domingo, março 08, 2015

"Apito Axadrezado"

Errar é humano.
Errar sempre para o mesmo lado é um caso de polícia!
O jogo de hoje no Bessa trouxe de volta as piores recordações dos tempos do "Apito Dourado" em que o Boavista foi "Boavistão" porque levado tantas e tantas vezes ao colo por arbitragens idênticas ás que vimos hoje.
Para os vitorianos mais novos, aqueles que não tem a memória do que foi o futebol português na segunda metade da década de 70 , nas décadas de 80 e 90 e no inicio deste século, o jogo de hoje te-los-á ajudado a perceberem porque razão os vitorianos mais velhos não gostam rigorosamente nada do clube que hoje defrontamos.
É que desde 1976 , e da Taça dada ao clube de uma transversal da avenida da Boavista por um ladrão chamado António Garrido, episódios como este foram infelizmente frequentes.
No Bessa e em Guimarães sempre com os apitadores a inclinarem o campo a favor do Boavista.
Hoje a encomenda foi perceptível quase desde o primeiro minuto.
Com a dualidade de critérios na marcação das faltas, com a extrema dualidade de critérios na amostragem dos cartões( por exemplo Bernard viu dois e ambos completamente injustos), com uma forma de arbitrar que apenas visava enervar e desconcentrar os jogadores do Vitória.
Um "manual de instruções" que infelizmente os vitorianos já viram aplicado demasiadas vezes!
É evidente que na derrota também temos culpas próprias mas nem vale a pena estarmos a reflectir sobre isso porque o resultado deste jogo "tinha" de ser este e só uma excepcional exibição vitoriana poderia ter evitado que a "encomenda" fosse cumprida.
Digamos que o melhor do jogo foi mesmo o apoio dos vitorianos nas bancadas e as duras, mas perfeitamente justificadas, declarações de Rui Vitória e Júlio Mendes.
Agora há que levantar a cabeça e pensar já em ganhar ao nosso homónimo de Setúbal na próxima jornada.
Depois Falamos

24 comentários:

Anónimo disse...

Caríssimo Luís Cirilo,

Permita-me que discorde tremendamente da sua perspectiva de que não se deve reflectir nos outros aspectos da partida que não os referentes aos da arbitragem.

Devemos esquecer a primeira parte fraca? Devemos esquecer que o Vitória (bem ou mal) reduzido a 10 assumiu uma postura patética, desistindo do jogo e recuando linhas de uma forma masoquista?

E a aposta constante, à falta do titular, em Nii Plange, por certo um dos piores jogadores que já passaram por Guimarães? E em Breno, banal em todos os aspectos, que em nada prova ser melhor do que Luís Rocha? E, por falar em Breno, há como não recordar a colocação em jogo dos emprestados do FCP, que teimam em não provar a sua mais-valia comparativamente a quem já andava por cá e a quem, na realidade, pode contribuir para o sucesso não só desportivo, mas também financeiro do clube? (salve-se o facto de Sami ter sido expulso, pelo menos nem que Rui Vitória queira pode jogar perante o VFC)
E qual a ideia de insistir num Bernard que, desde as primeiras jornadas, apresenta níveis exibicionais sofríveis? (e será que ele é o único culpado desse abaixamento espantoso de forma ou é mais um caso em que o "valorizador de jogadores" que treina o Vitória fez exactamente o contrário?)

Para não falar da tecla em que já não consigo bater mais: por que é que Tomané é, jogo após jogo, desperdiçado em infinitas cotoveladas e pontapés, jogando de costas para a baliza, quando já se viu que ele jogou muitíssimo melhor em partidas nas quais não esteve completamente sozinho na dianteira?

Enfim, e desde já me penitenciando por estar a dizer isto aqui após uma derrota (é sempre mais fácil fazê-lo quando as coisas correm mal, mas estou de consciência limpa pois sempre o disse, em vitórias e em derrotas, e não só em privado), Rui Vitória é, para mim, um problema. E é um problema pois representa toda aquela ideia que certas pessoas têm para o Vitória de que é um clube que, neste momento, se encontra num lugar a que, provavelmente, não pertence - consubstanciada na ideia de não ser "um falhanço" a não ida às competições europeias. Para quem há mais de três época que apresenta um discurso miserabilista semana após semana e um futebol que merece ser qualificado da mesma forma que o seu discurso não vejo forma de o considerar mais ambicioso do que disso. Infelizmente.

