sexta-feira, março 02, 2007

Bento


Os grandes jogadores também morrem !
E Manuel Bento foi um dos maiores do seu tempo e,já agora,um dos maiores de sempre.
Lembro-me dele ainda no Barreirense,nos tempos saudosos em que esse grande clube da margem sul ainda andava pela primeira divisão e fornecia ,a uma cadência impressionante,grandes jogadores ao futebol português.
Bento,Chalana,Diamantino,Carlos Manuel,José Luis e tantos outros.
Depois a chegada ao Benfica e os anos de ardua disputa pela baliza com outro grande,José Henrique,ao ponto de os treinadores os porem a jogar alternadamente incapazes de decidirem quem era o melhor.
Uma vez conquistada a titularidade foram os titulos,as grandes exibições,a selecção nacional,a braçadeira de capitão nos dois lados.
De Bento recordo-me de muita coisa: das fabulosas exibiçoes por Portugal,em Estugarda,em Glasgow,em Marselha e em tantos outros lados.
Também me recordo,fazem parte da lenda para que Bento entrou ontem,da confusão de Saltillo e dos 0-5 de Moscovo com a história da fruta pelo meio.
No Benfica foram inumeras as grandes exibições,a liderança em campo, aplicação nos treinos,o mau feitiozinho em algumas situações.
Como aquele "chega para lá" em Manuel Fernandes que terá custado um titulo ao Benfica.
Também recordo a coragem,a temeridade com que "atacava" a bola,que lhe valeram varias lesões e aquele momento arrepiante de Famalicão.
Confesso que lhe roguei muitas pragas,em jogos com o Vitoria,quando a sua enorme categoria impediu tantos golos ao meu clube.
Nesses jogos,garantiu vitórias,segurou empates,minimizou derrotas.
Não sei se foi o melhor guarda redes português.
Dos que vi jogar,Vitor Damas e Vitor Baia também podem aspirar a esse titulo.
Dos que não vi,Azevedo,Barrigana,Carlos Gomes,não posso dizer nada.
Pouco importa.
Foi um grande jogador de futebol,do Barreirense, do Benfica e de Portugal as unicas camisolas que vestiu,e a sua memória enfileirará na galeria dos maiores.
Obrigado Manuel Bento.
Depois Falamos

1 comentário:

Rui Miguel Ribeiro disse...

Um bom e sentido resumo da grande carreira de Bento, com os seus méritos e defeitos. Eu permitir-me-ia destacar uma outra saga em Moscovo, em jogo com o Torpedo, em que Bento defendeu tudo durante 120 min., mais 2 penalties, acabando a marcar o penalty final da vitória do Benfica 1-4 e um Porto-Benfica, único jogo de clubes a que assisti nas Antas em que o Bento de grande nível segurou o 0-0 que garantiu mais um Campeonato para o Benfica. Do pior, a perna estupidamente partida no México que praticamente e prematuramente (aos 37 anos!!!) lhe acabou a carreira.
Grande Bento: foste o maior!