade minha também) o que mesmo a uma sexta feira à noite é francamente mau.
E dia e horário já não são explicação suficiente.
Como é óbvio!
O segundo para dizer que a exibição vitoriana ficou uma vez mais aquém do que seria legítimo esperar face a uma primeira volta que cada vez é mais uma saudade mas em linha com o histórico dos últimos anos no que concerne a segundas voltas do campeonato.
O golo de Josué disfarçou alguma coisa mas está longe de disfarçar tudo.
Como é óbvio.
O terceiro regista as bem audíveis manifestações de desagrado oriundas das bancadas face a uma exibição em que mesmo jogando 45 minutos contra dez o Vitória nunca conseguiu a superioridade que seria legítimo esperar face a um adversário do meio da tabela.
Insatisfação perante jogadores e treinador, como é normal nestes casos, mas longe da verdade andará quem pense que era só perante esses protagonistas, e esta exibição, que os vitorianos manifestavam o seu desagrado
A Taça de Portugal e a anunciada redução do passivo ainda justificam muita coisa mas estão cada vez mais longe de justificar tudo.
Como é óbvio!
A quarta para manifestar a minha tristeza, enquanto vitoriano, pelo imerecido estatuto dado a três jogadores que vieram do Porto emprestados e que tem lugar cativo nas convocatórias e jogam sempre.
Sem que as suas exibições o justifiquem minimamente.
Nenhum deles jogou até agora o mínimo que justificasse ser titular na nossa equipa B quanto mais na A que, aliás, de nada tem beneficiado em termos de qualidade exibicional (e de resultados) com a sua presença.
E essa situação de favor ao clube a que pertencem, é humilhante para o Vitória e para os vitorianos!
O que também explica bancadas menos compostas e o desagrado dos adeptos manifestado de forma bem audível.
Como é óbvio!
O quinto tópico é uma palavra de simpatia e incentivo para Assis e Valente.
Para Assis que depois de quinze jogos em que manteve sempre uma excelente qualidade exibicional e evitou por várias vezes males maiores (leiam-se derrotas em jogos em que graças ao seu acerto exibicional conseguimos segurar vitórias ou empates)não merecia, ao primeiro erro, ser transformado em bode expiatório de um conjunto de maus resultados que não são da sua responsabilidade.
Não é só na política que o "populismo" acaba por sair caro.
Para Valente que é jogador do Vitória e tendo chegado em Dezembro rapidamente se integrou e começou a jogar e a marcar assumindo-se como verdadeiro reforço.
Agora vê os jogos do banco.
Posto de lado para dar lugar a jogadores que não são do Vitória, não jogam o que ele vinha jogando e também não marcam como ele marcava.
Naquilo que é uma sobreposição do pior dos "negócios" ao melhor do futebol.
E lesivo dos interesses do Vitória.
Que anda a valorizar o que é dos outros em detrimento do que é seu sem nenhum benefício desportivo que, ao menos, o justificasse minimamente.
E também isso contribui para afastar os adeptos do estádio e quebrar o entusiasmo que a primeira volta despertou em todos os vitorianos.
Como é óbvio!
Depois Falamos.

P.S. E sobre o Vitória-Marítimo nada mais direi.

6 comentários:

luso disse...

Nas próximas eleições lá estarei para pôr uma cruz no boletim de voto, mas pode ter a certeza que não é dentro do quadradinho.

Anónimo disse...

Também acho humilhante e vergonhoso o que está a acontecer com os jogadores emprestados e as negociatas com o Porto. O Hernâni ter entrado no Porto-Vitória foi uma demonstração de poder, e uma forma de humilhar o Vitória, mostrando que faz o que quer com o nosso clube. O presidente não percebe que está a ser gozado? Rui Vitória aceita que isto se faça na equipa que dirige? Não conhecem o Pinto da Costa e o cinismo dos empréstimos? Na próxima temporada, além do Hernâni, vamos ver o nosso capitão na equipa adversária a jogar contra nós, enquanto se perde pelo banco do Porto B como os outros. Estas negociatas só servem o Porto; porque contratam os nossos melhores para ver se fazem bons negócios com a sua venda, pois duplicam logo o valor de compra na cláusula de rescisão, e ao mesmo tempo, com meia dúzia de trocos, destroem uma equipa adversária.

Miguel Silva

Anónimo disse...

