terça-feira, fevereiro 11, 2014

Chover no Molhado

 Hoje anuncia-se como o dia em que o conselho de jurisdição do PSD vai expulsar o militante António Capucho.
Não vou voltar a este assunto porque falar do actual PSD é cada vez mais "chover no molhado".
A sanção é a prevista nos estatutos, António Capucho sabia-o bem, e portanto quanto a isso nada a obstar porque os militantes por mais ilustres que sejam (e Capucho tem um curriculum politico e partidário brilhante) são iguais nos direitos e nos deveres perante o partido.
Claro que a montante existe um processo vergonhoso que foi o veto da CPN e da CPD/Lisboa á candidatura de Marco Almeida a Sintra (desejada e apoiada pela concelhia ) com a consequente oferta da câmara ao PS e a esse "camaleão" gigante chamado Basílio Horta.
Mas para os responsáveis dessa atrocidade politica (ainda) não há sanção!
Se hoje recordo este assunto é apenas porque ele é demonstrativo de um dos piores defeitos de um partido rico em qualidades e em militantes.
E esse defeito é uma tendência para a autofagia estimulada por homens cinzentos que se escondem nos bastidores do poder partidário e decidem, sem sanção, como muito bem lhes apetece e à revelia da vontade dos militantes.
O "pecado original" recente, porque outros houve no passado mesmo com Francisco Sá Carneiro, deu-se em 2005 com Pedro Santana Lopes.
E foi aí que a actual "desgraça" em termos partidários começou.
Todos nos recordamos que PSL depois de ter ganho em 1997 a câmara da Figueira da Foz (que o PSD nunca tinha ganho) correspondendo a um desafio do então líder Marcelo Rebelo de Sousa, viu-se desafiado pelo líder Durão Barroso para em 2001 se candidatar a Lisboa.
Contra o presidente de câmara do PS em coligação com a  CDU João Soares (e os tremendos lobbys da família Soares), contra o candidato do CDS e seu líder Paulo Portas, contra tudo e contra todos em suma.
Muitos teriam recusado.
Ele aceitou.
Ganhou!
Com o mandato longe do fim, e uma popularidade em alta entre os seus eleitores, viu-se "obrigado" a substituir como primeiro ministro Durão Barroso de partida para Bruxelas.
Sem poder ir imediatamente a eleições como era seu desejo.
Constituiu um (bom) governo à pressão, fortemente condicionado pelo Presidente da República, e que desde o primeiro momento foi "torpedeado" por vários militantes do PSD em nome de objectivos diversos que iam da liderança partidária a candidaturas presidenciais.
Resistiu.
Governou.
Foi "abatido" por uma cilada conjunta de Sampaio, de diversos nichos (há quem lhes chame "lojas") de poder, dos referidos militantes do PSD e de uma oposição liderada por Sócrates e promovida por quase tudo que era comunicação social.
Foi a eleições antecipadas.
Perdeu com um resultado superior a outros resultados com que outros lideres do PSD ganharam.
E aí o pior defeito do PSD (estimulado pelos homenzinhos cinzentos) veio ao de cima.
Em vez de se unir em torno de Pedro Santana Lopes e construir uma oposição forte ao (des)governo de Sócrates o partido tratou apressadamente de fazer um congresso para substituir um líder derrotado em nome de todos.
Deu nisto.
Em nove anos vamos no quinto líder.
E ninguém de boa fé pode dizer que o PSD está hoje melhor do que estava no tempo de Pedro Santana Lopes.
Por culpa própria.
E dos homenzinhos cinzentos.
Que de 2005 até agora , honra lhes seja feita, tem sido incansáveis no seu esforço de darem  cabo do partido.
Menos militantes activos(cotas pagas), muito menor actividade politica nas estruturas, um distanciamento cada vez maior entre bases e dirigentes, uma fractura grave com o país e até o anedótico( mas bem demonstrativo da realidade) valor das inscrições para delegados e observadores no próximo congresso.
O mais baixo de sempre.
E não é, de certeza, pela crise.
Por isso, e concluindo, com todo o respeito pelo dr António Capucho este episódio da sua anunciada expulsão é "apenas" mais um de um problema bem maior.
Que é o de um PSD cada vez mais distante do PPD que lhe deu o "ser".
Depois Falamos

P.S. Para que não restem duvidas reafirmo, uma vez mais, a minha total solidariedade pessoal e politica com António Capucho e Marco Almeida.
Neles teria votado se eleitor em Sintra.

18 comentários:

Cardoso da Saudade (Ex-psdeiro) disse...

Porra.

Este PSD acabou com todas as minhas expectativas políticas. Todas. Mesmo que os estatutos sejam claros, há sempre uma tolerância relativamente a militantes fundadores do partido.

Esse estatuto supera qualquer outro, pois consumando-se a expulsão de um fundador, é o mesmo que a Microsoft deixar de associar Bill Gates à marca de sotwares.
Assim sendo, embora veja o Luís Cirilo a solidarizar-se com o Dr. António Capucho, sinceramente o seu texto é atestado de cobardia, comodismo e impotência. Ou seja, o Sr. diz que a classe dirigente do PSD nada tem a ver com o original PPD, mas fica-se por temer represálias!...

Eu chamo a isso pura cobardia. O já que deixou o papel interventivo e de base no interior do Partido, deveria assumir uma postura de defesa do Dr. António Capucho e não de solidariedade. O que é isso? Olha estou solidário contigo, mas vamos ficar por aqui para não sobrar para mim!... Porra, Sr. Cirilo, que raio de militante você se tornou?

Estou desiludido pela sua perspectiva distorcida. Na realidade, o Sr. sabe quais são os defeitos do PSD, a começar pelo execrável Marco Costa, que dá vómitos só de olhar para ele, e não passa de uma papagaio esganiçado aos ouvidos de Passos Coelho. O Sr. sabe perfeitamente por onde começar a limpeza do partido se a si lhe coubesse essa tareja.

Mas não. O Sr. tem medo de perder chão. Tem medo de que esta nova geração do PSD lhe vire as costas e que o Sr., em vez de se dividir entre Vitória e PSD, passe só a ter algumas alegrias no futebol, contentando-se me saber que todos os jogos começam com um 0-0.

Reaja, Amigo. Não fique calado e de braço cruzados. Não se fique por palavras. Dê um murro na mesa para despoletar o efeito dominó. Que raio de material você é feito?

Esse não é o Sr. Cirilo que sempre admirei. Passou a cobarde!? Estou em dúvida. Por uma vez na vida, dê-me uma alegria

Cardoso da Saudade

Terias? disse...

Aiiii, amigo, cada vez mais constato que escolheste o partido errado
Olha, se não estás bem, muda-te! LOL :) há uma coisa que me intriga ainda mais quando dizes, ah, se estivesse em Sintra, catapim catapão, teria votado neles! Terias? E já agora, terias integrado a lista deles?
Muito intrigante

luis cirilo disse...

Caro Cardoso da Saudade:
PAra lhe responder à altura do que escreveu teria de me dirigir a alguém e não a um pseudónimo.
Que é a suprema das cobardias. A de não ter sequer a coragem de dar a cara pelas suas opiniões.
Caro Terias ???
Estou no partido certo. Por isso não mudo.
E já disse ,mais que uma vez, que se fosse eleitor em Sintra ou residisse na região e tivesse sido convidado pelo Marco Almeida teria aceite o convite.

Essa é que é Esser disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Já só lhe fala o capote de caxemira em azul marinho para se tornar no próximo Fernando Alberto, em Guimarães, Ribeiro da Silva, no País. Luis Cirilo, em Guimarães, Amorim de Campos, no País. A história repete-se sempre com outros protagonistas.
JAT

Cardoso da Saudade (Ex-psdeiro) disse...

Ora, ora. Cobardia Sr Cirilo? Eu? Eu sou o Cardoso, da Saudade! Onde está cobarde aqui?

Anónimo disse...

Caro Cirilo

Convide os seus amigos influentes do PSD a irem a todos os funerais que puderem.
Não há nada melhor para lhes avivar a memória do destino que os aguarda.

Abraço,
José António
(Zé Navalhas)

luis cirilo disse...

caro JAT:
Ainda bem que o mau tempo não lhe prejudicou o bom humor.
Caro Cardoso da Saudade:
Pois...mas não sei quem é.
Caro José António:
É um destino que nos aguarda a todos. E já cá não andará nenhum de nós e ainda haverá PSD

Essa é que é essa disse...

Pois sim. O Senhor não resiste a emoções fortes. Tanto assim é que resolve censurar o que escrevi. LEIO no lugar do meu comentário: «Comentário removido por...» Porque será? Toquei-lhe em algum ponto sensível? Não gostou de ler verdades? Se quiser repito tudo exactamente com outra roupagem. Quer? Em modo soft, aqui vai só 2% aquilo que penso: O Senhor Luís Cirilo é o responsável pela atual situação do PSD! Teve a faca e o queijo na mão para cortar o mal pela raiz, mas preferiu apostar no cavalo errado. Toquei-lhe na ferida, não foi? Mostra-se agora condoído com a situação de António Capucho, tipo chorinca, mas ajudou a que tudo isto se tornasse possível. Deixa-me falar ou não?

luis cirilo disse...

Caro Essa é que é essa:
Escreva à sua vontade.
Já que não tem medo do ridículo nem mede a dimensão das asneiras.
Desde que não ofenda ninguém a mim também não chateia pode estar certo.

Essa é que é essa disse...


Caro Senhor Cirilo,

Eu nunca me engano. Por isso, não tenho medo de cair no ridículo porque no ridículo já está o PSD há muito tempo e também o Senhor com esse descaramento de se solidarizar com os dois históricos da fotografia.
O Senhor é um dos principais culpados de toda esta situação caótica no Partido Social Democrata. Anda ultimamente a fazer-se de santinho e vela da mão, mas sempre pronto para mandar umas farpas e ferroadas, aqui e acolá, quando poderia ter acabado com este tormento há muito tempo.
Lembra-se do tempo que trabalhou na Câmara de Gaia ao lado do Marco Costa? Foi com base nos seus pareceres que o Partido foi informado do perfil jota do vice-presidente, Marco Costa.
O senhor ajudou a criar um mostro que o País está aturar desde há alguns meses a esta parte.
O cargo de coordenador Permanente da Comissão Política Nacional e Porta-Voz do Partido Social Democrata, a que se resumem normalmente as funções de vice-presidente do PSD, actualmente ocupadas por Marco Costa, podiam hoje ser seus se o Senhor não entregasse o ouro ao bandido. Achou que ele tinha mais capacidade e cedeu rendido, aplaudindo-o e catapultando-o para o poder.
O Senhor consentiu e informou os seus pares que este sobredotado com algumas nuaces de liderança em Gaia à sombra de Filipe Menezes - porque a Sul é um zero à esquerda - subisse a um patamar muito próximo de Passos Coelho.
Mal se deu conta que a sua perícia em avaliar perfis de futuros líderes saiu tiro pela culatra.
Naquela altura o senhor tinha poder e influência no PSD para fazer e desfazer. Deveria ter reportado que estas lideranças jovens com pronuncia do Norte, só beneficiam meio País, deixando a outra metade desgovernada a ponto dos dois da foto terem decidido pela cabeça deles.
Agora ele está a onde o Senhor Cirilo deveria de estar. Qual Emídio, qual Marco, qual carapuça.. era você que deveria de ser vice-presidente do PSD e não um emproado qualquer inspirado em Salazar.
Pense bem e veja que onde o Senhor errou, pelo qualquer estamos todos a pagar caro. Um País inteiro governado por uma liderança sofrível, nada exemplar e imatura como uma metade da laranja à procura da outra metade que anda por ai a rebolar no chão.
Essa laranja já nem para sumo dá. Está podre.

Essa é que é essa.


LÓGICO disse...

Se o Dr. António Capucho for expulso mando f***r o PSD e mais quem nele se filiar ou se disser militante.
Acabou!
Caro Cirilo, digo isto com o coração na boca. Quem devia ser expulso era o Passos Coelho, esse líder de meia tijela, altamente influenciável e de maturidade duvidosa.
Primeiro porque foi ele que recusou o seu amigo Marco Almeida de concorrer pelo PSD em Sintra. Na Covilhã, a amizade fê-lo perder a Câmara. E no Porto, o escândalo dos escândalos, resolveu retribuir favores antigos a Filipe Menezes.
Passos é que devia ser expulso e que levasse com ele esse tal conselheiro da treta, Marco Costa, que juntos andam a pôr o PSD no corno da Lua.
M. Costa

luis cirilo disse...