Um abraço,
José Miguel

Anónimo disse...

Sr. Luís Cirilo, até percebo as questões antigas. Mas vamos ser frios.
O Boavista reforçou-se razoavelmente bem no mercado de Inverno. Ao contrário, o Vitória desfez-se de bons jogadores trocando-os por basculhos.
Desde que o Vitória vendeu a alma ao Diabo com o negócio «Hernâni», aceitando a venenosa imposição contratual do FCP em manter três jogadores dispensáveis como titulares, este resultado 3-1, as três expulsões, o facto de Rui Vitória já nem se virar de costas na marcação de penalties, não me espantada nada.
Espantaria se o Vitória fosse ganhar ao Boavista. Espantaria se Rui Vitória voltasse a ser o treinador independente e ambicioso que nos habituou na primeira volta. Espantaria se ninguém do Vitória fosse chatear o árbitro no fim do jogo quando ainda estão a sarar um tiro no pé. Espantaria, por último, se o desespero não saísse pela boca do Presidente depois de se inteirar tardiamente da trapalhada em que meteu o Clube.
Os três vermelhos, mesmo que exagerados em número por ausência de simpatia do árbitro à causa vitoriana, são bons de digerir diante das dificuldades que aí vêm. Se a intenção do árbitro foi enfraquecer o Vitória, situação que não excluo, nem discuto, também não teve tarefa difícil porque o onze inicial já tinha sido incompatível noutros jogos e voltou a sê-lo esta noite. Juntou-se o rastilho com à pólvora. Das duas uma: ou faz-se rapidamente uma reformulação em grande parte do plantel, equilibrando os desacertos gritantes, encostando às boxes quem não acrescenta nada de novo, ou vamos perder o quinto lugar e vir por aí abaixo aos trambolhões.

Quim Rolhas

Anónimo disse...

Infelizmente a culpa não foi só do árbitro. O Vitória não jogou nada. Apesar de sabermos perfeitamente que AFL já fez questão de saber que quer outro clube de Lisboa nas competições europeias. E que o Capela não é o único a prejudicar o Vitória. No sábado aposto que até o árbitro vem de Setúbal. O presidente falou tarde demais e agora quer recuperar de uma só vez o silêncio de mais de 20 jornadas... E o Vitória está a jogar péssimamente. Ontem percebi que não vamos às competições europeias e que, quando podem, humilham-nos e o presidente não faz nada para nos proteger. Depois vem assim de tempos a tempos com uma fúria isolada para mostrar serviço. A pressão sobre os árbitros tem de ser constante e em todos os jogos. Vejam os outros; ganham a ser beneficiados e ainda se queixam dos penalties que não foram marcados a seu favor. Este futebol de favorzinhos e favorzecos mete-me nojo. Esta época, para mim, adeus futebol. Até à próxima.

Mr.Karvalhovsky disse...

Arbitragem vergonhosa.
Finalmente, comentários dos responsáveis vitorianos a responderem a este tipo de situações.
Que grande 2ª parte do Capela!

Uma palavra também para Rui Vitória, que continua sem perceber que o Nii Plange é um mau Extremo e um péssimo lateral!
Não percebo também o porquê do Ricardo Valente não ser titular...
É que não vejo melhor!
E se não há clausulas sobre a obrigatoriedade de jogar dos emprestados do porto, é muito estranho que ele não jogue...

Ponto positivo: o Nii Plange falha o próximo jogo.

Rui Cordeiro da Silva disse...

Este fim de semana tinhamos uma oportunidade excelente para nos aproximarmos do nosso rival minhoto e colocarmos alguma pressão, dado que para a próxima jornada jogam com o "Desportivo de Carnide" em Lisboa e, caso tivessemos ganho ontem (e em caso de Vitória nossa contra o Setúbal na próxima jornada), estaríamos em igualdade pontual e de novo na luta pelo 4º lugar!
Infelizmente, por desgaste acentuado da nossa equipa (e por mais um roubo de capela), nada de novo aconteceu... Ou melhor, até aconteceu: o presidente do Vitória veio em público indignar-se energicamente contra a vergonhosa arbitragem de ontem! Ainda bem! Gostei de ver!
Agora, espero sinceramente que este comportamento não seja apenas um mero fogacho de ocasião!

José Duarte disse...

No fim da época iremos ter que reformular a equipa quase toda para a campanha 2015/16. E se não tivermos sorte como tivemos desta vez na primeira metade do campeonato lutaremos, então, pela manutenção na 1ª. Liga - quanto mais esperar pelo apuramento das competições europeias!... De resto, deixar andar lá, Estoris - com assistências aos jogos de mil e poucos - e quejandos, enquanto o futebol português não beneficia nada dos nossos quinze mil, superando até um Braga que, goste-se ou não se goste, é doutro campeonato.
Para quando a nossa saída deste círculo vicioso?
Agora, aplaudo a reacção do treinador e do presidente. Assim, havemos de reunir forças com os nossos bons adeptos e levar a nossa indignação até ao ponto que for necessário, a fim de todos os agentes do desporto, que nos prejudicam época após época, sentirem por nós o respeito que merecemos.

Anónimo disse...

Boas tardes

Passei por aqui só para dizer que aos supostos sócios/adeptos que estão sempre e incansavélmente a dizer que o Vitória não irá ás competicões europeias, que falamos no final da temporada!
Tenho toda a convicção que se irá qualificar para as provas europeias e acredito do fundo do meu coração que o vitória é mais forte que arbitragens/encomendas infelizes ou contratações a prazo!
Para os adeptos pequenos o vitória só é bom quando ganha e mau quando perde.Ao que parece nem Rui Vitória é bom pelo que se lê.. Enfim!
Dito isto, como o Sr.Luís Cirilo diz e muito bem "depois falamos"

Cumprimentos
Mendes

Pedro disse...

caro José Miguel, não podia estar mais de acordo.

Cumprimentos,
Pedro

luis cirilo disse...

Caro José Miguel:
Partilho de alguns dos seus pontos de vista. Sobre Plange, sobre Breno,sobre os emprestados,sobre a falta de oportunidades para jogadores da B (Luís Rocha, João Pedro, Areias, Zitouni,etc)que em nada são inferiores aos emprestados. Só que num cenário como o que vimos no Bessa, idêntico ás piores roubalheiras do "Apito Dourado" não me pareceu oportuno repisar esse tema. A ele voltarei seguramente.
Quanto a Rui Vitória não acho que ele seja um problema. Acho é que está a deixar que o transformem num problema o que é diferente.
Caro Quim Rolhas:
Os vermelhos foram injustos mas não são problema nenhum. Há soluções no plantel bem melhores que dois dos três expulsos. E quanto a Bernard não comento porque começo a ter receio que se esteja a perder um grande jogador.
Caro Anónimo:
Apenas lhe digo que o VSC da primeira volta teria ganho o jogo mesmo contra o Capela. Este já não teve argumentos para isso. Porque a sua qualidade exibicional caiu abruptamente. E se não for feito algo o próprio apuramento europeu pode estar em risco.
Caro Mr Karvalhovsky:
Quando vejo Plange a lateral interrogo-me,cada vez mais, como foi possível dispensar Amorim. Há teimosias que tem preço elevado.
Quanto ao Valente estou de acordo. É incompreensível que não seja titular.
Há outro ponto positivo: Sami também falha o próximo jogo e isso pode abrir espaço à titularidade de Valente. Embora desconfie que a opção vai ser outra...
Caro Rui:
Vencer no Bessa era,realmente, reentrar na luta pelo 4º lugar. Assim...há que defender o quinto.
Caro José Duarte:
Espero que a época que vem nos traga um Vitória a jogar na Liga Europa e a lutar,em 2015/2016, por novo apuramento europeu. Mas devo dizer que partilho de algumas das suas preocupações. Até porque há a possibilidade de Rui Vitória sair no fim desta época e ele tem sido o factor maior de estabilidade no futebol do clube.
Caro Mendes:
Eu também acredito que nos vamos apurar. Até porque a vantagem para o 6º é ainda confortável. Mas a equipa vai ter de subir de rendimento. De forma clara. Porque a jogar assim até o Belenenses nos pode alcançar.
Caro Pedro:
AO comentar o José Miguel comentei-o a si

Anónimo disse...

Caríssimo Luís Cirilo,

A mim causa-me confusão um certo estado de letargia que se vive há uns anos no Vitória. Parece que tudo pode acontecer e nada deve acontecer para o contrariar. O Vitória está há mais de 4 meses (!) sem conseguir uma vitória fora, tem 14 pontos nos últimos 13 jogos. Isto é normal? Ou melhor, isto deve ser normal?

Eu não acho que tudo isto seja culpa exclusiva do treinador, mas que só pode haver uma parte considerável dela da responsabilidade de Rui Vitória parece-me insofismável.

Das suas respostas aos (excelentes) comentários feitos nesta página, vejo-o discordar da colocação de vários jogadores (Nii Plange, Breno e companhia emprestada) que tiram o lugar a quem devia jogar (Valente e jogadores da equipa B). Vejo-o a falar da possibilidade de Bernard estar a desperdiçar o talento que tem. Vejo-o a falar de uma queda abrupta da qualidade exibicional do Vitória. Ainda assim, Rui Vitória não é problema mas sim uma vítima transformada por terceiros em problema? Então o problema está maioritariamente (ou exclusivamente) em quem?

Um abraço,
José Miguel

Anónimo disse...

Temos pela frente 10 jornadas até ao fim do campeonato, ou seja, 30 pontos possíveis. Sr. Luís Cirilo, duvido que este tipo de jogo dê para conquistar sequer 5 pontos, se tudo se mantiver como está.
Paços de Ferreira e Belenenses têm estado a ganhar terreno. Da forma como o Vitória tem jogado, o 5º lugar está em perigo quando até à 11ª jornada esteve quase sempre em segundo.
Desta vez, o árbitro deu uma ajuda tirando Sami e Nii Plange, a ver se Rui Vitória volta a acordar e a surpreender.
A única expulsão que vi a mais foi Bernard porque veio a pôr o Vitória a jogar à defesa e a permitir 3 golos. De resto, se excluirmos o mau futebol apresentado, o Vitória pagou o preço de jogar em pisos sintéticos.
Também quero dizer que um Presidente, seja do Vitória ou de outro clube qualquer, não tem que vir a terreiro falar sobre o trabalho do árbitro. Deve deixar esses assuntos para os treinadores ou equipa técnica.
Quer dizer, ao dar razão ao Presidente estamos a passar a mão pelo pêlo dos jogadores prevaricadores e dizer-lhes que aquelas faltas são erros de arbitragem. Olhe, mais valia dizer que o Vitória é defensor da não amostragem de cartões vermelhos em relvados sintéticos. Sempre mostrava mais inteligência!

Quim Rolhas

Luis Costa disse...

Meu caro,
Nao podia estar mais em desacordo com a sua analise.
Atirar as culpas todas para cima do arbitro e dizer que nao vale a pena discutir as nossas culpas no resultado, é estar a tapar o sol com uma peneira.

Foi devido às nossas culpas que este resultado ocorreu. Em todo o jogo fizemos 2 remates à baliza !!!
Depois da expulsão do Bernard, esse iluminado escritor, que também é nosso treinador ficou de braços cruzados a a assistir a uma reviravolta facil por parte dos remendados. É que foi mesmo bastante facil ao Boavista (que é uma equipa fraquinha) marcar-nos golos tal era a desorientação /desorganização da nossa equipa.
E depois de estarmos a perder, a 1ª alteração é a troca de extremos (é impressão minha ou faz sempre as mesmas substituíçoes independentemente do resultado?) e colocou o Sami, esse grande jogador que já deu várias provas de ser uma mais valia para esta equipa.

E sobre o jogo mais não digo, porque a nossa atuação foi, MAIS UMA VEZ, simplesmente vergonhosa.

Mas ja agora relembro:
Nos ultimos 11/12 jogos ganhamos 2.
Com exceção de 1 ou 2 jogos apenas conseguimos marcar golos de bola parada (a maioria de penalty).
Há mais de 4 meses que não jogamos nadinha (exceçao academica e Nacional - que o jogo correu de feiçao).
Tudo isto, certamente não é culpa do Capela.

Anónimo disse...

Sem ganhar fora nos últimos 7 jogos (a última vitória fora de portas foi há mais de 4 meses) seguem-se deslocações aos estádios de Sporting, Moreirense, Rio Ave, Nacional e Académica. Em casa ainda teremos de jogar, entre outros, com Braga, Estoril e Benfica. Não prevejo mais de 3 a 4 vitórias nos 10 jogos que ainda nos faltam. E já a puxar por cima... É esperar que Belenenses, Paços, Rio Ave e os clubes da Madeira continuem a tropeçar uns nos outros, só assim vejo jeitos de termos Liga Europa na próxima temporada no Estádio do Rei. E pensar que se chegou a falar em Champions e no... título! LOL

Pedro disse...

Caro José Miguel, o Vitória, com excepção deste início de época, nunca jogou absolutamente nada e, por muitos voltas que se queiram dar, a equipa é a imagem do seu treinador. O Vitória não tem uma ideia de jogo.
Cumprimentos,
Pedro

PS: a equipa joga bem é mérito do treinador. A equipa joga mal são os jogadores que não são grande coisa. Há algo que não bate certo.

luis cirilo disse...

Caro José Miguel:
Eu não digo que não existam responsabilidades de RV na queda exibicional da equipa. Claro que existem. Quer por escolhas pouco felizes de jogadores para certos jogos quer pela abordagem que fez a alguns adversários. Por exemplo no passado domingo no Bessa.
O maior problema é,do meu ponto de vista, a deficiente gestão desportiva feita no nosso grupo de trabalho. Abandonando a linha de orientação de aposta no futebolista português, enchendo o balneário de nacionalidades diversas, vendendo e dispensando jogadores que fazem falta e trazendo jogadores que nada vem acrescentar antes pelo contrário. Para além de "desanimarem" os jovens da equipa B fazendo-os ultrapassar por emprestados que em nada lhes são superiores. Para mim esse é o principal problema que explica esta quebra. Falta de gestão desportiva. O treinador,esse, anda há quatro anos a construir e reconstruir. Tem as suas responsabilidades mas sem ele seria bem pior.
Caro Quim Rolhas:
Sou mais optimista que o meu amigo. E esses clubes que refere dão azo ao meu optimismo porque não só estão pontualmente longe como não tem valor suficiente para nos alcançarem. Salvo algum hara quiri prolongado.
Acho que o presidente fez bem ao vir a público criticar o árbitro. É o que fazem os seus congéneres,muito mais frequentemente como sabe,e o que se passou no Bessa justificou essa atitude.
Quanto aos cartões vermelhos são três situações diferentes:
Plange mereceu os dois amarelos.
O vermelho directo a Sami foi exageradíssimo. Os dois amarelos a Bernard foram uma barbaridade porque ele em ambos os lances não tocou nos adversários. E eu só me referi ao Bernard no que escrevi sobre o jogo e no que a esta matéria concerne.
Quanto ao sintéctico é mais uma aberração da nossa Liga. Aquilo nem é relvado nem sintéctico. É apenas um perigo para a integridade fisica dos jogadores.
Caro Luis Costa:
Eu apenas não falei de outros aspectos do jogo porque face ao roubo de Capela de que fomos vitimas me pareceu melhor não o fazer. Mas é claro que a nossa exibição foi frouxa, é claro que o Mika passou uma das tardes mais tranquilas da carreira,é óbvio que abordagem ao jogo e a equipa apresentada não me pareceram as melhores opções. Penso que era um jogo em que Moreno e Cafu deviam ter sido titulares mais que não fosse para darem ADN Vitória num jogo que é sempre muito complicado. E claro que estou preocupado com o facto de na segunda volta termos feito apenas seis pontos nos mesmos jogos em que na primeira fizemos catorze.
Quanto ás substituições é evidente que também discordo delas. sair o Alex porquê? Entrar o Sami para quê? Mas tenho a sensação de que isso são outros "contos"...
Caro Anónimo:
Acho que pensarmos em 15 pontos nos trinta possíveis é razoável. Com alguma melhoria exibicional até podem ser mais. Mas se mantivermos o padrão da segunda volta então podem ser menos. Bastante menos. E é isso que tem de ser evitado.
Caro Pedro:
A resposta que deu foi ao José Miguel e por isso apenas comente que tem alguma razão.

Luis Costa disse...

Meu caro,
Pelos comentarios aqui colocados, bem como noutros blogues, foruns etc, a maioria já abriu a pestana e começou FINALMENTE a ver que RV não passa de um treinador mediano (estou a ser simpatico porque ele realmente é apenas mediocre).

Em quase 4 épocas, tivemos menos de meia de bom futebol, o resto sempre foi "pontapé para a frente e fé em Deus".

Não sei porquê, você insiste em fazer dele uma vitima, apesar de reconhecer semana após semana, que existem falhas graves naquilo que são competencias exclusiva de RV, tais como na preparaçao dos jogos,n a abordagem aos jogos, na tatica utilizada, nas susbtituíçoes efetuadas etc, culpando a gestão desportiva, pela contrataçao de estrangeiros que em nada vem acrescentar.!!

E que eu saiba ele é o MANAGER, logo a gestão desportiva passa muito por ele. Assim como as contrações do jogadores estrangeiros, aliás um tal de Chemann é uma aposta dele, o Breno é uma aposta dele, o Nii renovou por vontade dele etc . . .
E se os outros jogadores "desanimam" porque são ultrapassados por quem é "mais fraco" a culpa também é de RV, pois é ele que escolhe quem joga e quem não joga (apesar de tentarem fazer passar uma ideia contraria).

Como vai constatando, grande parte dos caminhos vão dar ao RV.

E a direçao não tem nenhum responsabilidade ? Claro que sim, ao renovar o contrato por 3 anos a alguém que só conseguiu classificações a meio da tabela, com futebol paupérrimo!

E já agora, na epoca passada saiu apenas um jogador no mercado de inverno, que por acaso era um daqueles que nós não queremos, ou seja, um emprestado (estrangeiro).
E não contratamos nenhum "estrangeiro" para destabilizar o balneário e desanimar as tropas
Qual foi a razão para aquele descalabro na 2ª volta?

Anónimo disse...

Sr. Luís Cirilo, na primeira volta até o Sr. Luís Cirilo estava otimista, embora menos que eu. Agora não. Nem podia estar.
O Presidente passou a primeira volta mudo e calado, como já nos tinha habituado. Agora, quando vê em perigo o quinto lugar, vem dizer duas tretas quando nem é ele que decide quem deve ou não jogar; ou como se deve ou não jogar.
Eu não me importo que ele fale daquela maneira, mas para isso que despeça o Rui Vitória e que se ponha a treinar o clube para falar com autoridade.
Aliás, ele falou de forma tão convincente que até parece que é ele o treinador e que decide quem deve ou não jogar. E se a equipa tiver dedo dele, como pareceu e me parece, bem estamos tramados.

Quim Rolhas

Anónimo disse...

15 pontos também acredito, Cirilo:

- Acredito que iremos vencer os "originais" e o Arouca em casa
- Acredito que num dia bom podemos vencer o Estoril, mas que num dia menos bom é jogo de tripla.
- Acredito que podemos vencer ambos os derbies, com a ajuda dos incansáveis adeptos. Mas isso não chega, vejo um Moreirense duríssimo de roer a jogar no seu reduto e um Braga em crescendo, apesar da derrota mais recente. Teremos de fazer mais do que aquilo que vimos fazendo, caso contrário não ganharemos nenhum...
- Rio Ave e Nacional fora serão jogos de máxima importância, por se tratarem de adversários directos na luta pelo 5º lugar e porque estarão seguramente sedentos de pontos. Estão ainda ambos com via aberta para o Jamor, mas o 5º/6º lugar estará seguramente no seu ponto de mira. Dois empates seriam resultados positivos.
- Sporting e Benfica são derrotas certas, infelizmente.
- Académica fora na última jornada, pode ser decisivo ou para cumprir calendário. Para ambos. Se a Académica tiver a manutenção para decidir, teremos aqui outro bico de obra...

Em suma, como não acredito que teremos 10 dias bons nem 10 dias maus, acredito que possamos somar algo entre os 12 e os 16 pontos nos 30 que faltam. Em princípio deverá chegar para o 5º lugar, não sonho com mais que isso. Apesar do calendário dos marroquinos ser mais difícil que o nosso, também me parecem muito melhor apetrechados para fazer frente às adversidades que irão ter pela frente...

luis cirilo disse...

Caro Luís Costa:
Tocou num assunto muito interessante que é o de saber se Rui Vitória é ou não Manager conforme anunciado no início da temporada.
Que eu saiba não é.
Basta ler as suas declarações sobre entradas e saídas para perceber que algumas decisões lhe passaram completamente ao lado pelo que não teve qualquer interferência nelas. Já para não dizer que não foi ouvido nem achado.
Quanto ao resto que diz posso estar de acordo com algumas coisas, nomeadamente quanto a contratações que não se afirmaram (Caiado,Plange,etc) e à não utilização de jogadores da B que mereciam mais oportunidades (o caso de Luís Rocha começa a ser chocante)mas também há que reconhecer que estes quatro anos de RV tem sido de uma instabilidade enorme em termos de plantel e isso contribui largamente para que a equipa não estabilize noutros padrões de jogo. E acho que não devo passar disto em termos de comentário.
Caro Quim Rolhas:
Para dar cabo de uma época que tanto prometeu só faltava mesmo haver interferências directivas na constituição da equipa. Mas acredito que isso não acontecerá.
Quanto ao optimismo numa possível presença na pré eliminatória da Champions onde ele vai... Defendamos o quinto lugar que é o que nos resta salvo surpresas boas nos 10 jogos que faltam.
Caro Anónimo:
As minhas contas são mais ou menos as suas. Penso que podemos vencer quatro jogos em casa e o quinto,com o Benfica, logo se vê. Até porque pode acontecer que para o SLB seja o jogo do título e aí o mínimo que nos acontece é aparecer o Capela a arbitrar!
Fora acho que em Alvalade só um dia perfeito nos permitirá um bom resultado (eles não tem tanto colo como os vizinhos do outro lado da rua mas...) e depois nos outros quatro jogos (Moreirense,Rio Ave,Nacional e Académica) faço contas a 4/6 pontos. Com a equipa da primeira volta faria outras contas mas com esta dificilmente será melhor.
Em suma acho que o 5º lugar não nos foge.

Anónimo disse...

Vê esta equipa com possibilidades de derrotar Braga e Benfica em casa? Vê esta equipa a ganhar algum dos próximos 4 jogos que temos fora de portas? Se destes 6 jogos ganharmos 1 e/ou perdermos menos de 4, já considero um sucesso, muito honestamente... Os outros 4, sim, penso que estão perfeitamente ao nosso alcance.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Penso que se não nos anularmos a nós próprios com más opções podemos perfeitamente ganhar em casa ao Braga e aos outros três adversários. Ao Benfica...veremos.
Se o campeonato já estiver decidido é uma coisa mas se o jogo for decisivo (e pode bem ser) penso que não teremos grandes hipóteses por razões que nem vale a pena referir detalhadamente. Que vão da valia do adversário a um campo inevitavelmente inclinado. Quanto aos jogos fora teremos de fazer pontos porque são adversários que nos são inferiores com excepção do SCP. Que até Dezembro não nos era superior!

Anónimo disse...

Caro Rui Cordeiro da Silva. Ainda não me esqueci da sua pseuda goleada que o SCBraga iria sofrer depois de eliminar o Vitória SC da Taça de Portugal. Agora menospreza mais uma vez o SCBraga neste jogo de campeonato com o Benfica. Não se esqueça que tem que ganhar ao V.Setúbal. O 4º lugar no final será do SCBraga, não tenha dúvidas. Em relação ao 5º lugar do Vitória, não sei se o conseguirá manter até ao final.

Anónimo disse...

Cirilo, esqueça os 12/16 pontos, se fizermos uma dezena de pontos até final já me darei por satisfeito. Mas isso não chegará para o 5º lugar. Veremos se chega para o 6º, que, em condições normais, também dará Europa...

luis cirilo disse...

caro Anónimo:
Sim,também me parece melhor baixar a fasquia pontual. Mas continuo a acreditar no 5º lugar. Até porque o Belenenses tem "ajudado".