sexta-feira, maio 02, 2025

Spinumviva

Faço parte daqueles, não sei se poucos se muitos, que já não podem ouvir falar da Spinumviva.
Ao ponto de quando num telejornal começam a falar do assunto mudar imediatamente de canal por absoluta falta de paciência para uma telenovela rasca mas a que a oposição e alguma comunicação social insistem em adicionar novos capitulos quasse diariamente.
Sobre a Spinumviva li, ouvi, vi, considero-me completamente esclarecido e dispenso mais explicações.
Mas esse é um privilégio de um cidadão eleitor sem qualquer responsabilidade partidária.
Os dirigentes da AD, os responsáveis pela sua campanha eleitoral e os candidatos terão naturalmente de ter uma perspectiva muito diferente porque goste-se ou não o assunto existe, está em cima da mesa e é um problema.
E por isso, até porque o assunto irrita e só desaparecerá se a AD ganhar e tiver condições para um governo de maioria, atrevo-me a deixar aqui quatro sugestões.
A primeira é para a AD não se ficar pela defesa e explicação deste caso mas também atacar , muito mais do que o tem feito, as fragilidades de Pedro Nuno Santos.
A empresa do pai e respectivos negócios com o Estado, o subsidio de deslocação que recebeu durante anos de forma indevida, a proveniência do dinheiro para os negócios imobiliários com as casas que comprou, o caso Alexandra Reis, o dia em que quis decidir sozinho a localização do novo aeroporto e foi humilhado por António Costa, entre outros. 
E ao contrário da Spinumviva tudo isto é factual.
A segunda sugestão é a criação de uma "tak force" nas redes sociais, com perfis reais e não falsos porque isso é forma de agir do PS, para combater de forma eficaz toda a mentira, toda a calúnia, todas as invenções que por lá andam.
A terceira , admito que começa a ser tarde mas ainda há tempo, é juntamente com o programa eleitoral ser elaborado um completo dossier sobre o assunto Spinumviva com todas as explicações, com a cronologia dos factos e com os desmentidos às mentiras e invenções da oposição para ser um instrumento de esclarecimento na mão dos candidatos e das direçoes distritais e concelhias  de campanha.
A quarta é repetir em todo o país algo que já foi feito no distrito de Braga em 2015.
Nesse ano, e nas eleições mais dificeis que PSD e CDS (na altura PAF) enfrentaram em muitos anos, a estratégia distrital passou por um regresso às sessões de esclarecimento como se faziam nos primórdios da democracia. 
Durante o dia fazia-se a campanha tradicional de visitas a instituições, feiras e mercados e depois várias noites por semana, em várias freguesias de vários concelhos simultaneamente, faziam-se as tais sessões de esclarecimento a começarem às 21.00h.
Com a lista de candidatos, liderada por Jorge Moreira da Silva ao tempo ministro do ambiente, dividida em grupos de três ou quatro de molde a poderem assegurar várias sessões em vários concelhos.
Em juntas de freguesia, casas do povo, auditórios vários, os candidatos falavam directamente com os eleitores explicando os quatro anos de governação e as dificuldades e problemas que foram enfrentados e vencidos para se conseguir uma saída limpa da ajuda externa respondendo depois a todas as dúvidas dos cidadãos.
Foi um sucesso com salas cheias e pessoas interessadas e o resultado confirmou isso com a eleição de dez deputados da coligação naquele que foi o seu melhor resultado de sempre no distrito.
Penso que isto pode e deve ser feito de novo e em todo o país.
Creio até que é muito mais importante que as tradicionais visitas a hospitais, escolas, instituções sociais, desportivas e culturais porque nas sessões de esclarecimento a mensagem pode ser passada de forma muito mais eficaz do que nessas visitas cujo sucesso depende bastante de haver ou não haver comunicação social a acompanhar e que em termos de convencimento de indecisos são bastante ineficazes para lá de suscitarem interpretações nem sempre benéficas.
Enfim sugestões de quem está farto de ouvir falar na Spinumviva e considera que é tempo de com engenho e arte se transformar essa dificuldade uma oportunidade e num pretexto para esclarecer ainda melhor os eleitores de molde a AD conseguir um triunfo claro e que arrume com o assunto de uma vez por todas.
Depois Falamos.

Sem comentários: