quarta-feira, março 04, 2015

A Campanha Eleitoral

O Vitória encontra-se a poucos dias de realizar eleições para os orgãos sociais que vão dirigir o clube no triénio 2014/2017.
Como é sabido apenas uma lista se apresenta a sufrágio e, talvez por isso, é conhecido apenas o agendamento de uma iniciativa de campanha dado que os agora recandidatos não entenderam como necessário irem junto dos sócios,por todo o concelho, apresentarem contas do mandato que agora termina e explicarem o que tencionam fazer nos próximos três anos.
Ou seja  uma sessão de esclarecimento para cumprir calendário.
É pena. 
Mas ainda assim deixarei aqui vinte temas que gostaria de ver tratados na inexistente campanha bem como três conselhos ao presidente recandidato.
E não se estranhe que misture questões de clube com questões da SAD porque os que mandam nos dois lados são exactamente os mesmos.
Comecemos pelos temas:
1) Gostaria que fosse explicada a razão pela qual a aposta na formação e no futebolista português foi trocada por um regresso ao passado em que a prioridade é apostar no estrangeiro e no que vem de fora.
2)Quais as razões que motivam o persistente silêncio da SAD quando o clube é prejudicado pelas arbitragens. Será que ainda não perceberam que as equipas do clube são as mais fáceis de prejudicar pelo "sistema" e que o silêncio baseado na politica do custo/beneficio de reclamar se tem revelado um fracasso?
3)Que tem a dizer sobre a forma discriminatória como somos permanentemente tratados pela comunicação social? Mesmo pelos jornais que beneficiam e privilegiam com fugas de informação.
4)O que pensam da forma como somos tratados pelos orgãos jurisdicionais do futebol nomeadamente em termos de multas, de interdições, de jogos à porta fechada e de "sumaríssimos" aos nossos jogadores?
5)Quais os beneficios reais nas alterações ocorridas no departamento médico do clube? Quando se tem a clara sensação de que as lesões cada vez demoram mais tempo a resolver.
6)Quais os verdadeiros montantes obtidos na transferência de jogadores nomeadamente nos negócios recentes com o F.C.Porto?
7) Face a um repetido discurso de "dificuldades financeiras" que fez até hoje a SAD para encontrar novos investidores de molde a proceder a um aumento de capital social que nos pusesse ao abrigo de transferirmos jogadores a preço de saldo?
8) O que pensa a SAD da forma como alguns seleccionadores nacionais desprezam os jogadores do clube ?
9) Quando será apresentado aos associados o já famoso relatório sobre a gestão de Emílio Macedo da Silva ?
10) Qual foi o critério que presidiu à indicação dos representantes do Vitória nos orgãos sociais da Liga?
11) O que pensa a direcção do clube sobre as modalidades ? Qual o projecto desportivo para elas para os próximos anos? Metas e objectivos?
12) Porque razão, pese embora sermos vice campeões nacionais e estarmos a lutar pelo titulo e pela Taça de Portugal na presente época, nunca se ouviu ao presidente do clube uma única palavra sobre a magnifica carreira da nossa equipa de basquetebol? Que é actualmente a mais representativa do clube.
13) Qual é o projecto desportivo do clube e da SAD para a próxima década? Para onde queremos ir? Como pensamos lá chegar? Como perspectivam o nosso crescimento?
14) Qual o estado actual de desenvolvimento do projecto ADN Vitória?
15) Porque razão foi extinto o Departamento de Acção Social que se revelava fundamental na integração dos atletas estrangeiros e no acompanhamento escolar dos jovens da formação?
16) Que pensa a SAD dos horários de transmissão dos jogos pela Sport-tv nomeadamente com a reiteradas insistência em nos colocarem a jogar à sexta feira? Concorda? Ou se não que tenciona fazer para alterar este estado de coisas?
17) Que avaliação faz a direcção  da politica de marketing e merchandising que vem sendo seguida? Nomeadamente sobre a escassez de produtos à venda nas lojas do clube. E , já agora, sobre os preços dos mesmos?
18) A politica de oferta de bilhetes, de promoções e convites em quase todos os jogos, é para continuar ou os sócios que compram lugares anuais e pagam cotas passarão a merecer outro respeito?
19)Qual é a real situação financeira do clube e  (especialmente) da SAD?
20) É sabido que o actual presidente apenas é recandidato porque a ida para a Liga acabou por se frustrar no ultimo momento e ficou no clube. Está em condições de garantir que este mandato é para cumprir ou admite não o terminar caso apareçam outras hipóteses?
São algumas (há mais...) das questões que gostaria de ver respondidas neste período pré eleitoral.
E quanto aos conselhos dirigidos a quem desta vez, como é óbvio, não os pediu são simples:
A) Pare de uma vez por todas de falar repetidamente da necessidade de vender jogadores.
Isso apenas serve para desvalorizar os jogadores,destabilizar o grupo, dificultar a vida ao treinador e desanimar os adeptos. Para além de desconcentrar os jogadores postos na praça pública.
Se há necessidade de vender (e admito que sim) então vendam sem alarido. E de preferência por melhor preço do que aqueles que foram vendidos desde Maio de 2013.
B) Pare de falar de problemas financeiros. Estamos todos fartos de ver o Vitória ser apresentado como um "coitadinho". Isso só serve para enfraquecer as nossas posições negociais. E não "rima" com um plantel com 56 jogadores nem com a oferta a terceiros de jogadores como Adoua, N'Dyaie, Marco Matias, Crivellaro ou Barrientos.
C) Há coisas que não devem ser feitas nunca. Como falar, sem qualquer propósito, da saída do treinador com o campeonato a meio e a equipa em alta ou chamar "pérolas" a jovens em fase final de formação desportiva.
E um conselho final.
Com consideração pessoal e respeito institucional.
O presidente do Vitória Sport Clube não deve trocar nunca os aplausos  genuínos dos vitorianos pelas hipócritas palmadinhas nas costas dadas pelos seus colegas presidentes na Liga.
Porque os nossos aplausos premeiam os seus acertos.
As palmadinhas nas costas manifestam o regozijo de terceiros pelos seus erros.
Depois Falamos.

13 comentários:

Anónimo disse...

Fantástico Dr. Cirilo ! Um manancial de questões dignas de serem colocadas ao candidato único.
Vai aparecer na anunciada sessão e apresentar estas questões ?

Anónimo disse...

Perguntas muito pertinentes.Algumas foram respondidas ontem na Rádio Santiago.Mas são questões que qualquer sócio gostaria de ver esclarecidas.Nem sempre estou de acordo com todas as opiniões que emite,mas desta feita estou 100% por 100% de acordo em todas as questões que colocou.

Anónimo disse...

Já agora, o Sr. Dr. Cirilo já explicou aos sócios porque deixou a direção do clube? O mandato está a acabar e por isso seria uma boa ocasião.

Anónimo disse...

Caro Sr. Cirilo,
Acho-as todas muito pertinentes, mas vai-se deslocar hoje para fazer essas perguntas?
Gostava de o ver por lá, bem como nas AG...
Não vale dizer que tem compromissos inadiáveis!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
As sessões de esclarecimento destinam-se a quem tem duvidas quanto ao voto. Eu não tenho.
Caro Anónimo:
Aguardemos que elas sejam esclarecidas.
Embora eu ache que algumas só o serão no futuro.
Caro Anónimo:
Pergunte ao eng Júlio Mendes. Ele é que tem acesso à comunicação social para dizer o que quer e lhe apetece. Eu nem direito de resposta tenho.
Caro Anónimo:
Dizer que não me vê nas assembleias gerais não é justo. Nos ultimos 40 anos terei faltado, se tanto, a uma dezena delas.
Quanto à sessão de hoje tenho pena de o desiludir mas não me verá por lá. E não é por ter compromissos inadiáveis. É simplesmente porque não quero ir. Nada do que lá possa ser dito pelos candidatos é susceptível de me fazer mudar de opinião sobre o essencial desta gestão.
Comentários não publicados:
Alguns dos habituais membros da "brigada dos croquetes" deixaram aqui alguns comentários com a "elegância" e a "educação" que os caracteriza. Naturalmente não serão publicados. Mas é sempre bom confirmar a laia de alguns apoiantes da administração da SAD.

luso disse...

Lá estarei no ato eleitoral para colocar uma grande cruz de agradecimento ao trabalho desinteressado, vitoriano, ambicioso, desta nossa direção.
Pena a cruz não caber no exíguo quadradinho destinado aos apoiantes.
Vai ter que ser uma cruz entusiástica, tão grande como todo o boletim.
É que agradecimento é agradecimento.
Só não posso é agradecer aos clubes da liga, que não souberam aproveitar a disponibilidade tão desinteressada de JM, que se ofereceu para o exílio dourado da Liga, e não teve quem o aceitasse

Anónimo disse...

Sr. Luís Cirilo, mande-os foder!
E repare que estou a dizer isto no modo mais erudito que eu conheço para lidar com essa gente.

Quim Rolhas

Anónimo disse...

Caro Luis Cirilo. A suas questões são pertinentes e têm razão de ser. Perdeu mais uma boa oportunidade de se candidatar a presidente do Vitória. Normalmente quando se está na oposição, fala-se e escreve-se muito bonito, mas depois quando estão no poleiro, fazem o mesmo ou pior. É muito fácil falar-se quando se está de fora. Mais uma vez provou que não é homem de acções, mas sim de palavras e como palavras leva-as o vento, tenho dito. H.Marinho

luis cirilo disse...

Caro luso:
O voto em consciência merece todo o respeito.
Quanto aos clubes da Liga são mesmo uns ingratos.
Caro Quim Rolhas:
É o que faço!
caro H. Marinho:
Todo o seu raciocínio parte de um pressuposto errado. Eu não estou na oposição. Que aliás não existe porque caso contrário teriam aparecido mais listas. Quanto ao resto fala do que não sabe(nem conhece)e por isso nem perco tempo a responder-lhe

Macaco careca disse...

Houve para ai um paspalho qualquer que assinou por mim, com certeza um cabeçudo de braga. Começo a perceber que andam para aí palermas que se deitam a pensar em mim. Quanto ao cara amigo Cirilo, devo dizer que concordo a 100% com as perguntas.

Nota: sempre que eu comentar, o comentário terá por baixo, "macaco careca", nick que faz parte dum blogue que em tempos tive, só para que não haja confusões.
O verdadeiro Hélder Marinho

luis cirilo disse...

Caro Hélder Marinho(o verdadeiro)
Não se preocupe que eu sei distinguir quem vem aqui preocupado em debater o Vitória (como é o seu caso) com quem vem aqui apenas para "debitar" provocações.
Uns são vitorianos.
Outros apenas salivam na expectativa do "croquete".

Anónimo disse...

Caro Luís Cirilo.


Não tenho dúvidas que você seria um bom presidente!


Fernandes

luis cirilo disse...

Caro Fernandes:
E eu não me importava nada de lhe provar que tem razão.