sexta-feira, março 30, 2007

É...



Sondagem: Sócrates em queda, PS ganha para PSD

Barómetro mensal da Marktest confirma subida de partidos de esquerda

O PS perdeu meio ponto percentual nas intenções de voto mas alargou a vantagem sobre o PSD, que caiu um ponto, de acordo com o Barómetro Marktest para DN e TSF, divulgado pela agência Lusa.
Em termos de líderes partidários, José Sócrates registou uma acentuada queda, perdendo e dez pontos ao descer de 15 para 5 pontos no saldo positivo da apreciação ao seu desempenho.
Os socialistas, que em Fevereiro tinham subido quatro pontos para os 47 por cento, desceram agora ligeiramente para 46,5 por cento, enquanto os sociais-democratas repetiram a queda de um ponto, ficando nos 26 por cento das intenções de voto, dois pontos abaixo dos resultados das legislativas de 2005.
O PCP registou igualmente uma quebra de um ponto percentual, para os 9 por cento, ficando ligeiramente à frente do Bloco de Esquerda, que subiu quase dois pontos percentuais para 9 por cento.
Mergulhado numa crise interna, o CDS, que em Fevereiro tinha registado pela primeira vez uma queda nas intenções de voto, após meses de constante subida, voltou a recuperar e subiu um ponto percentual, para os 6 por cento.
Marques Mendes, líder do PSD, acompanhou Sócrates na queda, com praticamente os mesmos 10 pontos de descida, ficando agora pelos 29 pontos negativos, enquanto à esquerda Jerónimo de Sousa e Francisco Louçã tiveram subidas idênticas, posicionando-se como os líderes partidários preferidos pelos portugueses ouvidos no Barómetro.


Já sabemos que sondagens são sondagens !

O problema é quando todas elas,semana a semana,mês a mês dão sempre o mesmo resultado.

O PS na maioria absoluta,o PSD abaixo do resultado de Santana Lopes em 2005 e sobre a popularidade dos lideres nem vale a pena falar !

Mas também é verdade que enquanto o Titanic afundava...a orquestra continuava a tocar !

Depois Falamos

3 comentários:

Gonçalo Capitão disse...

Luís

Sabes que concordamos no essencial do teu diagnóstico.

Todavia, pergunto-me se o comportamento do dr. Santana Lopes (algo de que ele se queixava, quando liderava) não poderá ajudar para que o PSD de Marques Mendes esteja com um resultado estimado abaixo daquele que o primeiro obteve...

Não sei, mas "depois falamos" :)

Luis Cirilo disse...

Caro Gonçalo
sinceramente acho que as posições públicas do dr Santa Lopes tem pouco a ver com a falta de popularidade do Dr Mendes.
É que o problema já é antigo,porque em bom rigor as sondagens do dr Mendes tem sido um permanente desastre,mesmo no tempo enm que o dr Lopes estava(e muito bem) calado.
sinceramente há nódoas politicas que nem com skip saem...

Gonçalo Capitão disse...

És rapaz para ter razão ;)