sexta-feira, março 08, 2024

Redes Sociais

As redes sociais, esse grande "vício" contemporâneo, tem para os seus utilizadores inúmeras vantagens e alguns inconvenientes também como é próprio de espaços que são frequentados por pessoas tão diferentes e com gostos tão diversos.
Permitem acesso a vasta gama de conhecimentos, a uma troca generalizada de informação imensamente diversa, encontrar e reencontrar amigos da vida real alguns dos quais estavam "perdidos" há anos e conhecer gente nova e muito interessante que nalguns casos se vem a tornar também amiga na vida fora das redes.
São também um espaço privilegiado para partilha de opiniões, tomada de posições em diversos assuntos, assumpção de opções da mais diversa indole da política à desportiva passando por tantas outras.
Valorizo particularmente a oportunidade de nas redes se poderem ter boas conversas e travarem debates interessantes com gente que dá a cara, é educada e respeitadora , sabe discutir com argumentos e perde ou  ganha essa troca de razões com fair play e boa disposição.
E são essas as boas razões pelas quais aderi a algumas redes sociais, nelas continuo e vou continuar!
Porque depois há o reverso da medalha.
Constituido por gente que não vale nada, que não sabe argumentar nem respeitar, que não tem educação nem valores, que confunde as redes sociais com as instalações sanitárias das suas casas procedendo em ambos os espaços da mesma forma, que não tem opinião própria sobre nada mas tem sempre vastas opiniões sobre as opiniões alheias, que mente , que insulta, que calunia e inventa, que não presta em suma.
Entre esses ainda há aquilo a que se pode chamar a escumalha maior e pior. Mais tóxica.
Autênticos ratos de esgoto!
Constituída pelos cobardes que se escondem atrás de perfis falsos e de "nicknames",quando se trata de chats, que fruto da estupidez natural e/ou de serem incentivados a isso vagueiam pelas redes selecionando alvos a atacar e depois fazendo-o com uma sanha persecutória apenas explicável pela ausência de neurónios , de uma educação miníma , da absoluta intolerância face a opiniões diversas e tudo isso a par, nalguns casos que não todos, da atração pelas remunerações diversas que recebem a troco desses actos mercenários.
São o "senão" que todas as "belas" tem.
É pena, por todas as razões, que assim seja mas que esses ratos de esgoto não sejam nunca motivo para as pessoas interessantes, bem formadas, inteligentes e óptimas parceiras de debates e troca de ideias deixem de andar pelas redes sociais.
E embora todos possamos obviamente viver longe das redes sociais seria muito aborrecido constatarmos estar numa sociedade, ainda que virtual, em que o triunfo dos ratos significasse a vitóira do Mal sobre o Bem.
Se já George Orwell avisava sobre o perigo do "Triunfo dos Porcos" que diria sobre o triunfo dos ratos...
Depois Falamos.

Sem comentários: