segunda-feira, março 18, 2024

História

Quando me falam de histórias estranhas na política, pelo menos até serem explicadas, esta ficará seguramente na minha memória como uma das mais difíceis de perceber.
Contextualizemos.
Desde 2001 que Famalicão é um dos bastões autárquicos do PSD no distrito de Braga.
Nesse ano, e depois de décadas de liderança socialista, a Câmara foi ganha por uma coligação PSD/CDS liderada pelo arquitecto Armindo Costa dando sequência a um muito bem elaborado trabalho político iniciado em 1997.
Fez os três mandatos permitidos por lei e em 2013 foi substituido pelo seu vice presidente Paulo Cunha.
Que fez dois mandatos mas não quis ser candidato ao terceiro e a candidatura foi encabeçada pelo então vereador Mário Passos que é hoje o presidente.
Actualmente Paulo Cunha é presidente da distrital de Braga do PSD e um dos vice presidente de Luís Montenegro na comissão política nacional do partido.
No passado fim de semana realizaram-se eleições para a concelhia de Famalicão.
Mário Passos foi candidato a presidente da concelhia e Paulo Cunha a presidente da mesa do plenário concelhio.
E aqui surge o primeiro factor de estranheza.
Aparece outra lista candidata aos orgãos e concorrendo com a lista do presidente da câmara!
Convenhamos que não é frequente.
Mas a estranheza é ainda maior quando se sabe que essa lista é encabeçada pela vereadora Sofia Fernandes que assim disputa a liderança da concelhia ao presidente do municipio.
Admirados?
Vão ficar mais.
A lista da vereadora vence de forma arrasadora com 417 votos contra 275 derrotando a lista do presidente da câmara e do ex presidente da câmara e actual presidente da distrital e vice presidente do partido!
Estranhíssimo não é?
Apesar de tudo nem tanto, especialmente para quem conhecer bem a realidade de Famalicão, se constatarmos que a lista de Sofia Fernandes tinha como mandatário o eng. Fernando Costa (Mito) anterior presidente da concelhia e o verdadeiro detentor do poder no PSD de Famalicão desde 1997.
Seria muito tentador a partir daqui teorizar sobre o que se passou e essencialmente sobre o que se vai passar, em Famalicão no distrito e noutros âmbitos políticos nacionais e não só, mas não o farei.
Direi apenas que conheço bem a Sofia Fernandes e que a considero um excelente quadro político, uma pessoa de valores e com valor, perfeitamente à altura dos desafios que lhe forem postos no presente e no futuro.
Em suma uma bela história esta.
Depois Falamos.

Em tempo: A lista de Sofia Fernandes foi a primeira a ser apresentada o que tem a sua relevância como é óbvio.

 https://www.noticiasdefamalicao.pt/sofia-fernandes-vence-mario-passos-e-paulo-cunha-e-conquista-psd-famalicao-com-vantagem-esmagadora/?fbclid=IwAR1OmWIVA5gBr73EyR3MNdM8RslxQSlKwfrXo-IqfHiH9QJL5C7IPwVRqKY

Sem comentários: