terça-feira, fevereiro 18, 2014

Bruno Alves

É claramente um dos jogadores que melhor me tem impressionado nesta época e meia de existência conjunta de equipas A e B no Vitória.
No inicio da época passada, aquando da constituição da equipa B, o critério seguido foi o de fazer regressar os jogadores emprestados a vários clubes a par da contratação de alguns jovens valores (Tiago Almeida, Kanu, Indio) e da subida a seniores de outros (Areias, João Pedro,Luís Rocha, André Preto, Pedro Lemos, Miguel Oliveira) para em conjunto constituírem o plantel.
Dos regressados conhecia bem a maioria.
Diogo Lamelas, Paulo Oliveira, Tiago Rodrigues, João Amorim,Dinis, Josué, Tomané, Gonçalo, e Assis.
Bem como os "fugitivos" Vítor Bastos e Rafa e o "emprestado" Crivellaro.
Conhecia menos bem Marco Matias, Káká (outro "fugitivo"), Rafael Vieira e  Fábio Fortes.
E, vá-se lá saber porquê, não tinha nenhuma ideia precisa sobre Bruno Alves.
Mas as referências eram interessantes e foi com curiosidade que acompanhei a sua integração no grupo de jogadores ao dispor de Luiz Felipe e Rui Vitória.
Devo dizer que tem sido época e meia de excelentes surpresas.
Porque Bruno Alves impôs-se de imediato na equipa B e foi um dos seus melhores e mais regulares jogadores durante toda a época rubricando excelentes exibições e transformando-se na grande referência daquele meio campo vitoriano.
Ele (como muitos outros)não merecia minimamente a despromoção da equipa, por um ponto, no final de uma época em que foram o grande suporte da equipa A e da conquista por esta alcançada na mais bela tarde vitoriana.
E para que outros pudessem "subir" ele manteve-se como um esteio de uma equipa que na segunda parte da temporada conheceu mais alterações do que seria desejável.
Pensei, sinceramente, que no inicio desta época Bruno Alves integrasse o plantel A.
Não aconteceu.
Ficou na equipa B, de que é agora o capitão, sem amuos nem más caras e continuou a jogar um excelente futebol e a ser uma referência da equipa em volta da qual tudo gira.
Tenho-o visto fazer soberbas exibições.
A organizar a equipa, a defender, a atacar, a passar, a temporizar jogo, a rematar (aqui sem grande sorte mas tenta) sempre com uma regularidade impressionante e um rendimento muito alto durante os 90 minutos de jogo.
Ainda recentemente, no Vitória B-Vizela disputado em condições de perfeita invernia, me impressionou o ritmo elevado e a sua entrega ao jogo durante todo o... jogo!
Bruno Alves já é um dos valores mais seguros da nova geração vitoriana.
E tem tido o imenso mérito, e a atitude profissionalmente irrepreensível, de saber esperar a sua hora de subir à equipa principal sem fazer "ondas" nem arranjar problemas.
Convém é que não o façam esperar demasiado.
Digo eu...
Depois Falamos

5 comentários:

Anónimo disse...

sinceros parabéns pela forma como tem falado neste blogue dos nossos jogadores e em especial dos oriundos da formação.
Era um papel que devia ser feito pelo clube mas desde que você saiu percebeu-se que mais ninguém tinha a sensibilidade necessária a defender intransigentemente os nossos jovens.
Espero que assim continue e um dia volte à direcção do Vitória que bem precisa de vitorianos dispostos a defenderem corajosamente o clube.

LPR

olheiro disse...

Ainda bem que há alguém que fala dos jogadores formados no VSC e da equipa B pois noutros sites ou blogs pouco se fala desta equipa e dos seus jogadores e espero que o sr. Cirilo vá falando de mais alguns para não serem esquecidos e já agora por falar em jogadores da equipa B alguém me sabe dizer o que se passa com o Gonçalo pois na minha opinião e pelos jogos que vi também estava a fazer um bom campeonato mas deixou de jogar e não há informação nenhuma será que também foi dispensado ou está lesionado pois no site do VSC pouco se fala da equipa B.

luis cirilo disse...

Caro LPR:
É com muito gosto que falo daqueles que são o presente e essencialmente o futuro do clube.
Eu acredito no Vitória como um clube formador e espero que com os ajustes á nossa dimensão possamos ser um Atlético de Bilbau português.
Caro Olheiro:
A equipa B é a mais importante do projecto desportivo do Vitória porque é aquela que o garante e lhe dá sustento. Estou a falar de um projecto que aponta(va) para que num prazo de 10 anos o plantel A tenha 80% de jogadores portugueses e 70% formados no clube.
O Gonçalo, tanto quanto sei, partiu um braço num jogo da primeira fase do CNS e está a recuperar. Por acaso é um miúdo em que acredito bastante.

olheiro disse...

Concordo consigo plenamente no que se refere á equipa B espero que esse projecto seja concretizado e que dê os seus frutos, quanto ao Gonçalo espero que recupere rápido e também acho que é um miudo que pode ter um bom futuro é preciso que continui a trabalhar e que lhe deem uma oportunidade.

luis cirilo disse...

Caro Olheiro:
Assim espero também. É bom rapaz, bom jogador e gosta do Vitória