quarta-feira, fevereiro 26, 2014

Tempo de Afirmação

Publiquei este artigo no site da Associação Vitória Sempre.

Quis o destino que me coubesse escrever a minha crónica para o site da Associação Vitória Sempre precisamente na semana que intermedeia os jogos do nosso clube com Benfica e Porto.
Os dois grandes “cancros” do nosso desporto em geral e do futebol em particular.
Porque na sua luta pelo poder absoluto, na sua ânsia desenfreada de ganhar a qualquer preço, esses “cancros” (como os outros) estendem as suas “metásteses”a todos os órgãos que podem dos disciplinares á arbitragem passando pelos de comunicação social de molde a que tudo seja distorcido a seu favor.
Mas enquanto os outros clubes não quiserem apostar numa vacina eficaz para combater esses “cancros” vamos vivendo num futebol cada vez mais corroídos por eles e pelos que ao seu serviço se põe de bom grado.
SLB e FCP são também ,no caso vitoriano, dois bons exemplos do perigo que é cair numa das maiores artimanhas do nosso futebol (de há muitos anos a esta parte) que é aceitar jogadores emprestados por esses clubes.
Bastará citar Urreta e Abdoulaye para toda a gente perceber do que estou a falar.
E á boleia disso, deixando o Vitória para a conclusão do texto, importa reflectir um pouco sobre o que é a realidade de hoje do nosso futebol e o papel que o clube vitoriano nele poderá desempenhar no futuro.
Hoje o que nos diz a realidade?
Começando pelos crónicos candidatos ao título.
O Benfica é o maior candidato ao titulo deste ano não só face ao avanço de que já disfruta mas também da valia global do plantel que neste momento é o melhor do campeonato.
Mas é um clube cada vez mais na mão dos “Fundos”, a quem vende (Rodrigo e André Gomes são exemplos recentes) para pagar dividas, com um passivo gigantesco e sem jogadores portugueses pese embora a distinta “lata” de dizerem que tem a melhor formação.
Ainda ontem enquanto o Vitória terminava o jogo com oito portugueses em campo no SLB apenas estavam dois. O que para a média deles era bem bom!
O Porto, nosso próximo adversário, depois de muitos anos em que se assemelhava a uma fortaleza quase inexpugnável dá agora claros sinais de erosão e fragilidade.
“Casos” com jogadores (Ismailov,Fucile,Otamendi,Iturbe,Fernando), empresários de jogadores que falam todos os dias sobre a realidade do clube o que noutros tempos seria impensável, uma surda mas desgastante luta pelo poder interno na cada vez mais próxima sucessão de Pinto da Costa.
Enquanto o Benfica tende a estagnar o Porto corre o sério risco de decair para níveis impensáveis pouco tempo atrás.
Resta o Sporting.
Que ao contrário dos dois clubes anteriores parece estar a fazer o caminho correcto de retorno a uma grandeza que já foi sua mas perdeu nos últimos trinta anos.
Estancou a derrapagem financeira, redimensionou os custos do futebol, contratou um excelente treinador e continua a apostar na formação.
O “leão” não vai subir ao trono tão cedo mas está no caminho correcto para lá chegar se entretanto não cair em tentações.
E nos que não são, ou ainda não são como prefiro pensar num caso, candidatos ao título?
Comecemos pelo Sporting CB.
Cujo declínio começou na época passada, e se vai acentuar nesta, depois de alguns anos de sucesso que o levaram a um vice campeonato, uma final europeia e uma taça da “carica”.
Só que hoje desses tempos áureos restam Alan (com 34 anos) e Custódio que só lá está por falta de alternativa que lhe agradasse.
O resto foi-se.
Hugo Viana, Mossoró, Quim, Baiano, Sílvio, Artur, Paulão, Rodriguez, Leandro Salino, Vandinho, Vinícius, Lima, Hélder Barbosa, Meyong, Paulo César, Moisés, Andrés Madrid, Matheus, Luís Aguiar entre outros já são apenas saudades para os lados do clube dos dois estádios municipais.
E por isso se pode afirmar que este é o Sporting CB mais fraco da última década e que não me parece que tenha possibilidades reais de voltar a atingir os patamares por onde andou anos atrás.
Aliás a recente contratação de Jorge Paixão para substituir Jesualdo Ferreira indicia que chegou também lá o tempo de apertar o cinto.
O Estoril, grande sensação do presente campeonato, é a aliança feliz entre um clube quase sem adeptos, um treinador que parece ser de grande qualidade e uma agência de jogadores (Traffic) que lá vai colocando (e vendendo quando dá jeito como aconteceu com Luís Leal, Carlos Eduardo, Licá e Jefferson) jogadores a que normalmente o clube não teria acesso.
Durará o tempo que a Traffic quiser que dure este alto voo dos canarinhos.
Não é sustentado na história nem na envolvência de uma massa adepta significativa.
Marítimo e Nacional são duas realidades idênticas e não apenas em termos geográficos.
Acabados os milhões do governo regional, sem muitos adeptos nem onde ir busca-los, serão no futuro dois clubes cuja principal aspiração passará por fazerem campeonatos tranquilos e irem à Europa quando os outros se distraírem.
Se considerarmos que os clássicos Académica, Setúbal e Belenenses alinham pelo mesmo diapasão, ou nem isso, perceber-se-á que o Vitória tem um imenso potencial de se consolidar como o quarto clube português e preparar um “assalto” bem estruturado a patamares mais altos ainda.
Tudo isto que aqui está escrito, com algumas actualizações, foi devidamente ponderado aquando da elaboração do projecto desportivo que deveria (deverá) sustentar a próxima década do futebol vitoriano.
Aposta na formação, aposta no futebolista português, prospecção ágil e eficaz dos mercados futebolísticos, contratação cirúrgica de estrangeiros que sejam realmente mais-valias para a equipa, estabelecimento de uma parceria estratégica com um grande da Europa (o Chelsea como estarão recordados), recusa absoluta de empréstimos de clubes portugueses, reposicionamento nos órgãos dirigentes do nosso futebol, equidistância de SLB/FCP/SCP.
E uma grande aposta na equipa B, a jogar na II liga, para ser a grande base de reforço da equipa A.
A par disso, e da recuperação financeira indispensável à sobrevivência, a procura nos mercados financeiros de investidores que possam dar alento á nossa ambição de sermos grandes entre os maiores do nosso futebol.
Tudo isso é passível de ser feito.
Com atitude, com ambição, com o espirito “Conquistador” que caracteriza cada vitoriano e que tem de ser a imagem de marca do nosso clube porque é assim que os seus adeptos são.
Olhar em frente.
Com ambição e motivação para novas conquistas.
Porque um clube conquistador não olha para trás para se regozijar “ ad aeternem” com o que já conquistou.
Olha em frente na busca continua daquilo que quer conquistar.
É assim que entendo o Vitória Sport Clube.