É muito triste, Sr. Luís Cirilo. O Vitória tem a cara de quem o governa? Está sem ambição, desmazelado, sem talento e com sorte caseira até ver. Quem treina finge saber o que está fazer. A mando do FCP. Com muita pena minha.
Contra um adversário reduzido a nove unidades, a equipa apresenta jogo sofrível. Apagado. A defesa colocou-se em trabalhos apertados. O ataque anda à procura da baliza. E em vez de espetáculo, temos bancadas vazias.
Semearam-se ventos, colhe-se tempestades.
Devem pensar que gerir uma equipa de futebol profissional é fazer negócios com medo de falhar ordenados. Fazer passar por lorpas quem percebe tanto de futebol como eles.
Quero ver a onde isto vai parar.

Quim Rolhas

Mr.Karvalhovsky disse...

Tinha aqui escrito nos dias que se seguiram à transferência do Hernâni, sobre a obrigatoriedade das presenças dos emprestados.
Não conheço os contractos, mas não vejo futebol à 2 dias...
Era expectável.
E é uma vergonha!
Humilhante mesmo...

Anda uma pessoa a pagar quotas para isto... Nenhum vitoriano se revê nestas políticas!

E sobre o valor da transferência, também fui pronto a dizer que não me acreditava nos 4M€ (ainda que nem esse valor fosse correspondente ao potencial do jogador).
Como agora se sabe foi bastante inferior.
Dizem-me que ficamos com 25% do passe. Não sou bruxo, mas arriscaria dizer que se ele se notabilizar no porto, e o seu valor aumentar, vai certamente acontecer ali uma jogada de bastidores, com os fundos e tal, e o Vitória vai ficar a ver navios.
Com aquela gente, nunca vem bom negócio!

Quanto ao tema do regresso do Douglas, tenho uma opinião contrária à sua.
Provou isso sim, que o Rui Vitória tem um coeficiente de inteligência muito superior ao do Paulo Bento. Revelou que não é teimoso e pôs o melhor em campo.
E tenho a certeza de que se não fossem as cláusulas, que com certeza existem, o mesmo aconteceria com os emprestados do porto, que seriam relegados para o banco.
Abro só uma excepção para o Otávio, que neste jogo contra o Marítimo mostrou alguma qualidade e até faz bem ao Bernard passar um tempo no banco para meditar sobre aquilo que (não) anda a fazer em campo...

Rui Cordeiro da Silva disse...

Será que o Sérgio Conceição vai acabar por ter rezão??? Será que vai ser o clube do lado de lá da Morreira a discutir o 3º lugar com o Sporting???

Mas o que interessa mesmo é dizer que já não temos passivo! A garra, o gosto de ser do Vitória, defender o clube e encher o estádio já não interessa nada!

O aspecto desportivo, aquilo que move paixões, aquilo que move as pessoas e as junta em torno de um ideal já não importa!

E se isso não importa, para que somos do Vitória, para que existe o clube???

Ser do Vitória é mais do que ser só de um clube! Caso contrário, de que vale alardear por aí que somos únicos??? Somos únicos??? Em quê???

luis cirilo disse...

Caro luso:
E está no seu pleno direito.
Caro Miguel Silva:
Defendo, de há muito, que o Vitória devia evitar fazer qualquer tipo de negócio com Porto, Benfica e Sporting. As razões são óbvias.
E este negócio do Hernâni apenas reforça essa minha convicção.
Caro Quim Rolhas:
Vivemos tempos de tristeza. Porque em duas semanas se destruiu uma equipa que nos fazia sonhar. Este Vitória é uma sombra do da primeira volta. E em vez de nos preocuparmos com o Sporting e o Braga andamos a olhar para o Belenenses.
Quem, como você, teve a paciência de me ler nos ultimos meses sabe que nada disto é surpresa para mim. Infelizmente!
Caro Mr Karvalhovsky:
Infelizmente há vitorianos que se revêem nestas politicas e ainda as apoiam intransigentemente. Como,alguns, já apoiaram outras no passado que nos conduziram à actual situação. Claro que é humilhante ver a nossa equipa a jogar com emprestados e ainda por cima emprestados com lugar cativo.
Quanto aos guarda redes reitero que é um sector em que estamos tranquilos. Temos dois excelentes jogadores nesse posto.
Apenas discordo do timing da saída do Assis. Ele não merecia.
Quanto ao Otavio...temos na equipa B melhores do que ele. O João Pedro à cabeça.
Caro Rui:
Infelizmente o SCB está a um ponto (e nós a sete) do lugar que dá acesso à pré eliminatória da Champions. E pode lá chegar.
Quanto ao resto subscrevo as tuas palavras