terça-feira, março 20, 2007

V.P.V.


Confesso que até ao passado domingo os escritos de Vasco Pulido Valente(VPV)me irritavam.
Pela arrogância,pela vaidade,pela injustiça,pelo pedantismo !
E também pela falta de estatuto para escrever dessa forma.
No domingo,na sua habitual crónica do "Publico",escreveu sobre Cavaco,Barroso,Guterres,Menezes,Marcelo,Rio,Borges,etc de uma forma tão ridicula que, num país com outro grau de exigência ,nunca mais escreveria uma unica linha num jornal com um minimo de qualidade.
Não conheço ao senhor em causa nenhum especial mérito para se pronunciar sobre a generalidade dos agentes politicos,da direita á esquerda,da forma quase insultuosa (quando não insultuosa mesmo) como o faz.
Não lhe conheço obra numa autarquia,no governo,no Parlamento,numa ipss,seja lá onde for ,para se permitir falar como fala.
Ao que sei,e para lá de ser um dos muitos professores universitários deste país,teve uma passagem discreta por um governo como secretário de estado e foi um mediocre deputado na assembleia durante algum tempo ,tendo renunciado ao mandato da forma ridicula de que alguns estarão ainda lembrados.
Em suma,politicamente falando, é um "Zé Ninguém" !
Mas fala de tudo e de todos,aproveitando o poleiro que generosamente lhe é oferecido por um diário de referência,com uma arrogância que só pode vir do alto conceito que terá dele próprio.
Em suma,é como a madrasta da Branca de Neve perante o espelho mágico.
"...Espelho meu,espelho meu,há alguém mais fino do que eu ?..."
É exactamente o VPV sente quando se vê ao espelho.
E seguramente que vendo as suas imagens reflectidas num espelho,que ao contrário do espelho mágico não fala,VPV ficará extasiado perante tanta inteligência,tanta sabedoria,tanto deslumbramento ,das imagens que vê reflectidas,pela sua superior mente.
O problema é quando acorda do sonho e tem de enfrentar a dolorosa ressaca.
A ressaca de só ter protagonismo e espaço jornalistico dizendo mal de tudo e de todos.
Porque de positivo nada tem para mostrar.
Coitado...
Depois Falamos

39 comentários:

Anónimo disse...

Há uma coisa que VPV sabe e o senhor não sabe: escrever português. Veja se acerta nos acentos, se usa a pontuação correctamente, se experimenta a utilização das regras gramaticais e evita os erros de ortografia. Por amor de Deus! Os seus textos são de uma mediocridade que até dá dó. Só de pensar que o senhor foi Governador Civil, Deputado (sabe-se lá o que mais) e que nem escrever português correctamente consegue é, de facto, motivo para bradar aos céus. É com estes, e por causa destes, que Portugal não avança!

Luis Cirilo disse...

Agradeço a critica embora não esteja minimamente de acordo com ela.
Constato que orientou a divergência para a forma ,e não para o conteúdo ,o que é agradável.
Apareça sempre.

Anónimo disse...

Minha cara Sra. ( será que a pontuação está correcta?)
Começo a achar que a Sra. Maria Luísa é uma espécie de "corrector ortográfico".
Não se lhe pedem comentários sobre a conjugação dos verbos,pontução e outros que tais.
Se não tem capacidade para comentar o conteúdo dos textos, abstenha-se.
A sua falta de delicadeza é de "bradar aos céus".
É por causa destes, que apenas veêm no espelho o reflexo dos outros, que este país não avança.

Gonçalo Capitão disse...

Abstendo-me da polémica linguística (por manisfesta míngua de predicados próprios), digo que VPC até pode corresponder à imagem que dele pintas, Luís...

Porém, entendo que é um autor a ler pela denúncia militante; isto é, muitas vezes, não concordo com ele (na maioria delas, discordo), mas faz-me meditar sobre alguns males hodiernos, sendo que se arroga da vantagem de que os pensadores sempre se arrogaram: levantar o problema sem propor solução.

Esse é um problema nosso (e até mais teu), Luís. Para isso serve a política activa.

Gonçalo Capitão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gonçalo Capitão disse...

Esqueci-me de um detalhe: discordo de que a oposição às tuas ideias (ou às de quem quer que seja) tenha de fazer-se pela agressividade gratuita.

