domingo, março 15, 2015

A "Arte" do Bitaite

bitaite 
(origem duvidosa)

substantivo masculino

[Portugal, Informal]  Comentário ou opiniãogeralmente sem fundamento ou sem pertinência (ex.: mandar bitaites sobre futebol). [Equivalente no português do Brasilpitaco.] = BOCABITATEPALPITE
Palavras relacionadas:
.
(Dicionário Priberam da Língua Portuguesa)

Foi o falecido professor Hernâni Gonçalves quem popularizou o termo bitaite, e a respectiva adaptação ao futebol, ao ponto de ter ficado para todo o sempre conhecido como o "Professor Bitaites".
Que ele aplicava com muita piada e sem ofender ninguém.
Foi um percursor dos "mind games" actualmente tão em voga.
E por isso não admirou que num país que "respira" futebol, e em que as provocações ao adversário são o pão nosso de cada dia, o bitaite se transformasse rapidamente numa verdadeira instituição nacional ao serviço de todas as estratégias dentro e fora dos relvados.
Dirigentes, treinadores, jogadores, comentadores, jornalistas todos se converteram ao bitaite.
E por isso não admirou que nas ultimas eleições no Vitória o bitaite também por lá andasse.
Na falta de uma lista opositora deu jeito inventar um "inimigo" externo à lista única e atacá-lo à "bitaitada" como forma de justificar algumas coisas e dar moral a "tropas" cuja mobilização não brilhava pela intensidade nem pelo entusiasmo.
Confesso que achei alguma piada.
Pelo estilo, pela imaginação prodigiosa, pela novidade que constituiu face ao "discurso" anterior ou até à falta de discurso quando ele se justificava para defender o clube dos verdadeiros inimigos.
E assim se ouviu falar de "inimigos que conspiravam diariamente á mesa dos cafés", de "agendas ocultas", de "faróis" cuja luz dirigia os críticos ou de uso intensivo de redes sociais para criticar" tudo e todos".
Passaram as eleições, a lista única foi reeleita pelos sócios que nela entenderam votar, o clube/SAD voltou ao dia a dia longe da diversão "bitaitica".
E voltou à dura realidade.
A realidade de uma equipa A de futebol em queda livre, a confirmação de que as mexidas no plantel em Janeiro foram um grande erro, a sensação instalada de que a desorientação é cada vez maior e a certeza de que a gestão desportiva é inconsequente.
E ,claro, voltaram os discursos errados no conteúdo e no timing.
Antes, no pré eleições, já se tinham ouvido coisas tão difíceis de entender como de conciliar,
Como a não obrigação de ficar nos 5 primeiros em simultâneo com a ambição de um apuramento para a Champions num prazo de três anos.
Agora fala-se na ambição europeia quando o tempo de o fazer tinha sido na primeira volta com a equipa em alta e em que um discurso ambicioso seria ainda mais motivador para jogadores e adeptos. 
Neste momento serve apenas para colocar pressão onde ela já existe em excesso na sequência de maus resultados, más exibições e perda de pontos atrás de pontos.
Pelo caminho enfraqueceu-se aquilo que nunca poderia ter sido enfraquecido se existe ambição desportiva e associativa.
Enfraqueceu-se a equipa, com as mexidas de Janeiro, e a motivação dos adeptos com um negócio com o Porto que é devastador para o nosso orgulho associativo.
Passaram as eleições repito.
E a equipa está como se vê!
A fazer perigar o apuramento europeu , a desbaratar o que de bom fez na primeira volta, a desvalorizar continuamente os seus principais activos.
E a responsabilidade não está nas mesas de café, nas luzes de faróis,em agendas ocultas ou nos frequentadores de redes sociais.
Está em quem dirige.
E não há "arte" do bitaite que consiga esconder isso.
Depois Falamos.

14 comentários:

Anónimo disse...

Tem razão Sr Luís Cirilo. Fazer dos sócios inimigos é o pior caminho para o clube. Dos verdadeiros inimigos, aqueles que só descansam quando vêem o Vitória como nos últimos jogos, não dizem nada e até lhes fazem uma vénia... O que nos custa mais é ver o Vitória humilhado semana após semana e não haver ninguém que o defenda. Aquela reunião com o Conselho de Arbitragem? Tudo fogo de artifício para entreter os sócios... não vai haver reunião nenhuma porque já todos esqueceram aquele jogo e a ideia era entreter os sócios durante uma semana. A derrota de ontem foi igualmente vergonhosa. Não foi da arbitragem. Mas não apareceu ninguém para assumir a responsabilidade. A sorte da direção é que o Belenenses tem andado com azar e o facto de estarmos em 5º ilude muita gente.

José Duarte disse...

Obrigado, amigo Cirilo, pelo refrigério.
O agoiro vá para longe, ainda acredito na possibilidade do 5º. lugar para o nosso Vitória.
Todavia - isto para deixar de lado a crítica aos dirigentes, treinador, jogadores, e alguns adeptos descrentes como eu - vamos lá refrescar a cabeça e pensar na agremiação do nosso concelho que dá pelo nome Moreirense.
Sim, o Moreirense, atingiu os 31 pontos que corresponde à manutenção: isto é, conseguiu o mesmo que o nosso querido Vitória!
Agora, passando os olhos pelo resto do calendário, verifico o seguinte: nestas últimas nove jornadas, eu dou por perdidos os jogos com Sporting de Lisboa, Sporting de Braga e Benfica; total de 9 pontos que o Moreirense vai recuperar em relação ao Vitória e colocar-se a par connosco.
Isto não é nenhum drama, quanto a mim. Como vimaranense pugno pelo progresso da nossa terra... e Moreira de Cónegos é parte importante dela.
Parabéns ao Moreirense e boa sorte para o apuramento europeu, pois está ao seu alcance.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Não fora o Belenenses nos últimos dois jogos em casa (com Paços de Ferreira e Estoril)ter feito apenas um ponto em vez dos seis que seriam previsíveis e já nem em quinto lugar estávamos.
Quanto ao resto,nomeadamente ao conselho de arbitragem, estamos de acordo.
caro José Duarte:
Eu acredito que o Vitória ainda vai segurar o quinto lugar. Nem que seja por demérito dos que nos seguem na tabela.
Quanto ao Moreirense gostei da ironia subtil do comentário. Claro que não vão ficar a par do Vitória (até porque para isso tinham de em nove jogos nos recuperarem nove pontos)mas estão de parabéns pelo excelente campeonato que estão a fazer. Espero que fiquem na 1ª liga por muitos e bons anos.

Anónimo disse...

Boa tarde

Se Cirilo

Ate pode ter alguma razão no que escreveu, mas o que realmente interessa é que não apareceu ninguém para fazer melhor. É que criticar o trabalho dos outros é facílimo, o pior é ir para lá e fazê-lo....
Só a direcção sabe porque teve de vender o Hernani....

Vitória Sempre

Anónimo disse...

Cirilo, até final do campeonato, a minha previsão é a seguinte:

Vitória:
Sp. Lisboa (f) - derrota (0 pontos)
Arouca (c) - vitória (3 pontos)
Moreirense (f) - empate (1 ponto)
Sp. Braga (c) - empate (1 ponto)
Rio Ave (f) - empate (1 ponto)
Estoril (c) - vitória (3 pontos)
Nacional (f) - derrota (0 pontos)
Benfica (c) - derrota (0 pontos)
Académica (f) - empate (1 ponto)
Total: 10 pontos

Belenenses:
Boavista (f) - empate (1 ponto)
Moreirense (c) - vitória (3 pontos)
Arouca (f) - vitória (3 pontos)
Benfica (c) - derrota (0 pontos)
Sp. Braga (f) - derrota (0 pontos)
Rio Ave (c) - vitória (3 pontos)
Académica (f) - derrota (0 pontos)
Porto (c) - derrota (0 pontos)
Gil Vicente (f) - vitória (3 pontos)
Total: 13 pontos

P. Ferreira:
Setúbal (f) - vitória (3 pontos)
Sp. Lisboa (c) - derrota (0 pontos)
Estoril (f) - empate (1 ponto)
Moreirense (c) - vitória (3 pontos)
Arouca (f) - vitória (3 pontos)
Sp. Braga (c) - empate (1 ponto)
Rio Ave (f) - derrota (0 pontos)
Académica (c) - vitória (3 pontos)
Nacional (f) - derrota (0 pontos)
Total: 14 pontos

Honestamente penso que o maior perigo vem do Paços. Mas se fizermos os nossos 10 pontinhos, creio que estaremos a salvo!

Anónimo disse...

o negocio com o Porto não pode ser a razão principal do baixo rendimento. É obvio que o Hernâni faz falta, mas a quebra da equipa não pode ser vista só por ai.

Anónimo disse...

Eu aposto com o Sr. Luís Cirilo, a quantia que o Sr. quiser, que o Vitória, a manter exatamente os titulares que tem utilizado nos últimos três jogos e utilizando-os ininterruptamente nos próximos nove desafios, não conseguirá manter o 5º lugar.

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Por mim podem continuar a passar cheques em branco a quem quiserem. Eu não abdicarei do meu direito de discordar quando achar o caso. O Vitória não é nenhum dogma. E note que no meu direito de discórdia não se incluem insultos a jogadores, treinadores ou dirigentes.
Caro Anónimo:
Concordo de forma geral com a sua previsão. E acho que 10 pontos devem chegar. Preciso é fazê-los.
Caro Anónimo:
Claro que baixa de rendimento não tem a ver só com a saída de Hernâni. Tem a ver com a saída e entrada de outros jogadores. E se calhar com outras questões que perturbam um balneário

Anónimo disse...

Sr. Cirilo, foi-me digo que o João Afonso não voltará a vestir a camisola do Rei. Está vendido a um clube do nosso campeonato e sairá de Guimarães no verão. A mesma fonte que me garantiu que André André é Dragão desde Janeiro. Confio na pessoa que me disse isto, ainda para mais tratando-se de um vitoriano com perto de 35 anos de associado. Está ao corrente disto? Será que vem aí nova maré de Sami's?

gonçalo campos disse...

De acordo.
Julio Mendes e seus pares estão numa espiral de contradições.
Quo vadis, Vitória?

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Sobre João Afonso tem-se ouvido falar do interesse do Sporting no jogador. Se está ou não vendido não sei. Quanto a voltar a jogar o que sei é que as lesões,esta época,tem demorado muito tempo a resolver-se.
Caro Gonçalo Campos:
Há realmente algumas contradições nos discursos. Nomeadamente quanto a apuramentos europeus. Mas é melhor aguardarmos a ver no que isto vai dar.
Caro Quim Rolhas:
Isso é como jogar no Euromilhões sabendo antecipadamente a chave

Anónimo disse...

Belenenses muda de treinador, penso que o 6º lugar estará assegurado, resta aguentar a distância para o Paços. De todo o jeito, o 6º lugar dará Europa, praticamente de certeza. Podemos respirar de alívio!

Anónimo disse...

Já viu, Cirilo? A direcção do Belenenses consegue ser ainda pior que a nossa. E com isto, arriscamo-nos a ir à Europa com uma 2ª volta digna de um forte candidato à descida de divisão...

luis cirilo disse...

caro Anónimo:
Acredito que vamos ficar em quinto.
Caro Anónimo:
Para lhe ser franco estou mais preocupado com o Paços de Ferreira. O Belenenses tem uma equipa fraquinha para quem quer ir à Europa