
O comunicado do Benfica é uma vergonha e uma falta de respeito do clube pela sua própria grandeza e História.
Porque não passa de um amontoado de pretextos, de ameaças de chantagem e de " xico espertices" próprias de quem hoje dirige o clube mas indignas da instituição.
Vamos por partes.
Na final da taça de Portugal há um lance em que um jogador do Benfica é pisado na cabeça por um jogador do Sporting que devia ter sido expulso mas não foi.
Erro do árbitro mas essencialmente do VAR. E nisso o Benfica tem razão. Num lance de um jogo de futebol.
Afinal idêntico a tantos lances em que jogadores do Benfica gozam da tolerância dos árbitros e da inacção dos VAR.
Virá a talhe de foice recordar que o Benfica foi a única equipa que terminou o campeonato sem um único cartão vermelho pese embora só o jogador Otamendi ter feito o suficiente para ver meia dúzia deles.
E com base nesse lance, que nem influência directa teve no resultado, o clube fez um comunicado. Como pretexto esse lance e a pugna pela verdade desportiva ( só dá para rir mas enfim ) ameaçando com participações disciplinares e exposições à FIFA num folclore que tem mais a ver com as eleições no clube daqui a uns meses do que com qualquer resultado prático dessas queixas.
Mas depois do folclore vem o substancial.
A chantagem parola e ridícula sobre não disponibilizar o estádio da Luz para jogos da seleção sem qualquer pejo em utilizar a equipa de " todos nós " como arma de arremesso naquilo que não passa de uma luta pelo por manter uma posição de privilégio no controle da arbitragem.
Se o senhor Proença tiver um pingo de dignidade marcará o próximo jogo da seleção para a Luz e quero ver se a recusa de cedência se mantém com as consequências disciplinares previstas nos regulamentos a serem aplicadas.
Mas o mais grave de tudo, o verdadeiramente grave e que é a génese da "xico espertice" por trás deste aproveitamento de um mero lance de um jogo, é o Benfica anunciar o seu ( esperado) boicote à negociação centralizada dos direitos televisivos que tão importante é para o desenvolvimento e a competitividade do nosso futebol.
O Benfica quer manter o " status quo" de sempre, incluindo aquilo que é caso único na Europa do futebol e que é transmitir os jogos caseiros do campeonato na sua televisão com a conhecida manipulação de imagens conforme os seus interesses (nomeadamente na repetição de lances polémicos) , mostrando o mais absoluto desprezo pelos interesses globais do nosso futebol que também passam por uma distribuição mais justa das verbas televisivas.
Matheus Reis pisou Belotti e devia ter sido expulso mas não foi.
Mas que tem isso a ver com a seleção jogar na Luz ou com a negociação centralizada de direitos televisivos?
É evidente que nada que não seja falta de vergonha e "xico espertice".
O Benfica é o maior clube português, é um clube importante no nosso desporto bem como uma referência de Portugal no mundo.
Mas não "este" Benfica com esta forma de agir e com estes dirigentes.
O desporto nacional precisa de outro Benfica e esse outro Benfica precisa de ser muito melhor dirigido!
Depois Falamos.
https://www.jn.pt/1316861520/benfica-fecha-luz-a-selecao-e-faz-queixa-do-var-a-fifa/
Sem comentários:
Enviar um comentário