19 comentários:

Anónimo disse...

Gostava de lhe dar os parabéns pelo magnífico texto que escreveu. Anda o povo a cheirar o cu ao Benfica, Porto e Sporting sem perceber o que está por trás desse futebol que faz estas equipas de subúrbio ganhar campeonatos. Eles que leiam o seu texto para começar a entender o fenómeno ganhador dos três grandes: contratação de grandes jogadores estrangeiros em detrimento dos nacionais; treinadores medíocres com escola feita na fase de grupos da champions; só barbaridades.
Há quem nos chame pessoas de duas caras, por razões históricas, mas na verdade os diprosopus são eles. São diprosopus os adeptos dos três grandes porque, a maioria, são imigrados da província que chegam a Lisboa e rendem-se aos encantos de um clube que gasta milhões, como se não houvesse amanhã, para formar plantéis que dava para ganhar campeonatos em 80% dos países europeus. É uma vergonha.
Um País pequeno, que tanto nos custou a ganhar, e vêem agora estes clubezecos impor a lei do mais forte com mossas na arbitragem. Deviam era de ter vergonha.
Veja o escândalo que se passa na 2nd Liga Cabovisão. Equipas B dos três grandes a querer furar a segunda liga como se fossem candidatos legítimos à subida! Onde é que já se viu isto? Ambição desmedida. Porto B e Benfica B estão em despique pelo título na Segunda Liga!?
Já não há pachorra, Sr. Cirilo.
Com tanta desta porcaria que vejo no futebol português, os meus três grandes passaram a ser: Real Madrid, Barcelona e Bayern de Munique. Raramente perco um jogo deles porque os nossos três juntos não valem um chavo à beira de qualquer uma destas.
É pra eles aprenderem!
E se me der na telha ainda me torno sócio destes três!
Estou por tudo!

Pequena correcção, no latim que usou é «ad aeternum».

Zeca Diabo

António Ribeiro disse...

Caro Senhor Luís Cirilo Carvalho,

Com um Júlio Mendes desligado e com fito na Presidência da Liga, está à espera de quê para se tornar Presidente do Vitória Sport Clube?
Juro que não entendo...

António Ribeiro

Anónimo disse...

Quero dizer ao Luis Cirilo adepto do clube que joga no ex.municipal dado/oferecido por 200 contos ao Vitoria SC que o Sporting Clube de Braga desde que entrou o António Salvador é o 4º clube português a seguir aos 3 grandes. Nunca concordei, nem concordo, com essa história dos 4 grandes. O SCBraga não pode lutar todos os anos para o título porque não pode fazer nada contra orçamentos de 50/70/80 milhões. O orçamento do SCBraga na base dos 13/17 milhões apenas lhe permite alcançar o 4º lugar. Vai mais à frente quando um dos 3 grandes se distrai, como já aconteceu recentemente. Este ano temos andado distraídos com o J.Ferreira, daí o 7º lugar atual. Espero agora que com alguma Paixão recuperemos alguns lugares e que consigamos o acesso à final da Taça de Portugal e que não tenhamos que esperar 48 anos para conseguir outra Taça de Portugal após a conquista da vossa na época passada. Muitos desses jogadores que fala renderam muitos milhões ao SCBraga, condição super importante para conseguir manter bons jogadores no plantel e para ter dinheiro na tesouraria para não ter ordenados em atraso. Se o SCBraga conseguisse manter muitos desses jogadores, de certeza que não teria os problemas que tem tido esta época. É muito fácil falar, mas todas as épocas temos que vender os nossos melhores jogadores. Não se preocupe que enquanto houver A.Salvador, o lugar do Vitória SC será sempre abaixo do SCBraga, ou não tem sido assim nos últimos 10 anos?

Anónimo disse...

Obrigado ao Sr. contratado pelo António Salador para vir cá largar a mecha e pelo seu esclarecimento doentio sobre o actual estado do Sporting de Braga.
Reconheço que nos últimos anos o Sporting SB (vê Sr. Cirilo, a sua moda até já pegou nos meus escritos!) tem estado acima daquilo que são as suas reais capacidades, mas apesar disso eu coloco sempre o Sporting CB abaixo do Vitória Sport Clube.
Nós cá, somos espanhóis e vós marroquinos. Em termos de estatuto, um espanhol está sempre acima de um marroquino. Sempre assim foi e sempre assim será.
Contra factos, não há argumentos.
Que eu saiba, um marroquino só tem vantagens quando poupa no Colgate para lavar os dentes com areia.

Roque Santeiro



luis cirilo disse...

Caro Zeca Diabo:
Costumo dizer, acho que com alguma razão, que o 25 de Abril chegou a muitos lados menos ao futebol/desporto. Porque os privilegiados do antigamente continuam a sê-lo agora e de forma reforçada com a vergonhosa promoção televisiva que esses clubes tem todos os dias,todas as semanas,todos os meses,todos os anos.
Ser do Vitória, ou de outro clube,é cada vez maus is acto de cidadania e de resistência ao "totalitarismo" que continua a perseguir-nos.
Caro António Ribeiro:
Desses assuntos apenas sei o que leio nos jornais.
Caro Anónimo:
Só se enganou numa coisa mas que diz tudo. Devia ter dito António Salvador/Mesquita Machado. Não é por acaso que mal MM saiu da câmara o Sporting CB faz a sua pior temporada desde que AS é presidente.
Quanto aos estádios é verdade o que diz. Mas nós só temos um. Que tem mais de 50 anos.
Caro Roque Santeiro:
Creio que estamos na época em que o Sporting CB inicia o seu regresso á sua verdadeira dimensão. Aguardemos para ver

Emanuel disse...

Boas.

Queria apenas dar-lhe os parabéns pelo excelente texto, e que, obviamente, subscrevo.

O nosso dia vai chegar. O dia em que teremos um presidente verdadeiramente vitoriano e disposto a lutar com todas as suas forças para o superior interesse do Vitória.

Cumprimentos.

Emanuel

Anónimo disse...

Ena pá essa foi forte, Sr. Cirilo, ah, ah, ah. Vocemessê é levado da breca!
Foi pena o Sporting SB não ter aguentado mais um uns jogos com o Jesualdo para eles descerem às origens... ou seja, abaixo de Braga!

Roque Santeiro

Ricardo disse...

Já viram a festa que voces fazem pela péssima época que o Braga está a fazer?

Mas já viram também que mesmo sendo a pior época da década, dá para estar apenas a 2 pontos do vosso guimarães?

Já agora Sr. Cirilo, ao menos o estádio onde o ScBraga joga é um activo da câmara. Já voces tem um estádio que foi pago e repago por todos os portugueses e que agora pertence ao vosso clube. Pois....

Pedro disse...

Caro Cirilo, discutir com pessoal "afecto" ao Braga é uma perda de tempo, pois no fundo, todo sabemos, que para além de terem descoberto muito recentemente que existe um clube na cidade de Braga, são um bando de benfiquistas. Este ano andam de papo cheio o benfica vai na frente.

Cumprimentos,
Pedro

Pedro disse...

Caro Cirilo, discutir com pessoal "afecto" ao Braga é uma perda de tempo, pois no fundo, todo sabemos, que para além de terem descoberto muito recentemente que existe um clube na cidade de Braga, são um bando de benfiquistas. Este ano andam de papo cheio o benfica vai na frente.

Cumprimentos,
Pedro

Rui disse...

Gostava de saber qual é actualmente o estado de coisas com a parceria com o Chelsea... É que de lá só se viram cá 2 jogadores que nem ficaram cá a época toda...

luis cirilo disse...

Caro Emanuel:
Muito obrigado pelas suas palavras.
O Vitória terá certamente um futuro radioso.
Caro Roque Santeiro:
Sinceramente acho que a aposta no novo treinador é um tremendo risco. Veremos os próximos jogos.
Caro Ricardo:
Guimarães é a cidade.
Quanto ao vosso activo da câmara vê-se bem o quanto a cegueira futebolistica pode impedir de ver a realidade. Sabe quanto custa ao municipio , por ano(e durante os próximos anos), essa obra faraónica e desnecessária? Se não sabe informe-se. Acredito que vai assustar-se.
Caro Pedro:
Nem todos são benfiquistas. Há alguns sportinguistas e portistas. E adeptos do Sporting CB também. Agora veremos quantos são se as coisas correrem mal.
Caro Rui:
Tanto quanto sei foi extinta.
Caro António Ribeiro(comentário não publicado).
Concordando com grande parte do que escreveu não publiquei o seu comentário por dele constarem afirmações com alguma gravidade e que carecem de prova. Para além de alusões a familiares de dirigentes que nada tem a ver com estes assuntos.

Anónimo disse...

Caro Sr. Cirilo,

Muito Obrigado Sr. Cirilo. Aceito não concordando.
Como vê, o sócio vitoriano quando dá largas à sua imaginação, descamba em terrenos apertados!...
Devo deduzir que o Senhor tem alguma suspeita sobre aquilo que escrevi. Sempre tive e mantenho aquilo que disse. É prática comum acontecer em câmaras como a nossa. Usar e abusar sempre numa espiral de perigo e impunidade.
Aliás, nenhuma das minhas afirmações acabariam em Tribunal porque é legítimo indagarmos a onde figuras públicas de certos organismos vão buscar fundo maneio para se sustentarem.
Uma vez qe não nasceram em berço de ouro, só o podem fazer depois da maioridade por meios que muito bem sabemos.
Daí que gostava que o Senhor, um dia destes, me desse uma alegria para não termos de aturar ares de superioridade de quem tem o rei na barriga.

