domingo, março 04, 2007

Romaria a Chaves



Fui um dos mais de 3000 vitorianos,seguramente mais,que num dia de puro Inverno rumaram a Chaves perseguindo o sonho de ainda esta época ser possivel o Vitória voltar ao seu lugar.

Não se enganaram ao ler o primeiro paragrafo.Eram mesmo mais de três mil adeptos,de todas as idades,que marcaram presença em mais uma grande jornada vitoriana.

Carros,carrinhas,autocarros,motos,todos os meios de transporte foram utilizados para que o Vitória,uma vez mais,jogando fora...jogasse em casa !

O que aconteceu.

Já há alguns anos afastado dos grandes jogos,o Desportivo de Chaves,reviveu por uma tarde os tempos em que marcava assinalável presença na 1ª divisão e até conseguia o apuramento para a Uefa.

Como diziam adeptos locais,há muitos anos que não tinham tanta gente no estádio,até porque o Desportivo se arrasta penosamente no ultimo lugar da II Liga e tem a descida á II B como certa.

Ao ponto de ter assistido á chegada dos seus jogadores ao estádio,nos seus carros particulares,quatro ou cinco em cada viatura num cenário impensável numa competição que se diz profissional.

Para já não falar num estádio sem as minimas condições de conforto(igual a varios da I Liga importa dizê-lo),com as bancadas completamente expostas ao frio e á chuva e onde ao arrepio das normas vigentes foi permitido entrar com guarda chuvas !

Valeu a atitude digna da direcção do Desportivo de Chaves,que não aproveitou a invasão vitoriana para "facturar" e pôs bilhetes a venda a preços razoáveis.

O que infelizmente não sucede noutros lados.

No regresso,embora contente com o triunfo,interrogava-me daqui a quantos anos voltarei a Chaves para ver um Desportivo-Vitória.

Depois de lá ter visto ao longo dos anos grandes jogos na I Liga e depois de ter participado nesta romaria unica para um jogo da II Liga,com a descida eminente do Desportivo á II B e com a possivel subida do Vitoria á I Liga,vão demorar certamente varios anos até o reencontro ser possivel e na I Liga.

Esperemos que poucos. O Desportivo de Chaves e Trás-os-Montes fazem falta á divisão maior do futebol português.

Tal como Guimarães e o Vitória.

Depois Falamos

2 comentários:

SicGloriaTransitMundi disse...

Concordo, de facto, com todas as suas ideias neste post.

Chaves merecia bem melhor, em todos os aspectos...

Desde sempre me habituei a ver um campeonato da 1ª Liga com equipas como o Chaves, o Covilhã, O Elvas, só para referir algumas que já passaram na 1ºliga.

Penso que estes casos ilustram muito bem que não são apenas as indústrias que podem trazer desenvolvimento às cidades do interior, mas também o desporto e a cultura e o turismo, pois também estas actividades são pilares fundamentais do actual desenvolvimento.

Sou da opinião ser necessário pensar-se melhor nestes fenómenos desportivos como uma possível forma de potencialização das características específicas de cada região e como uma forma de combater a desertificação do interior...

Já que o governo não combate a desertificação no interior (evitando o fecho de urgências e construindo mais meios de comunicação rápidos, fiáveis e eficazes), que sejam fenómenos como o futebol a fazer com que as populações permaneçam fiéis às suas origens e criem novos focos de interesse e desenvolvimento...para seu bem...e bem do país!!!

Enfim...Sic Gloria Transit Mundi...

Rui Miguel Ribeiro disse...

Não estive lá, mas li no Record que eram 4.000 Vitorianos! Parabéns ao Vitória! Se o Vitória tivesse uma equipa (de futebol e de gestão) à altura da dedicação dos adeptos...