Anónimo disse...

eu até gosto do vasco pulido valente.diz a verdade,é frontal e incomoda especialmente a direita que de facto esta muito mal servida de lideres.por compreendo que o autor do blog não goste dele.
embora menezes seja melhor que mendes a verdade é que ele nunca ganhará a ´socrates.
como é evidente para quase toda a gente.
agora o estilo quequezinho dessa maria luisa é de facto ridiculo.
sera que lhe falta alguma coisa ?
provavelmente educação.porque para ter ideias diferentes não é preciso ser malcriado

Marta Rocha disse...

O porquê de Portugal não avançar daria pano para mangas num outro post. De qualquer forma, julgo que o desconhecimento gramatical não esteja no rol de contributos. Ao VPV reconheço-lhe valentia.. se não for mais, no sobrenome.

Gonçalo Capitão disse...

Ou seja, para quem sabe do que falo, a valentia também pode servir-se a copo...

Anónimo disse...

Pelo menos VPV é um homem independente, académico brilhante e escritor notável. Não é como uns e outros que dependem da política para sobreviver. E que até choram na televisão (pendindo desculpa pelas trafulhices que fizeram) só para se manterem no "poleiro".
Esses são os verdadeiros responsáveis pelo estado em que se encontra o país...
VPV pode ter muitos defeitos mas não é um dos "tachistas" que sugam como parasitas o nosso país.

Anónimo disse...

o Vasquinho Pulido Valente é um paradoxo.
Porque de pulido(polido) não tem nada.
é um grosso.
e de valente...só com os copos.
e ainda há quem goste .
gostos nao se discutem é verdade.
eu acho-o execrável,cobarde e mentiroso.
porque é muito fácil usar um jornal para atacat quem nos apetece sabendo que os visados nao tem direito de defesa.
é isso sim um cobardola

Anónimo disse...

Ó maria luisa não andaras com falta de "peso" ?

Anónimo disse...

VPV é doutora do pela Universidade de Oxford, professor no ICS e têm vários livros publicados e reconhecidos. Foi chamado para a vida politica e não se colou a essa vida. Que eu saiba nunca usou o dinheiro dos contribuintes indevidamente ( como fez Luis Filipe Menezes com o desdobramento de passagens de avião)
Foi colaborador de várias publicações e quer como prof. universitário quer como colaborador de jornais retira daí o seu vencimento e tem uma carreira estável. Se é alcoolico ou não isso pouco me importa, é um problema dele. Se não concordo com a sua opinião é um problema meu e não dos portugueses. Já é um problema dos portugueses terem um autarca que enquanto deputado roubou o dinheiro dos contribuintes (L.F. Menezes) ou termos "resmas" acessores deste daquele que só o são porque não têm vida para além da política e que são obviamente pagos por isso.
Se não fosse comentador ou cronista VPV seria professor universitário (doutorado) e se não lhe apetecesse ser prof. universitário viveria dos direitos de autor dos livros que escreve.

Já agora que tachos é que lhe arranjaram? Ser deputado durante uns meses?Ganha muito mais como professor universitário...ou como cronista!
Não me façam rir.

Anónimo disse...

Desconfio que o Sr. Pedro Araújo tem um desejo recalcado.
De se tornar político ou acessor.
A vida não lhe deu qualquer hipótese em nenhuma dessas áreas?
Deixe lá... É porque não tem mesmo jeitinho nenhum.
E isso é bom. Safamo-nos de boa.
Livra. Tanta crítica?!
Cá pelo burgo diz-se : " Quem desdenha quer comprar"

Anónimo disse...

Apenas respondi criticamente porque tenho certezas quanto a tudo o que disse. Caso tenha dito alguma mentira, o autor deste blog ou algum dos "comentadores" pode contradizer-me.
Não tenho o desejo de ser politico (nunca o tive) e muito menos de ser acessor de um mau politico!

Anónimo disse...

Cara Catarina Guilherme,

gostava de lhe fazer uma pergunta:
se eu criar um blog também a posso contratar como minha advogada de defesa?

Atenciosamente:
Gabriel Marques

Anónimo disse...

Pedro Araújo Sampaio tocou bem na ferida. VPV vale pela sua qualidade intelectual e carreira profissional. VPV sucedeu na vida fora da política e isso suscita a inveja de todos aqueles que vivem da política e não conseguem sustentar os seus vícios sem ela. É curioso ver pessoas a questionarem quem é VPV e que obra tem. Mas se fizermos a mesma questão a esses senhores, que há boa maneira de Santana e Menezes atacam com difamações de carácter pessoal altamente populistas, verificamos que passaram a vida a fazer favores, arrebanhar votos e a mover influências. Levantou e bem a questão de LF Menezes. Mas afinal quem é esse senhor? No site da CM Gaia diz o que ele seria se não vivesse da política: Médico director do Departamento de Medicina da Siderurgia Nacional EP/Maia - 1980 até hoje (com funções suspensas). Até aqui se serviu da política para lá chegar (notem que a SN era uma empresa pública quando LFM lá entrou).

O mesmo site diz que LFM foi Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, enquanto interno de neurologia infantil no Hospital Necker - 1986 e 1987; e, mais abaixo, refere que foi Chefe de Gabinete do Secretário de Estado do Ensino Superior, curiosamente dois anos antes de conseguir esta bolsa. Curioso ou não?

Portanto, o que este homem e a sua seita dizem sobre alguém como VPV deverá ser irrelevante porque pura e simplesmente são pessoas que vivem à custa da política, dos seus salários, dos favores que fizeram e das viagens de avião de deputados. São pessoas sem valor no mundo do trabalho, e por isso, como ninguém os quer, saltitam de cargo em cargo, de empresas públicas para institutos do estado... e têm todos imenso tempo para escreverem blogs e andarem pelo País inteiro à cata de votos. Se o Presidente da CMG anda pelo país inteiro e o chefe de gabinete pela internet é porque não fazem falta nenhuma nessa cidade.

Quanto ao autor deste blog deixo-lhe o conselho que costumo dar ao meu filho mais novo: a inveja é uma coisa muito feia. Não atire pedras quando está cheio de telhados de vidro.

Anónimo disse...

Caro Gabriel Marques.
Os meus honorários são certamente demasiado elevados para si.
No entanto, crie uma Blog e se eu tiver acesso a ele, se verificar que alguns comentadores utilizam linguagem grosseira e absolutamente ofensiva, como tem acontecido neste caso, seguramente que o defenderei.

Luis Cirilo disse...

Não há nada como tocar em algumas "vacas sagradas" do politicamente correcto para se levantar de imediato o coro dos fariseus.
Pronunciei-me,com cara e assinatura visiveis,sobre a ctividade de VPV enquanto politico e cronista do Publico.
Disse,e reitero,que como politico nada de relevante fez e como cronista considero-o tendencioso,sectário,injusto e bastas vezes sem qualquer rigor ou verdade no que escreve.
Sobre os seus estimáveis méritos intelectuais ou académicos não me pronuncio porque não foram assunto da postagem.
Constato que VPV,encontrou em Maria Luisa,Jorge Mello e Pedro Araujo Sampaio três dilectos seguidores do seu lamentável estilo de intervir .
Continuem que vão por bom caminho.
E apareçam sempre, que neste blog,escrevam o que escreverem,são bem vindos e nunca serão alvo de censura.
E quanto ao resto...lá nos encontraremos nas directas de 2008 !

Gonçalo Capitão disse...

Só não percebo como é que gente que se nota que pensa ser inteligente e detentora da verdade se desqualifica agredindo quem discorda.
Seá que não vêem que não têm de ser labregos para discutir...
Tem dias, Luís, em que acho que não vale a pena...

Anónimo disse...

O Sr. Capitão é que se desqualificou, segundo os seus próprios critérios, ao agredir de quem discorda. Relembro-lhe o seu grande argumento para caracterização de VPV: "Ou seja, para quem sabe do que falo, a valentia também pode servir-se a copo..."
De facto tem toda a razão. O Sr. Capitão "não tem de ser labrego para discutir"... mas foi. Se chamar a alguém bêbedo não é ser labrego, então é o quê? É ser mal intencionado, rude, mal-educado, numa palavra: labrego.

A acepção da sua culpa não lhe ficaria mal. A acusação dos outros pelos actos que o próprio pratica é reveladora da sua infantilidade.

Gonçalo Capitão disse...

Não deixa de ter razão, confesso. Diria Durão Barroso: "os homens não são de ferro"...
Procurarei não perder mais a cabeça com insultos ao Luís, já com os que me fazem aguento bem...

Anónimo disse...

Arrepia-me pensar que durante anos foi Vexa governador civil de Braga. Que Vexa é um péssimo político, isso já se sabe e é mais que público, tal como mais que pública é a sua demagogia fácil o seu carreirismo evidente. Agora, que é um péssimo político com graves dificuldades de expressão escrita, desconhecia. É o que dá quando não há assessores (e não acessores, como escrevem alguns) a corrigirem-lhe os textos. Melhor sorte para a próxima e mais esforço na presente.
Cordialmente,
Carlos Antunes de Sá.

Anónimo disse...

"Não lhe conheço obra numa autarquia,no governo,no Parlamento,numa ipss,seja lá onde for ,para se permitir falar como fala"
Deve reconhecer-lhe a obra académica...Espero eu. É qie quando diz "seja lá onde for" está a falar de tudo (política, história, cronicas, enfim em tudo em que o homem já trabalhou).
Resta-me desejar-lhe as maiores felicidades como assessor de LFM (afinal, "Aves da mesma pena andam juntas"), pelo menos não estará tão exposto como quando foi G.Civil...
Depois falamos...Mas não nas directas de 2008 nem em nada ligado ao PSD porque não faço parte desse partido.

Luis Cirilo disse...

Caro Gonçalo
Agradeço a solidariedade,assente numa boa amizade que por si só valem muito mais que estes comentários apalermados escritos por valentões que nem coragem de assinar o próprio nome tem.
E confesso que estes insultos são muito motivadores.
Demonstram que estamos no bom caminho.

Anónimo disse...

Caro Luis Cirilo. Correndo o risco de poder ser acusada de ser sua advogada de defesa, o que não me preocupada rigorosamente nada e de me chamarem a atenção para as vírgulas e outros que tais, deixe-me cumprimentá-lo e felicitá-lo.
Pela coragem que tem ao assumir os seus ideais e o que pensa.
É necessária uma grande coragem para assumirmos publicamente o que pensamos.
Queria igualmente dizer-lhe que o seu desempenho no cargo de Governador Civil foi notável.
Quem é isento nas avaliações reconhece isto.
Cumprimentos extensivos ao Sr. Gonçalo Capitão.
Pese embora a linguagem seja por vezes " discutivel" agrada-me a sua frontalidade.

Anónimo disse...

lá vem a vitimização. ó cirilo vê se deixas de ser lamechas, Porra!!! O direito às críticas não está reservado a ti e aos teus amigos. Não tens estofo para aguentar o que fazes aos outros. Que grande democrata. deixa-me que te diga insultos foram teus e dos teus amigos. Os que defenderam VPV não o fizeram. isto é que é a democracia dos santanistas e menezistas.

Anónimo disse...

Ó Carlos Antunes de qualquer coisa;arrepiante é seres estupido e ainda fazeres gala de exibir a tua estupidez.
além disso és um cobarde que nem coragem tem de assinar com o nome.
os caes ladram e a caravana passa.e por muito que vos custe o Menezes vai ser lider do PSD

Anónimo disse...

Há uma coisa que de facto não percebo: este blog é de uma pessoa que o assina e se identifica plenamente até com fotografia.
Expoe as opiniões com frontalidade,sem agredir nem insultar ninguém,com uma escrita agradável e na qual não detecto os erros que a agreste Maria Luisa (que forma tão desagradavel de comentar) aponta de dedo em riste.
é um blog que leio com agrado,concordando ou discordando,e razoável frequência.
Mas ,como qualquer outro blog,ninguém é obrigado a lê-lo !
Nao percebo porque há gente que deixa comentarios cheios de insultos,calúnias e insinuações maldosas.
Estão ao serviço de quê ou de quem ?
Alguém os obriga a ler o blog ?
Francamente,se querem ser ordinários ao menos assinem com o vosso nome.

Anónimo disse...

Caro Frederico Gonçalves: a natureza asinina com que se dirige ao que escrevi, do modo e com os argumentos com que faz demonstram, cabalmente, que é jotinha, carreirista e suficientemente ôco para não perceber nem o que escrevi, nem o modo como o fiz. Assim sendo, e considerando que o blogger não dá para fazer desenhos, lamento que a minha conversa consigo tenha, por razões de bom-senso, ficar por aqui. Boa sorte na carreira política, nada me custando a Meneziana liderança do partido.
C.A.S.

Rui Miguel Ribeiro disse...

