quarta-feira, setembro 22, 2021

Centenário

O meu artigo desta semana no zerozero.pt

O Vitória completa hoje noventa e nove anos de idade e ,por consequência, entra naquilo a que se convencionou chamar o ano do centenário dado que a 22 de Setembro de 2022 o clube completará os seus primeiros cem anos de vida.
Num clube com memória, com respeito pela sua história, grato aos que o tornaram possível ao longo destes noventa e nove anos uma data tão significativa não poderia ter outro tratamento que não o de uma comemoração condigna e que assentasse em vários objectivos considerados como fundamentais.
Agradecer o passado, consolidar o presente, perspectivar o futuro, aumentar a visibilidade nacional  e reforçar as ligações à comunidade.
E as comemorações do centenário, que começam hoje e vão formalmente durar até de hoje a um ano mas deixando as sementes para outras iniciativas, procurarão na sua diversidade cumprir todos esses objectivos atrás elencados. 
Desde logo agradecer, recordar, manter vivos nas memórias vitorianas todos aqueles (associados, dirigentes, funcionários, atletas, técnicos) que da chapelaria Macedo, onde o clube foi fundado, até ao actual estádio D.Afonso Henriques onde pulsa o coração vitoriano construiram esta bela história quase centenária.
No campo da Perdiz, no Zé Minotes, no Bem-Lhe -Vai, na Amorosa, no Municipal, no rinque da Amorosa, no pavilhão do INATEL e noutros recintos desportivos de que o Vitória, futebol e modalidades , fez casa há páginas escritas de uma gesta que nos honra e que permitiram que hoje o Vitória seja uma das maiores potências desportivas do país no conjunto das modalidades que o clube pratica desde a mais antiga, futebol, até ao xadrez que é a mais recente.
E no programa do centenário haverá espaço para tudo isso.
Com exposições a recordarem equipamentos, fotografias, caricaturas e cartoons  e outros motivos ligados ao clube, com colóquios em que terão a palavra antigos atletas, técnicos e dirigentes para evocarem o Vitória dos seus tempos, com a edição de livros sobre estes cem anos de História com um livro de cartoons da autoria de Miguel Salazar que evocará em cem desenhos os cem anos de História.
Também com homenagens aqueles que "por  valerosas obras (vitorianas) se foram da lei da morte libertando".
A consolidação do presente também terá o seu espaço.
Discutindo em conferências e debates temas importantes para o desporto em geral e  para o futebol em particular, trazendo personalidades de reconhecido mérito para participarem nesses eventos, expondo os principais troféus do clube como forma de mostrar  ambição de sermos cada vez mais um clube ganhador, realizando torneios do centenário em grande parte (desejavelmente em todas) as modalidades como forma de homenagear o ecletismo que é uma marca fundamental do nosso ADN.
Haverá também um dia dos sócios, outro dia dedicado aos mais jovens sob a égide do "Super Afonso" (que comemora 25 anos como mascote do clube) e um dia dedicado à própria comunidade sob moldes a definir.
E depois perspectivar o futuro através de factos concretos.
Debatendo assuntos importantes para o Vitória (da revisão estatutária ao ecletismo) e do desporto nacional com particular incidência, a título de exemplo, na centralização dos direitos televisivos mas também deixando marcas como o serão a inauguração das obras em curso no complexo desportivo António Pimenta Machado ( e muito desejavelmente do mini estádio se for possível) e o lançamento das bases para o Museu do Vitória entre outras iniciativas que ainda é cedo para serem referidas.
A ligação à comunidade será uma prioridade deste programa.
E por isso haverá uma série de iniciativas nas escolas, em colaboração com o município, junto dos vitorianos que amanhã assegurarão a continuidade do clube, por isso serão desenvolvidas várias iniciativas no âmbito do "Vitória Solidário" levando o clube a apoiar os que mais necessitam, teremos espectáculos musicais com artistas vimaranenses envolvendo-os nas comemorações, levaremos a cabo várias iniciativas em colaboração e nas instalações de algumas das mais importantes instituições culturais , recreativas e autárquicas do concelho.
De que as cerimónias de hoje foram um primeiro exemplo com a apresentação do programa, da comissão de honra e a entrega dos emblemas aos associados com 75 anos de filiação clubística  a decorrerem no Paço dos Duques de Bragança e a entrega dos emblemas aos associados com 25 e 50 anos de filiação a decorrer no grande auditório da Universidade do Minho.
Finalmente a visibilidade nacional que reforçará o estatuto do Vitória como potência do desporto português.
Desde logo na composição de uma Comissão de Honra onde está plasmada a História do clube com todos os ex presidentes dos seus diversos orgãos, com algumas figuras de referência da região como o Arcebispo Primaz D. Jorge Ortiga e o Reitor da Universidade do Minho Professor Doutor Rui Vieira de Castro, com os Presidentes de Cãmara e da Assembleia Municipal, com os ex presidentes de câmara (lá está o reconhecimento aqueles que no passado ajudaram o Vitória, com todos os associados com 75 anos de filiação clubística e com os presidentes de todas as federações cujas modalidades sejam praticadas pelo clube.
Para lá desta Comissão de Honra, que orgulha o clube, haverá ainda dois outros momentos de significativa visibilidade nacional e que serão pontos altos das comemorações.
A homenagem nacional a Neno, uma grande figura do Vitória e do Desporto nacional, e a gala de encerramento das comemorações em 22 de Setembro de 2022 , dia em que o Vitória completa cem anos, que se deseja um momento tão inolvidável quanto marcante na História de um clube grandioso e que se quer cada vez maior e cada vez melhor.


Sem comentários: