sexta-feira, fevereiro 21, 2014

Hernâni

Foto: www.vitoriasc.pt / João Santos

Confesso que a este nível, de jogadores jovens, poucos me impressionaram tanto "à primeira vista" como Hernâni.
Vi-o jogar pela primeira vez no Vitória B- Atlético, disputado na Póvoa de Varzim em Agosto de 2012 e fiquei logo com boa impressão dele.
Entrou na segunda parte, já o Vitória vencia, e revolucionou o jogo de tal forma que o Atlético quase evitava a derrota com vinte minutos finais de grande pressão sobre a defensiva vitoriana.
Fiquei de tal forma impressionado que tentei logo contratá-lo dado ainda faltarem uns dias para encerrar o mercado de Agosto.
Infelizmente, pese embora várias conversas minhas e do presidente Júlio Mendes com o presidente do Atlético e com o empresário Dimas, não foi possível trazê-lo de imediato porque os alcantarenses abriram demasiado a boca para aquilo que eram as nossas possibilidades.
Mas foi um jogador que ficou debaixo de olho para o mercado de Janeiro.
E ao longo dos meses seguintes , em várias conversas com Dimas e o seu colaborador Rogério Gomes (que tantos bons jogadores trouxe no passado para o Vitória) foi sempre reafirmado o interesse do Vitória no jogador.
É justo referir que Dimas (nosso antigo jogador) teve sempre uma atitude colaborante e de interesse em trazer Hernâni para o Vitória.
Entretanto em Janeiro de 2013, já eu tinha saído dos orgãos sociais, foi possível o acordo entre clubes e o jogador veio para Guimarães.
Lesionado, demorou o seu tempo a recuperar, acabou por jogando duas ou três vezes não ter tempo para mostrar o seu talento.
Este ano começou mal a época e foi colocado na equipa B para jogar com mais assiduidade e poder discutir um lugar na A.
Na B, talvez desiludido pela "despromoção", não teve um inicio auspicioso (até com expulsões à mistura) e teve alguma dificuldade em se afirmar como titular.
Mas depois "emendou a mão" e arrancou para uma série de exibições de grande classe, em jogos decisivos, e teve papel determinante no facto de o Vitória B ter vencido a sua série.
Hernâni tem tudo para ser um desequilibrador nato.
Velocidade, drible curto, um pique arrasador para qualquer defesa, coragem em ir para cima do marcador em lances de 1x1.
Não é por acaso que nos últimos jogos os seus marcadores directos foram expulsos e ainda arranjou mais uns amarelos para outros adversários.
Tem de melhorar , mas isso não lhe será difícil, a qualidade dos cruzamentos porque indo à linha com tanta facilidade é pena nem nem sempre cruze da melhor forma.
Acredito que se o "actual" Hernâni for para durar ( e evoluir é claro) teremos jogador para dar muitas alegrias aos adeptos e muitos euros ao clube numa futura transferência.
Tal como disse em relação a Tiago Almeida não depende só dele mas depende essencialmente dele.
Depois Falamos

2 comentários:

Anónimo disse...

Mal corre se o talento desponta aos 24 anos, Caro Cirilo!!! Só um craque chega ao lugar onde chegou. Não há nada para despontar. Ou se tem, ou não. E ele tem lá tudo para ser um grande jogador.

António Nobre

luis cirilo disse...

Caro António Nobre:
Ter talento é uma coisa.
Exprimi-lo no terreno de jogo outra.
Há jogadores que demoram mais que outros