Roger Schmidt, segundo os jornalistas atentos,veneradores e obrigados é um gentleman, um modelo de desportivismo, um paradigma do fair play.
E de facto é.
Quando ganha.
Porque quando perde percebe-se que há ali muito mau perder, mau feitio e até recusa em assumir responsabilidades.
O Benfica ontem começou a pagar tudo isso.
Porque depois da derrota no Bessa na primeira jornada, algo que Herr Schmidt nunca julgara possível, o treinador alemão em vez de assumir que quando ganham ganham todos e quando perdem perdem todos resolveu arranjar um bode expiatório para a derrota individualizando a culpa no guarda redes Odisseas Vlachodimos.
O que foi, além do mais , uma grande injustiça porque nem Vlachodimos esteve tão mal assim nem o fugitivo à responsabilidade se lembrou que foi muito devido à grande época do guarda redes que o Benfica ganhou o campeonato e chegou aos quartos de final da Liga dos Campeões.
Sabe-se como a coisa acabou.
Vlachodimos foi afastado da equipa e foi-lhe mostrada a porta de saída do estádio da Luz rumo ao Nottingham Forest.
Ficando o Benfica no seu quadro de guarda redes com quatro jovens.
Anatoliy Trubin com 22 anos acabados de fazer, Samuel Soares de 21, Leo Kokubo de 22 e André Gomes de 18!
Todos eles sem qualquer experiência da Liga portuguesa e com apenas Trubin a ter alguma experiência de Liga dos Campeões ao serviço do Shakhtar Donetsk.
O que é manifestamente curto para um clube que entra em todas as competições nacionais com o objectivo de as ganhar e que tem também a natural pretensão de na Liga dos Campeões chegar o mais longe possível pelo prestigio e pelo dinheiro.
Pelo que não se compreende a ligeireza com que o clube e o treinador encararam a questão da baliza e da saída do seu indiscutível titular.
Já se sabe que especialmente na Champions a falta de experiência paga-se muito caro.
E então tratando-se da baliza onde o seu ocupante é o último a errar porque depois dele é o golo.
Ontem Trubin, de quem apenas discuto a falta de experiência mas não a qualidade porque essa ainda não deu para avaliar, teve enormes responsabilidades na derrota do seu clube ao fazer uma grande penalidade ingénua e desnecessária e ao sair mal no lance que viria dar a segunda grande penalidade obrigando António Silva aquele corte com a mão que lhe valeu vermelho directo.
Uma derrota que pode complicar o apuramento e uma derrota que impede o clube de facturar os quase 3 milhões de euros que rende cada triunfo na fase de grupos.
As embirações de Herr Schmidt começaram ontem a pagar o seu preço.
E sabendo-se que até ao mercado de Janeiro nada há a fazer resta ao Benfica esperar que ontem tenha sido apenas uma noite má, e que após ela Trubin consgiga confirmar as razões da contratação, porque caso contrário o prejuízo desportivo e essenciamente financeiro pode ser bem maior.
Depois Falamos.
Sem comentários:
Enviar um comentário