Caro Essa é que é essa:
Sinceramente acho que se devia entreter a escrever guiões para cinema. Imaginação não lhe falta.
Caro M.Costa:
O PSD é muito mais importante do que quem o dirigiu,dirige ou vai dirigir no futuro.
Por isso nunca me passou pela cabeça deixar o partido mesmo quando há lideres e direcções que não são do meu inteiro agrado.
Sintra foi o maior escândalo politico das ultimas autárquicas e dos maiores da história do PSD.
Não conheço o que se passou na Covilhã.
No Porto o candidato, ex presidente do partido, teve apoio da concelhia, da distrital e da nacional. Foi um processo claro e ao qual não tenho qualquer critica a fazer. A eleição foi perdida, do meu ponto de vista, por erros de estratégia, de organização e da campanha propriamente dita.

Anónimo disse...

É verdade o que se lê aqui a acima Sr. Luís Cirilo Carvalho?



HO

Anónimo disse...

Caro Cirilo obrigado pelas suas palavras reconfortantes. Estou ainda na corda bamba. A pensar se hei-de ou nao acabar com a minha militancia.
Logo eu que sempre fui anti-fascista, o que me custa mesmo é o meu partido ter estas atitudes fascistas e anti-democraticas.
Quando muito, o que deveriam fazer alterar os estatutos e aplicar aos desalinhados uma coima ou multa em dinheiro em vez destas expulsões que só beneficiam a oposição.

Manuel Costa

luis cirilo disse...

Caro HO:
A que se refere?
Caro Manuel Costa:
Melhores dias virão. Assim espero

Anónimo disse...

Sim, claro. Eu sei que melhores dias virão, até porque o Verão está aí à porta. Acontece que não era o Partido que deveria expulsar estes militantes desavindos porque são todos pessoas de bem, cujos problemas são todos resolúveis a bem.
No meu entendimento, seria correcto haver uma multa, por exemplo, de 5.000 euros até 50.000 euros, de acordo com o grau de importância dessa pessoa, para quem pisasse a linha.
E o pagamento desse valor, faria que o militante pagasse em dinheiro como indeminização pelo seu "atrevimento".
Se ele não quisesse pagar, teria de ser ele a avançar com um requerimento para sair do Partido, pois se não o fizesse ou não pagasse manteria-se a coima com juros, etc.
As expulsões são castigos muito duros. Cruéis. Uma cruxificação dos tempos modernos. O PSD coloca-se ao nível dos piores regimes quando o faz. Lembra-me as orelhas de burro da primária, o degredo na monarquia e o pau de arara no Brasil. Como não o podem matar, envergonham-no quanto mais podem.
Imbecilidade pura.
Convenhamos, mesmo estes que apoiaram candidaturas contrárias, estavam a apoiar as suas terras e não a pôr em causa o magnânimo partido que o PSD já foi noutros tempos e que agora não é mais do que um espectro da seta erecta.
Quando um partido expulsa os seus fundadores alegando cumprir excrupulosamente os seus estatutos, há qualquer coisa que está muito mal. Olha agora, vou expulsar o meu filho de casa por ele se dar com a filha da vizinha? Toca a expulsar o padre da freguesia por ele ir pregar a outra freguesia!!!??
Toca a expulsar um jogador por ele ter marcado auto-golo!!??? Não há paciência para tanta cahorrada, Senhor Luís Cirilo.


Manuel Costa

luis cirilo disse...

Caro Manuel Costa:
Percebo o seu ponto de vista.
Especialmente quando quem está em causa é um miolitante que tanto tem dado ao PSD.
Face ao regulamentado o CJN não tinha outra solução porque os militantes são todos iguais nos direitos e nos deveres.
A questão que me choca está a montante. No sinistro processo autárquico de Sintra. Em que se as coisas tivessem corrido como seria normal nada disto teria acontecido