Confesso que quando acabei de ler o post e vi que tinha 34 comentários fiquei pasmado.
Mais pasmado fiquei quando os li e constatei o chorrilho de asneiras, desvarios, insultos e manifestações de má educação (em bom e em mau Português) patentes em muitos deles!
Independentemente da liberdade de expressão, entendo que o Blog não merece isto e o seu autor ainda menos. O Luís Cirilo tem os seus defeitos como toda a gente; somos amigos, mas já divergimos e estivemos em campos diferentes e nunca recorremos à bengalada (verbal ou física) para resolver as nossas diferenças.
Enfim, os actos e as palavras ficam com quem os pratica e pronuncia e são, normalmente, o reflexo dos próprios.
Quanto a VPV, tem valor académico e alguns comentários interessantes. Não obstante, a grande maioria são como o que é descrito no Blog: fracos, grosseiros, insultuosos, arrogantes e destilam fel e ódio, típicos de quem não gosta sequer da própria sombra. Para terminar, não se pode ser grosseiro em nome da frontalidade. VPV não é franco, é mal educado.

Anónimo disse...

"Correndo o risco de poder ser acusada de ser sua advogada de defesa, o que não me preocupada rigorosamente nada e de me chamarem a atenção para as vírgulas e outros que tais, deixe-me cumprimentá-lo e felicitá-lo.
Pela coragem que tem ao assumir os seus ideais e o que pensa."

Ó LUÍS AVIS DIZENDO O QUE "PENAS"... PORQUE AFINAL AIDNA TENS O TAXHO NA CÂMARA DE GAIA PARA MANTER... CONTINUA LAMBE-BOTAS

Anónimo disse...

"Correndo o risco de poder ser acusada de ser sua advogada de defesa, o que não me preocupada rigorosamente nada e de me chamarem a atenção para as vírgulas e outros que tais, deixe-me cumprimentá-lo e felicitá-lo.
Pela coragem que tem ao assumir os seus ideais e o que pensa."

Ó LUÍS VAIS DIZENDO O QUE "PENAS"... PORQUE AFINAL AIDNA TENS O TAXHO NA CÂMARA DE GAIA PARA MANTER... CONTINUA LAMBE-BOTAS

Anónimo disse...

Nao tendo nenhum especial prazer em falr aqui,ou noutro sitio qualquer,com carlos sá não deixo de lhe dizer o seguinte.
Não sou jotinha embora tenha idade para ser.
E nao sou porque nao reconheço a jsd nos dias de hoje a defesa de causas minimamente motivadoras para um jovem a ela aderir.
apenas luta por lugares.golpes e contra golpes,ansia de lugares remunerados e nada mais.
nao sei quem é o actual lider,nem o anterior,etc,etc.
o ultimo de que tenho memoria com verdadeiro lider jovem foi o pedro passos coelho.de la para cá cada um pior que o anterior.
agora antes de criticar a minha forma de escrever olhe para a sua.
agressividade por agressividade a sua não é menor.

Anónimo disse...

nao percebo porque perdem tanto tempo com o VPV.todos sabemos que é um sujeito recalcado,alcoolico e podre de vaidoso.
desprezem-no que é o que ele merece

Anónimo disse...

Só pessoas verdadeiramente medíocres fazem críticas de cariz pessoal. Se é ou não alcoólico não interessa. Ao contrário do Sr Cirilo, VPV tem mérito na sua profissão (SIM SR CIRILO, LAMBER AS BOTAS AO MENEZES NÃO É PROFISSÃO!!!). Se querem criticar utilizem argumentos válidos e não reles acusações infundadas e insultuosas ao bom nome das pessoas!!!!

Anónimo disse...

Eu não sei se ele é bêbado ou não, porque não o conheço, mas sei q nunca será deputado à força por causa da imunidade parlamentar.

Anónimo disse...

repito nesta postagem o comentario que ja coloquei noutra.
pelas criticas ao autor do blog se percebe o baixissimo nivel de alguns apoiantes (?) de marques mendes.
especialmente os atrasados mentais que escrevem a coberto de um anonimato cobarde.
quem quer insultar e caluniar devia dar a cara.era o minimo.
mas ha quem só sirva para estas encomendas.
sao uns verdadeiros ratos de esgoto

Gonçalo Capitão disse...

Srª Dª Catarina Guilherme:
Agradeço o cumprimento e aceito o reparo.
Acredite, porém, que o tom ultramontano é, por vezes, propositado, visando causar certas reacções (não é o seu caso, obviamente).
Cumprimentos
GC