quarta-feira, fevereiro 19, 2014

Futebolzinho

De um lado, reunidos num hotel do Porto, estavam:
Vitória, Porto, Sporting CB, Arouca. Académica,Belenenses, Estoril,Paços de Ferreira,Setúbal, Nacional, Rio Ave, Olhanense,Chaves, Portimonense, Beira Mar, Tondela, União da Madeira e Penafiel.
Noutro lado, reunidos na sede da Liga no Porto, estavam:
Benfica, Sporting, Maritimo, Gil Vicente, Académico de Viseu, Oliveirense, Leixões,Farense, Feirense, Aves, Trofense e Moreirense.
Os primeiros continuando na sua justa cruzada contra Mário Figueiredo e pugnando pela sua destituição,que de dia para dia é mais urgente e necessária, para que o nosso futebol entre num caminho bem diferente.
Os segundos participando numa inócua reunião do "Conselho dos Presidentes" que passaria totalmente despercebida, com o devido respeito pelos clubes, não fora a presença (quase) insólita e simultânea de Bruno de Carvalho e Luís Filipe Vieira .
Que se deram ao trabalho de irem ao Porto para reunirem com Trofense, Aves, Oliveirense  e poucos mais.
É evidente que o objectivo era outro.
Estando no Porto, mas não estando na reunião do G-18 (assim se chama o primeiro grupo), davam público sinal de afastamento dos objectivos desse grupo de clubes e, indirectamente, alguma solidariedade a Mário Figueiredo neste momento em que a sua queda parece iminente.
É pena que o futebol em Portugal continue prisioneiro destas "guerras de paróquia" que impedem que onde esteja um(FCP) já não possam estar outros(SLB e SCP) porque apenas servem para atrasar reformas fundamentais e continuar a pôr em causa a sustentabilidade dos clubes.
Os presidentes dos clubes não tem de ser amigos.
Tem é de se entenderem, de uma vez por todas, em volta do que é essencial para que a industria do futebol seja rentável, séria e merecedora de credibilidade por parte de adeptos e investidores.
E nesse rumo, que é o único com futuro, acredito muito mais no G-18 do que naqueles por razões de mero tacticismo fazem um contra vapor sem qualquer sentido.
Aguardemos pelos próximos capítulos destas péssima "novela".
Depois Falamos

6 comentários:

Miguel Salazar disse...

Sempre achei que se deveria acabar definitivamente com esta pouca vergonha que é a história dos empréstimos de jogadores entre clubes.
Da maneira que as coisas estão, apenas facilitam o completo açambarcamento dos melhores valores pelos clubes do G3e (Grupo dos 3 estarolas).
O facto de não haver qualquer "fair-play" financeiro na Liga, vai-lhes permitindo continuar a açambarcar contratos atrás de contratos, quando na realidade não têm dinheiro nem para mandar cantar um ceguinho.
Este açambarcamento permite-lhes controlar o campeonato de várias formas... (1) escolhem os melhores jogadores para si próprios, (2) impedem que outros clubes os comprem, sendo certo que a maior parte desses jogadores nunca terá oportunidade de jogar pela equipa com quem assinou contrato, apenas servindo como moeda de troca neste tráfico (muito pouco) desportivo de influências, (3) podem decidir sobre a distribuição de forças no campeonato, ao escolher quem irão emprestar a quem, sabendo à partida que terão sempre a possibilidade de impedir que esses jogadores possam ser utilizados nos jogos contra a equipa de origem, e (4) manipulam os próprios clubes “não-G3e”, nas suas decisões associativas, que jamais poderão deixar de se sentir condicionados pelo facto de terem X jogadores emprestados por determinado clube.
Ora, só o ponto 1 é perfeitamente legítimo, pois todos os outros são contra tudo aquilo que se possa imaginar ser o conceito de “fair-play” desportivo.
Neste contexto, seria sempre muito interessante fazer o cruzamento dos posicionamentos dos clubes em todas as decisões associativas da Liga, com os jogadores que cada um deles tem emprestados pelos clubes do G3e. No caso presente, poderia ver-se o peso que têm esses jogadores emprestados nesta questão da destituição do Presidente da Liga...

Emanuel disse...

Boas.

Permitam-me subscrever na integra o excelente comentário do Sr Miguel Salazar.

E, já agora, acrescentar, uma achega que é, na minha opinião, absolutamente evidente.

A culpa também é de todos os outros clubes, que regra geral, são dirigidos por pessoas que se estão a borrifar para o clube que, supostamente, deveriam defender, teem "costelas" dessas cores, e sobretudo, só veem para o futebol para se auto promoverem, a si e/ou aos seus interesses e negócios, muitas das vezes pouco claros.

E o presidente do meu/nosso Vitória é um exemplo vivo disso mesmo.

Infelizmente, é muito raro virem para este pântano emporcalhado que é o futebol português, pessoas bem intencionados, sérias, e sobretudo, que estejam dispostas a lutar e a zelar pelos interesses dos seus clubes.

E depois, admiram-se por termos os estádios vazios... Claro. As pessoas, e com toda a razão, não acreditam nisto que é o futebol nacional.

Um Abraço.

Emanuel

luis cirilo disse...

Caro Miguel:
Sabes bem o que penso sobre essa questão. E por isso enquanto tive palavra a dizer na matéria o Vitória tinha dois jogadores emprestados, é verdade, mas pelo então campeão europeu o Chelsea.
Por clubes portugueses não.
E comigo nunca teria porque discordo totalmente dessas práticas que mais não visam do que porem os clubes a prestarem vassalagem aos três senhores feudais.
E tocaste no essencial.
Os alinhamentos na Liga tem muito, mas mesmo muito, a ver com a tal vassalagem.
espero que num futuro próximo exista legislação a limitar essa pouca vergonha. E não havendo desejo que o Vitória deixe de incorrer nesses empréstimos.
Caro Emanuel:
Eu também subscrevo o texto do Miguel.
E desejo que o Vitória tão depressa quanto possível se ponha de fora dessas "combinações" que a prazo só nos prejudicam.

Emanuel disse...

Boas.

Eu sei que sim caro Luís. E tenho também a certeza de que, tal como eu, acredita que um dia havemos de ter um presidente à altura daquilo que é, pode vir a ser e representa o Vitória Sport Clube.

Porque no dia em que deixar de acreditar nisto, mais me vale entregar o cartão.

Agora, temos é que, de uma vez por todas, começar a aprender com os erros que temos cometido.

Abraço.

Emanuel

luis cirilo disse...

Caro Emanuel:
Eu tenho uma confiança imensa no futuro do Vitória. Um dia seremos aquilo que todos ambicionamos que o clube seja

luis cirilo disse...

Caro Emanuel:
Eu tenho uma confiança imensa no futuro do Vitória. Um dia seremos aquilo que todos ambicionamos que o clube seja