terça-feira, setembro 28, 2021

Barcelos

Um dos resultados destas autárquicas que mais me agradou, por razões que adiante explicarei, foi a eleição do Mário Constantino para presidente da câmara municipal de Barcelos e com maioria absoluta de mandatos.
Desde logo por ser amigo dele há muitos anos, por no PSD termos travado batalhas comuns e por nele reconhecer um político sério, experiente, bem preparado e perfeitamente à altura de devolver Barcelos ao bom caminho interrompido em 2009.
Também por isso.
Porque em 2009 a derrota do PSD, e do presidente Fernando Reis, foi uma enorme injustiça de que Barcelos nada beneficiou e que ainda hoje acredito não ter correspondido ao real desejo da maioria do eleitorado mas apenas a uma manifestação de descontentamento com algumas situações que foi longe demais.
Foi, pois , uma enorme vitória.
Que devolve Barcelos ao PSD, de que foi durante muitos anos a mais emblemática das suas câmaras por força da enorme ligação de Francisco Sá Carneiro ao concelho, e põe fim a um desgraçado ciclo de governação socialista que apenas serviu para atrasar o desenvolvimento e envolver o seu nome, Barcelos, em questões sem as quais passava muito bem.
Mas a vitória do PSD em Barcelos tem ainda o mérito de acentuar a enorme derrota do PS no distrito de Braga onde pese embora o algo inesperado triunfo na Póvoa de Lanhoso viu a distância para o PSD manter-se em número de presidências e aumentar em número de votos.
Das quatro grandes câmaras do distrito resta ao PS a de Guimarães ( até um dia...) com Barcelos a juntar-se a Braga e Famalicão no lote daquelas que são governadas pelo PSD ( em todas elas coligado com outros partidos ) acentuando a preponderância do centro direita no distrito.
Mário Constantino tem agora pela frente enormes desafios.
Vencido o confronto interno, mostrando que a razão estava do lado dos que defendiam a sua candidatura, e sabendo que a coesão da sua equipa obedece a alguns equilíbrios ( e a alguma autoridade pessoal também) está no recuperar  do tempo perdido e no acelerar o progresso do concelho o seu maior desafio.
Que seguramente saberá vencer.
Capacidade e experiência não lhe faltam.
Depois Falamos

Sem comentários: