domingo, março 25, 2007

Mais 43 !


O Diário de Noticias de hoje anuncia que o ministro Correia de Campos,na sua furia de encerrar,encerrar,encerrar,se prepara para ...encerrar mais 43 serviços de atendimento permanente !
Num total de 56,13 já encerraram e vão agora fechar mais 43.
Dez no norte,36(!!!)no Centro,6 em Lisboa e Vale do Tejo e quatro no Alentejo e Algarve.
Mais um verdadeiro atentado á qualidade vida das populações e,mais do que isso,ao seu direito á saúde.
Anuncia o PSD que vai chamar o ministro ao Parlamento e acena com a possibilidade de um inquérito parlamentar á medida anunciada.
Faz bem !
Mas devia fazer mais.
Por exemplo,promover no mesmo dia,e á mesma hora,uma visita dos seus deputados aos 43 SAP em risco de encerrar
Dado que o partido tem 75 parlamentares não lhe seria nada dificil dar uma dimensão nacional a essa iniciativa e corporizar em todo o país a oposição a uma politica completamente ruinosa para os cidadãos.
E ai cumpriria,na plenitude,a responsabilidade de liderar a oposição.
Depois Falamos

4 comentários:

SicGloriaTransitMundi disse...

A ideia de se fecharem alguns SAP'S parece-me uma forma encapotada de:

1º Fazer uma centralização de serviços...e daí uma espécie de centralização regional ou regionalização.

2º Baixar os custos do Estado, promovendo ao mesmo tempo a iniciativa privada (porque já há privados e Misericórdias interessados em criar SAP'S privados, logo pagos, logo caros!!!)

3º Desertificar o interior, porque se não há cuidados de saúde nem escolas, o povo foge para o litoral.

Parabéns "engenheiro" Sócrates, está a construir um belo edifício!!! Veja lá se o tecto lhe cai em cima...o outro caiu da cadeira...

Maria Manuel disse...

Esta reforma estrutural teve início evidente com o encerramento das maternidades, nem os apregoados milhares de abortos a liberalizar foram móbil de tamanha acção. Ora agora as crianças deste país vão nascendo pelas auto estradas deste país, pese a contestação PS a quando da sua criação ainda bem que existem…
Com os SAP´S e outros centros de cuidados primários a questão vai ser igual. Sabendo que a população nacional está cada vez mais velha, que os seguros de saúde não são contratados – ou pelo menos com grande dificuldade – a pessoas com mais de 60 anos, as reformas e o poder de compra dos portugueses é cada vez mais decrépito, efectivamente esta estratégia do Ministério da Saúde é um excelente meio de garantir o direito constitucional à saúde para todos.
Penso porém que esta é a estratégia usada para a privatização forçada dos prestadores de serviços de saúde permitindo assim a curto prazo lobis nos quais os ministros do actual governo terão posições societárias e onde dessa forma possam manter as seus rendimentos pós governação.

Anónimo disse...

É uma vergonha o que este governo e este ministro estão a fazer á saúde em Portugal.
Um escãndalo.
claro que um verdadeiro partido de oposição desencadearia uma campanha nacional de denuncia.
Mas o PSD dirigido pelo sr mendes só esta preocupado é em garantir para a corte do lider os lugares nas listas do parlamento europeu e nas legislativas de 2009.
o País e os portugueses que se lixem.
Sao precisos é lugares para os cortesãos.

Anónimo disse...

Concordo com o afirmado, mas o comentador Pedro Vaz esqueceu-se das cortesãs e dos filhos/as das cortesãs. Ultimamente 'é o que está a dar'- daí a dignidade e ética que os envolvidos demonstram à saciedade...