terça-feira, fevereiro 04, 2014

Sofrer...

Foto: www.vitoriasc.pt /João Santos

Comecemos pela fotografia.
Que é feliz ao mostrar simultâneamente os três principais protagonistas vitorianos deste jogo com a devida licença do Leonel Olimpio que também dela consta.
Mas os principais foram de facto Tomané, André André e Douglas.
Tomané pelo que jogou, por ter marcado mais um golo, por continuar a afirmar-se como um jovem e talentoso avançado como o Vitória nunca teve oriundo da sua formação.
André André, para mim o melhor em campo, porque fez mais uma grande exibição atacando e defendendo e mostrando que já é dos melhores médios portugueses da actualidade.
Douglas porque teve um azar que influenciou o resultado mas teve igualmente defesas de grande valor como naquela em que poucos minutos antes do "tal" golo evitou que um jogador adversário completamente isolado alvejasse com êxito as redes vitorianas.
Aliás o apoio dos adeptos após o azar no segundo golo foi bem demonstrativo do apreço que os vitorianos tem por este excelente guarda redes.
E o jogo?
O jogo não foi nada que não se esperasse em boa verdade.
As equipas de Manuel Machado ( e nós já delas fizemos parte por várias vezes) são especialistas em jogar fora de casa, sabem controlar os ritmos de jogo, saem bem para o contra ataque e não tem qualquer problema em usarem um bocado de anti jogo quando isso lhes dá jeito.
Fizeram o seu trabalho, foram a equipa mais ameaçadora na segunda parte pese embora o domínio vitoriano do jogo, recolheram os benefícios da sua estratégia e da argucia do seu treinador.
Nada de novo.
Nem se pode dizer que o seu triunfo foi injusto.
O Vitória?
O Vitória parece-me que, com alguma frieza possível , vai atravessar uma segunda volta do campeonato...difícil.
Um onze inicial com a surpresa de ver Kanu a central ,mas por pouco tempo dado que voltou a lesionar-se por tempo ainda indeterminado, e o resto da equipa sem surpresas face aos últimos onzes escalados por Rui Vitória.
No banco, para além dos utilizados Olimpio, Maazou e Tiago Rodrigues estavam Assis, Plange, André Santos e Malonga.
Algures nas bancadas estariam Josué, Russi, Pedro Correia e Luís Rocha.
E não há mais.
Pelo menos enquanto Rui Vitória não se decidir a ir à equipa B, envolvida na luta pela subida de divisão , buscar  algum jogador que possa trazer mais valia imediata a um grupo muito curto em termos de opções.
E mesmo nessa hipótese, que até à data não se consumou, não se pense que na equipa B está uma maná que vai resolver todos os problemas da A.
Não está nem é sua função estar.
Há dois ou três jogadores que podem ajudar (ajudar!!!) no imediato mas não se lhes peça para fazerem tudo que é preciso ser feito e que os habituais integrantes da equipa A não conseguem fazer..
Seria injusto para eles.
Pelo que me parece que vem aí algum sofrimento para os vitorianos.
O quarto lugar começa a parecer difícil de atingir, para o quinto há vários concorrentes, e o objectivo europeu corre o risco de passar de provável a possível o que não é bem a mesma coisa como está bom de ver.
No fundo tem sido esta a nossa história de vida.
Quantas vezes já nos aconteceu depois de uma época de grande euforia mergulharmos na desilusão de épocas frustrantes?
Todos sabemos a resposta.
Muitas!
Será esta mais uma?
Espero que não.
Mas vamos ter de fazer, regularmente, mais e melhor do que fizemos hoje ainda que isso signifique (e porque não há-de significar?) dar oportunidades a jogadores que até à data não as tem tido com assiduidade.
Sabendo que estamos constrangidos por problemas financeiros e que a "manta" de Rui Vitória é tão curta que quando tapa a cabeça corre o sério risco de destapar os pés mesmo dando as tais oportunidades de que se fala no parágrafo anterior!
Depois Falamos.

20 comentários:

miguel silva disse...

Estou cansado de ver jogos de meio-campo em que a equipa não chega sequer à baliza. O jogo de ontem foi deprimente e humilhante. O segundo golo do Nacional resume bem o que se passou: jogadores do Vitória todos a monte e os adversários sem marcação, além disso, a jogada foi uma lição de futebol, daquelas que quase todas as semanas recebemos mas que deixam o treinador impávido e sereno como se nada se passasse... a equipa está mal treinada e Rui Vitória não tem tática. É alvo fácil para adversários atentos...

Anónimo disse...

Não concordo com tanta passividade. Vamos jogar a segunda volta com apenas um defesa central? E não resolveram o problema do ataque? É que Maazou não dá nada desde a jornada 1 e já estamos na 17. Anda tudo a dormir. Vamos ganhar os jogos a trocar a bola no meio-campo. Fico mais cansado a ver os jogos do Vitória que nos piores dias de trabalho. Assim não dá.

luis cirilo disse...

Caro miguel silva:
Foi um jogo mau de facto. Mas é dificil fazer muito melhor no actual contexto. o plantel tem carências que não permitem muito mais.
Caro Anónimo:
Receio bem uma segunda volta muito dificil para nós. o plantel tinha lacunas e em janeiro ainda ficou com mais. Rui Vitória não faz milagres

Anónimo disse...

Nem tudo é mau. Pelo menos reatamos relações com Porto e Braga

Anónimo disse...

"um jovem e talentoso avançado como o Vitória nunca teve oriundo da sua formação."

Pedras, Armando, Artur Jorge, Rabiola não lhe dizem nada ?

" passar de provável a possível o que não é bem a mesma coisa"
Ou não passará a ser uma miragem ?
(Depois do jogo de Setúbal falamos).

"Será mais uma"

E se for ?
Já estamos habituados (eu pelo estou).

Vitoriano sofre mas não desiste.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Dizem.
Tem razão quanto a Pedras.
Quanto aos outros nenhum teve o rendimento de TOmané no seu primeiro ano na equipa principal.
Sem prejuizo de achar que Artur Jorge foi coimpletamente desperdiçado pelo Vitória quando tinha valor para aqui jogar. Mas eram tempos de "vacas gordas" e a formação ficava sempre em segundo ou terceiro plano.
Creio que os quatro próximos jogos serão decisivos para sabernmos se é provável,possivel ou a miragem que refere.
Fora com Setúbal e Benfica e em casa com Rio Ave e Porto.

josé Machado disse...

Ao contrario de muita gente, eu penso que o VSC para progredir em termos qualitativos, deve terminar no final desta época a ligação com o Rui Vitoria.
Todos lhe estamos gratos pelo trabalho desenvolvido e pelo verdadeiro Senhor que desmonstrou ser, num periodo negro da nossa vida associativa. Ficará para sempre ligado ao dia mais lindo do nosso Club e por isso estaremos sempre gratos e reconhecidos. Posto isto direi que em termos tecnico/taticos não me parece, até por ter passado tantas dificuldades no Club ser a pessoa para nos levar para outros voos.

Anónimo disse...

"o plantel tinha lacunas e em janeiro ainda ficou com mais. Rui Vitória não faz milagres"..

Não me diga que por 1 jogador a equipa se ressente e que seja uma grande lacuna?!

Temos Josué, temos kanú, temos centrais da equipa B, pfv deixe de tentar culpar a direção e sacudir a agua do capote do rV.

Todos sabemos e o Sr muito mais que papel tinha o Freire e o Jean Pablo. Eram jogadores limitados que 1 em 4 épocas nenhuma delas se afirmou e o outro como tinha de jogar foi para a equipa B tirando espaço a jogadores como os que falei acima, da equipa principal.

A titularidade de Kanu ontem é surreal, como se fosse o Josué, jogadores sem rotinas,jogadores que estão parados sem competir coloca-o em campo. Mas pela sua logica a culpa é da direção o rV nada tem de culpado, tal como a descida da nossa equipa B a culpa foi única e exclusivamente dele.

Nc mais chega a Agosto!

Adeus e xau rV


PR

luis cirilo disse...

Caro José Machado:
Creio que neste momento é mais provável encarar a hipótese de RV sair do clube no fim da época do que a da sua manutenção.
MAs vai depender de muita coisa e, em especial e como sempre, dos resultados.
Caro PR:
Conviria, antes de comentar o que escrevo, que percebesse o que está escrito e a realidade do clube.
Sairam dois centrais da equipa A,sendo um deles titularissimo e o outro a primeira opção, o que provoca lacunas de suprir. Especialmente quando também saiu um central da B e um trinco que também jogava a central.
Felizmente a equipa B tem uma duzia de jogadores que poderão chegar à A mas dificilmente algum dos seus centrais fará parte de lote. Oxalá me engane como é evidente.
Quanto a Freire e Jean Pabloeram jogadores uteis cujas saídas não foram compensadas.
Se tinham méritos para jogarem na nossa principal equipa é assunto que terá de debater com quem os contratou.

Anónimo disse...

Primeira opção onde, em que desporto? Seja coerente consigo mesmo, Freir joe era visto durante esta epoca como nas outras 3 como mais um e diz-me que era a segunda opção, Moreno que o diga, Em relação a Rafael Vieira nem comento, pois se os centrais da B não servem o reserva ja serve? Fale acerca da aposta em kanu para o jogo com o nacional, um atleta que não compete e que o rV o coloca no 11, culpa da direção ou do treinador? Talvez dos 2,da direção por ainda o manter por cá e dele porque não passa disto. Espero que Marco Silva seja o próximo treinador do Vitória.
PR

luis cirilo disse...

Caro PR:
Freire foi a primeira opção de RV nas várias lesões de Abdoulaye.
QUanto a Rafael Vieria, que joga preferencialmente como trinco mas também pode ser central, recordo-lhe que não sou eu que escala as equipas. Penso que dificilmente chegaria à equipa A mas é um elemento que podia ser muito util à B. Especialmente depois das saidas de Freire e Jean PAblo. De resto não o acho em nada inferior aop Obama por exemplo. Mas é a minha opinião que não conta para nada na hora de fazer a equipa.
Quanto ao Kanu foi uma aposta temerária dado que o jogador vinha de prolongada inactividade nisso estou de acordo.
Quanto ao futuro treinador do Vitória essa é uma questão que neste momento nem se põe. Se vier a por ( um dia virá seguramente)penso que Marco Silva pode ser uma solução.
Mas há outros nomes que me agradam muito.
Domingos Paciência e Pedro Martins por exemplo.

Anónimo disse...

Freire era primeira opção quando Adboulaye e Moreno não podiam, para não dizer que mesmo josué estaria na linha da frente.Com 4 anos de ligação ao clube no jogo da supertaça foi preterido em detrimento do jovem Josué, aí se vê realmente a qualidade do jogador. Porque Josué passa de titular no jogo da supertaça para agora nem convocado ser. São estas opções como a que referi do Kanú que o rV deixa muito a desejar, para não falar das opções taticas.

A sua opinião conta, como conta a minha e de todos os interessados no melhor para o clube.

Domingos ou Marco Silva terão de ser os próximos treinadores do Vitória isto se o clube quiser continuar a crescer, deixe o Pedro Martins pela ilha que é lá que ele se encontra bem e desejo que nc venha treinar o Vitória. Como ele temos neste momento infelizmente.

PR

Emanuel disse...

Boa tarde.

Meu caro consócio, tenho muito respeito por todas as opiniões mas dizer que a aposta do RV em colocar Kanu ao lado do PO foi "temerária" é prova provada que o meu caro quer defender o Sr RV a todo custo, visto que alguém que tenha, nem que seja uma noção muito básica do que é o futebol- e
o caro Cirilo sabe de futebol- não pode dizer uma coisa dessas. Digo eu.Ou então eu estou muito enganado na minha interpretação do significado da palavra... Que também posso estar...

Eu acho que sei o que lhe passou pela cabeça-sem querer parecer alguém superior- e passou mal. Muito mal mesmo. Rv, na minha opinião, não foi corajoso, foi imprudente. Isto para ser simpático.

Cumprimentos.

Emanuel

Emanuel disse...

Quanto à questão da permanência do treinador, não me parece nada que seja cedo para abordar o tema. Bem pelo contrário. Agora, é mais do que óbvio que nem a direção vai despedir o treinador-podemos falar sobre isto, se quiser- nem o RV vai pedir para sair, mas também não será RV que vai orientar o Vitória em 2014/2015.


Assim sendo, na minha opinião, dentro daquilo que é política desportiva, o rumo e o objetivo final que a administração da SAD e o seu investidor principal dizem que teem, a minha escolha seria Manuel José. Porque sabe muito de futebol, tem curriculum e sobretudo, tem a espinha sempre como ela deve estar. Direita! O que não me faria discordar se a escolha recaísse nos nomes por si escritos.

O que sei é que, com esta gestão, o futuro treinador do Vitória será alguém que vá, não pela sua cabeça, mas sim pela cabeça da direção...

Cumprimentos.

Emanuel

luis cirilo disse...

CAro PR:
Todas as opções são discutiveis e há sempre momentos em que concordamos com os treinadores e outros em que não.
Quanto aos treinadores reitero que aprecio o trabalho de Pedro MArtins. Até pela atenção, e aproveitamento, dado À equipa B do Maritimo.
Caro Emanuel:
Mas estamos de acordo. Considerei temerária a aposta em Kanu precisamente por entender que era demasiado arriscada.
Quanto ao treinador:se RV não ficar o nome que indica, MAnuel José, também é do meu agrado.
S+o que ele está farto de dizer que em Portugal só treina os chamados grandes.
E mentalidades dessas não nos interessam.

rico disse...

Eu também não sei que pensar, o jogo amigável que fizemos em Marrocos, (ou a falar do verdadeiro Marrocos e não da copia dalém Morreira)ja o disse em outros blogs, e agora aqui, mas se o Rui Vitoria fez um bom trabalho com aquilo que tinha e tem, mas agora me parece que o seu sistema de jogo faz que o nosso Vitoria tem um futebol dos mais fraquinhos da liga, por vezes nem compreendo muito bem a nossa qualificação, ou então é que temos um campeonato muito fraquinho como o fez entender o Steven Defour, mas esta fica a minha opinião pessoal,

rico disse...

Eu também não sei que pensar, o jogo amigável que fizemos em Marrocos, (ou a falar do verdadeiro Marrocos e não da copia dalém Morreira)ja o disse em outros blogs, e agora aqui, mas se o Rui Vitoria fez um bom trabalho com aquilo que tinha e tem, mas agora me parece que o seu sistema de jogo faz que o nosso Vitoria tem um futebol dos mais fraquinhos da liga, por vezes nem compreendo muito bem a nossa qualificação, ou então é que temos um campeonato muito fraquinho como o fez entender o Steven Defour, mas esta fica a minha opinião pessoal,

luis cirilo disse...

Caro rico:
A nossa liga é fraca.
na organização, na verdade desportiva e na qualidade do futebol.
O Vitória está dentro dessa realidade e tenta sobreviver.
Mas não é fácil

rico disse...

Caro Luis Cirilo, é claro que temos um campeonato bastante fraco, mas isso não explica a fraca qualidade que o Rui Vitoria faz exercer no terreno, um treinador também lhe podemos chamar,técnico de futebol, aprenderam isso e são pagos para isso, sem ter uma ou outra preferência, tenho a certeza que com o Sr: Cajuda, o Vitoria jogaria melhor e estaríamos mais serenos e os adeptos mais contentes, até me admira que ainda não houve trovoada em Guimarães.

luis cirilo disse...

Caro rico:
Há muitas atenuantes para o futebol que a equipa pratica. Muitas mesmo. E discutir o treinador não me parece ser o essencial