segunda-feira, abril 02, 2007

A cada um a sua...Ota


A questão da construção do novo aeroporto internacional de Lisboa,na Ota,transformou-se num tema central do debate politico em Portugal.
E bem !
Os custos previstos,a influência na politica de transportes,o impacto ambiental,a influência que vai ter no tráfego e gestão do aeroporto do Porto,entre outras questões,bem merecem que a volta do tema se debata com profundidade.
Fazendo por esquecer afirmações infelicissimas,como a do ministro Mario Lino considerando o novo aeroporto uma questão de honra pessoal (na gestão do Estado não podem existir questões pessoais),que em nada vem ajudar ao esclarecimento público da questão.
O PSD,principal partido da oposição,já anunciou a sua oposição á construção do novo aeroporto na Ota, propondo-se agora através de uma conferência a realizar no Hotel Tivoli,discutir a localização da infraestrutura.
Não vou agora discutir méritos ou timings dessa discussão.
Parece-me que uma conferência intitulada "O Novo Aeroporto de Lisboa: na Ota ou noutro local? " teria feito sentido muito mais cedo.
Mas mais vale tarde que nunca por isso...adiante.
O que hoje realço aqui é esta irresistivel tendência do partido para se acantonar em hoteis de 5 estrelas.
Conferências,colóquios,conselhos nacionais,assembleias distritais,sessões da revisão do programa do partido,hoteis de luxo é o que está a dar.
Não sei se alguém já parou para pensar na mensagem que este "gosto" transmite aos militantes e aos cidadãos em geral.
Não sei até se os estrategos do partido pensam encontrar nesses hoteis o eleitorado necessário a encurtar as distâncias para o PS e o Governo.
Sei,isso sim,que uma questão como esta devia ser discutida no terreno,em diálogo com os autarcas locais,ouvindo as associações ambientalistas e mostrando que o partido existe fora dos hoteis de luxo.
Levando a direcção do partido para o meio do povo e transmitindo uma oportuna sensação de proximidade ás estruturas distritais e concelhias do partido.
Foi assim que o PSD se fez grande.
Mas na actual direcção parece que preferem "Pensar em Grande"...
O problema estará mesmo no passar do pensamento á acção !
Felizmente ainda há no partido quem o saiba fazer.
Depois Falamos

6 comentários:

SicGloriaTransitMundi disse...

A referência do Ministro Mário Lino a questões pessoais parece-me infeliz, dado que pode levar a que alguns boatos relacionados com a propriedade dos terrenos possam passar a ser verdades...

A questão aqui levantada quanto aos hotéis de 5*, leva-me a pensar que, de facto, estão a dar uma imagem de um certo distanciamento em relação ao povo, coisa que não acontecia em tempos idos, tempos de (outras) maiorias absolutas! Daí, que também acho que o trabalho está a ser mal feito! Perdoem-me por dar a minha opinião, pois não sou filiado, mas nutro uma certa simpatia por esse partido, apesar de achar que já teve outra "chama"...

Em relação à atitude em si, acho que esse partido devia era pensar em ser grande, e não pensar em grande, já que o seu presidente, nas palavras de Valentim Loureiro (que eu subscrevo) "não tem estatura para ser presidente do PSD"...

Cada um entenda este trocadilho como quiser...

Anónimo disse...

Como é possível alguém subscrever as palavras de um corrupto e de um ladrão. Que se diga mal do mendes tudo bem, até o merece. Agora, criticar com as palavra de alguém que nos devia envergonhar a todos. Citar um escroque da pior espécie é demais. Vê lá se tb andas a tomar cafézinho com leite, ou a comer fruta à noite com essa gente.

Fora com o Major, ou melhor dentro com o Major, com a Felgueiras, com o Isaltino e todos os seus amiguinhos da construção civil

SicGloriaTransitMundi disse...

Em relação ao comentário do "Anónimo", vou dar-me ao trabalho de responder dizendo que:

-não apoio o sr. que você considera "corrupto e ladrão". Apenas achei interessante e verdadeiro o comentário em relação a Marques Mendes.

-não sou apreciador de café com leite e não costumo comer fruta à noite, nem me dou com essa gente a que se refere...nem estou envolvido em política.

-não escondi a minha identidade atrás da palavra "anónimo"...

Marta Rocha disse...

Eu disse já várias vezes, porque me parece um argumento sem validade e sem maioridade, em relação às piadinhas fáceis da estatura de Marques Mendes: os homens não se medem do pescoço para baixo, medem-se do pescoço para cima! Esta frase não é minha, mas garanto que a pessoa que subscrevo não tem contas a prestar à justiça. E o caro sicgloriatransitmundi? Pode dizer o mesmo?

Mais importante do que ter uma qualquer estatura, para reunir condições de ser presidente do PSD, é ter idoneidade. Além disto desconhecia que Valentim Loureiro sabia dizer mais do que três palavras, sem meter um palavrão.

Luis Cirilo disse...

Cara Marta:
Naturalmente que tem razão quanto á estatura do presidente do PSD.
Tamanho não é argumento e nós,sociais democratas,bem sabemos o que representa para todo o partido um homem que era pequeno em estatura mas extraordinariamente grande em dimensão politica e humana.
Francisco Sá Carneiro.
Obviamente que a avaliação que se faz do dr Marques Mendes terá sempre de ser politica e ética e nunca fisica.
Sabe bem o que penso deste lider e desta liderança,mas nunca alinharei em manobras que visem o achincalhamento do homem em detrimento da avaliação politica...do politico.
É assim que deve ser e creio estarmos inteiramente de acordo.

SicGloriaTransitMundi disse...

Eu também admiro o Dr. Marques Mendes pelo seu trajecto político, profissional e pessoal...

Mas caramba, não me digam que neste país também já não se pode brincar!!!

Não se esqueçam que sabermos rir das nossas próprias limitações é um sinal de inteligência...

Não me digam que no nosso país também já se instituiu o "lápis azul" nos blogs???

LIVRA...