Abraço,

António Ribeiro

Anónimo disse...

Excelente texto Sr Luís Cirilo. Eu, que ando desmotivado com o futebol do Vitória, após ler o seu texto, fiquei com vontade de pagar as quotas que andam 2 meses atrasadas. Mesmo não estando na direção, está a servir o clube... quando a equipa está mais em baixo, também nós precisamos desta motivação extra para voltar a pensar no clube. Bem haja.

Anónimo disse...

"Tempo de Afirmação"??? Eu diria mais "O Sonho da Aldeia Vitoriana"

Fico particularmente agradado com as vossas tentativas de comparações infundadas ao Clube da Capital do Minho. É sinal de incómodo perante o nosso sucesso desportivo e financeiro. Dizem que o declínio começou na época passada, coisa que fico perplexo em ouvir na medida em que na época passada estivemos na Liga dos Campeões e ganhamos a Taça da Liga e ficamos à frente de pseudo conquistadores que em relação aos Gverreiros do Minho ficaram muito felizes com uma classificação na 1ªLiga que eu considero vergonhosa. E mais uma vez vejo que ser Vice-Campeão Nacional, chegar a uma final europeia, ganhar taça da liga, ir a Liga dos Campeões por duas vezes, ganhar a taça Intertoto, entre outras coisas, como o sucesso financeiro evidenciado ano após ano (+ de 5 milhões de euros no ultimo relatório de contas) todas estas coisas incomodam muita gente. É sinal de força desportiva e economica que se reflete dentro e fora do campo. Mas é compreensivel visto que os 3 da primeira volta ainda não foram ultrapassados...

Também posso dizer que por Braga já passaram excelentes jogadores mas isso aqui não é o mais importante, jogadores e treinadores passam e só o clube fica. Em relação aos dois estadios municipais, fico muito feliz por o meu clube ter ao seu dispor dois belos estádios, é bom sinal, ostentamos o nome da cidade, como grande impulsionador da região temos os nossos benefícios. Não precisamos de apertar o cinto, temos activos que podemos vender a qualquer momento, e se assim fosse, Jesualdo Continuava. Mas em Braga procuramos sempre mais, sempre com os pés e a cabeça bem assente na Terra.
Em relação ao Paixão, depois falamos ;)

luis cirilo disse...

Caro António Ribeiro:
Eu não disse que discordava de grande parte do que escreveu. Não publiquei porque envolvia suposições não provadas até à data e pessoas que nada tem a ver com isto. Mas que tenho muitas duvidas isso tenho.
Caro Anónimo:
Muito obrigado pelas suas generosas palavras.Eu procuro ter sempre uma atitude positiva em relação ao Vitória e ajudar naquilo que me é possível.
Nem que seja pensando o clube(o que faço há muitos anos)e escrevendo sobre isso. Fui ensinado a gostar do Vitória pelo clube e não pelos cargos que nele se tem.
Caro Anónimo:
Há uma coisa, pelo menos, em que os adeptos do Sporting CB são grandes. Na imaginação. Estimo que sejam felizes imaginando que tem um clube que de facto...não tem.
Talvez os próximos tempos sejam bons para avaliar a vossa paixão...
Quanto aos activos que tem para vender...lá está a imaginação a enganar-vos mais uma vez.

Bruce Lee disse...

Já não é a primeira vez que fico com a impressão que o António Salvador paga anónimos para vir cá postar sobre o Braga, defendendo a honra das virgens do bordel.

BL

Anónimo disse...

http://portocanal.sapo.pt/noticia/17385/http://portocanal.sapo.pt/noticia/17385/http://portocanal.sapo.pt/noticia/17385/http://portocanal.sapo.pt/noticia/17385/http://portocanal.sapo.pt/noticia/17385/http://portocanal.sapo.pt/noticia/17385/http://portocanal.sapo.pt/noticia/17385/http://portocanal.sapo.pt/noticia/17385/http://portocanal.sapo.pt/noticia/17385/

luis cirilo disse...

Caro Bruce Lee:
de facto aparecem por aqui umas "aves de arribação" de vez em quando