quinta-feira, março 21, 2024

Normal

Desfeitas as dúvidas de quem ainda as tivesse, reduzido ao ridiculo o papaguear alucinado da Mortágua e do Tavares quanto a um governo de esquerda, reforçada a azia de alguns comentadores que em tudo viam pretextos para não reconhecerem a vitóiria de quem ganhou, devidamente ponderado o calculismo de Pedro Nuno Santos ao não querer governar agora , o Presidente da República fez o que ainda não tinha sido feito ( estou a citar mas não Pedro Abrunhosa...) e formalizou o convite ao líder da força vencedora das eleições para formar governo. Tudo normal portanto.
E pese embora ter havido, do meu ponto de vista, alguma precipitação nas audiências aos partidos antes de se saberem os resultados finais e um sabor a desconforto institucional num convite feito à uma da manhã a verdade é que desde 10 de Março que se sabia quem ia governar.
E por isso o convite de hoje de madrugada foi apenas a formalização de um cenário no qual seguramente Luís Montenegro já vinha trabalhando desde o dia seguinte às eleições e que é o da formação do governo.
E tenho gostado da forma como o tem feito.
Discretamente, sem fugas de informação, não sendo visto nem prestando declarações desde a noite eleitoral e aparecendo à comunicação social apenas ontem para dizr o estritamente indispensável.
Digamos que esta forma cavaquista de constituir um governo é o modelo correcto e que marca desde já a diferença em relação aos governos do PS.
Quem serão os ministros?
Por mais que a comunicação social e os comentadores se deitem a adivinhar creio que apenas o novo primeiro ministro os saberá embora seja inevitável que entre tantos nomes atirados para a praça pública alguns acabem por se confirmar.
E acredito que será o Presidente da República o primeiro a ser informado como devia acontecer sempre.
Um bom começo de Luís Montenegro como primeiro ministro.
Costuma-se dizer que não há segunda oportunidade para uma primeira boa impressão.
E essa está conseguida na forma como está a constituir o governo.
Depois Falamos.


P.S. No meio de tanto nome e tanta tentativa de adivinhar deixo aqui uma curta opinião sobre o que tenho lido. Se se confirmarem Paulo Macedo nas Finanças e Teresa Morais nos Assuntos Parlamentares serão duas excelentes escolhas. Falta é saber se se confirmam.

Sem comentários: