sexta-feira, fevereiro 21, 2014

João Sousa

Cartoon de Miguel Salazar

O tenista português, de que o Comité Olímpico de Portugal não gosta, continua a fazer história. Ontem, no Rio de Janeiro apurou-se para os 1/4 final de um ATP 500 pela primeira vez na sua carreira.
Quis o destino, e ainda bem porque são esses jogos que dão gosto jogar, que o seu próximo adversário seja o número 1 do mundo o espanhol Rafael Nadal!
O que fará com que o vimaranense esteja debaixo de todos os olhares que a nível mundial seguem a modalidade face à enorme valia do seu adversário.
É evidente que será extremamente difícil o tenista português vencer porque ainda que sendo já o 43º no ranking a verdade é que Nadal é o número 1 e um jogador,obviamente, de qualidade extraordinária.
Mas é nesses momentos que o factor "superação" faz milagres.
E o João Sousa o ano passado no ATP 250 da Malásia venceu Albert Ferrer.
Que era o número 4 do mundo.
E tinha piada, por muitas razões, o tenista português vencer o espanhol.
E uma delas é o jogo ser no Rio de Janeiro onde vão disputar-se os Jogos Olímpicos para os quais o Comité Olímpico Português(ou deveria dizer lisboeta?) entende que João Sousa não tem os pressupostos necessários a integrar-se no programa de preparação.
Gostava de saber o que diriam os doutos membros do COP numa circunstância dessas...
Depois Falamos

P.S. Isto não invalida que mesmo sem vencer Nadal não seja absolutamente escandalosa a exclusão do melhor tenista português de sempre.

3 comentários:

Anónimo disse...

Eu vi o jogo todo, Sr. Cirilo.
Apesar da assistência ser pouca, o apoio das bancadas ao português fazia-se sentir ruidosamente quando ele ganhava vantagem. Há alguma coisa de especial neste nosso João Sousa.
O comentador inglês do canal por onde visionei a partida, disse que o português tem uma característica única: de ir buscar forças ao saco onde mais ninguém pensa que ele tem, tradução literal. Isso é o resultado de muito treino e talento.
As probabilidades davam favoritismo ao espanhol, Alberto Ramos, porque em confrontos ele já levava 2-0. Mas ontem a tendência inverteu-se. E ainda bem.
Não vou dizer que ele vai vencer o Rafael Nadal, mais logo à noite, até porque seria uma vitória que poria o Comité Olímpico Português em maus lençóis.
O que eu penso é que o Rafael Nadal, apesar de ser fortíssimo, tem aqui um adversário à sua altura.
Há alguma esperança que o português leve a melhor caso o espanhol seja assombrado pela velha lesão que o perturba desde há alguns meses e porque o jogo de João Sousa é tudo menos defensivo. Dá luta.
Eu quero é vê-lo de novo e que vença. Ambos treinaram-se na semana passada, já se conhecem, mas disseram-me que não houve uma conclusão favorável a nenhuma das partes.
Esta noite veremos quem está mais forte porque caso ele vença... dá já mais um salto para um top 10-20, posição a que nenhum português chegou.
É mais uma página história que se vai escrever... mas o que interessa mesmo são os 1,3 milhões de dólares do prémio final!

Um abraço aqui do Canadá,
António Paixão

luis cirilo disse...

Caro ANtónio Paixão:
Acabou por se verificar o resultado mais lógico.
Nadal é um jogador fabuloso e o João Sousa deu uma resistência que o resultado não traduz.
Mas foi muito bom vê-lo jogar com o número 1 do mundo.
Um abraço

luis cirilo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.