terça-feira, fevereiro 09, 2021

Balanço

O Vitória ontem face ao B SAD perdeu dois pontos ou ganhou um?
Antes de o jogo começar o pensamento dominante, pelo menos entre os vitorianos, era que embora fossem conhecidas as dificuldades que o mesmo encerrava outro resultado que não o triunfo seria um mau resultado.
Sabia-se das péssimas condições do relvado, conhecia-se a força do adversário em casa onde o Braga perdera, o Porto empatara e o Sporting vencera com enormes dificuldades, sabia-se que a sua estratégia de jogo assenta numa defesa compacta, ( era terceira melhor da prova a seguir a Vitória e Sporting) baseada em três bons centrais e dois laterais de qualidade, e num contra ataque veloz através de homens como Miguel Cardoso e Cassierra e na excelente capacidade passe de Afonso Sousa.
Mas também se sabia que o Vitória estava num ciclo de bons resultados e que a equipa se encontrava motivada para o continuar como é evidente.
Isto sabia-se antes do jogo começar.
Depois dele terminado não tenho dúvidas que o Vitória ganhou um ponto, porque embora qualquer uma das equipas pudesse ter ganho foi o B SAD que esteve mais perto de o fazer, embora os dois que deixou por ganhar tenham sido em parte da sua responsabilidade e noutra parte do mérito adversário.
A verdade é que o Vitória nunca se entendeu nem com o relvado nem com a estratégia de jogo do adversário que lhe causou muitos problemas.
Jogando com o mesmo "onze" da Luz apenas com Pepelu e Wakaso nos lugares de André André e Miguel Luís ( e Pepelu foi apenas um regresso porque tem sido titularissimo) a equipa teve mais bola, construiu mais ataques mas viu, de certa forma, o B SAD fazer-lhe (embora com mais perigo) aquilo que ela própria tinha feito ao Benfica, ou seja, dar o domínio em troca do controle.
E por isso não conseguiu vencer mas evitou perder porque teve alguma sorte mas também porque os seus centrais e guarda redes estiveram muito bem.
Foi uma exibição menos conseguida mas que não põe nada em causa.
Nada!
Nem a excelente carreira fora de casa, nem a carreira em casa que está a entrar na normalidade, nem a luta pela Europa onde continua de pleno direito e com todas as hipóteses de ter sucesso. Fazer de um empate na Luz um problema ,já tive oportunidade de o dizer, é um bom problema. Fazer de um empate no Jamor um drama, um cataclismo, um quase fim dos tempos em nome do qual se põe tudo em causa é simplesmente ridículo e em nada ajuda a equipa.
Estamos desiludidos com o empate?
Estamos.
Mas o vitorianismo dos adeptos que se compõe de elevada dose de paixão não pode nunca despir-se da razão.
E essa recomenda serenidade nas apreciações e moderação nos comentários.
Nada acabou ontem.
E a equipa que tantas satisfações nos tem dado merece, no mínimo, que continuemos a acreditar nela.
Eu acredito!
Depois Falamos.

Sem comentários: