quinta-feira, agosto 30, 2018

Pioraram

Não sou, seguramente, um esquerdista daqueles que entendem que todos os serviços se devem manter na esfera do Estado que a tudo deve superintender e tudo deve controlar para assegurar o seu regular funcionamento.
Mas também não sou um encarniçado liberam daqueles que tem como "Bíblia" a supremacia do privado sobre o público e que entendem a privatização como a mezinha capaz de solucionar todos os problemas e assegurar um funcionamento sem falhas de tudo quanto é serviço.
Sou social democrata.
E por isso defendo a coexistência do público com o privado defendendo que há matérias e serviços que é importante manterem-se nas mãos do Estado enquanto outros certamente estarão melhor na mão dos privados.
Entendo,por exemplo, e ao arrepio do que o meu partido defendeu nos últimos anos que a água não deve ser privatizada porque, entre outras razões, é essencial e insubstituível não devendo ficar à mercê de qualquer tipo de especulação ou coisa pior.
Como entendo que o SNS deve continuar público,embora em cooperação com o sector privado, porque a Saúde é um direito que constitucionalmente cabe ao Estado assegurar e assim deve continuar a ser.
O mesmo se aplica à CP, onde a gestão publica tem cometido erros terríveis (especialmente no encerramento de linhas e na degradação do material circulante) , mas onde os privados nada trariam de bom porque governariam a empresa sobre critérios economicistas que iriam lesar ainda mais os interesses das populações que não fossem abrangidas por duas ou três linhas de grande utilização e portanto rentáveis.
Penso isto há muito tempo.
E a minha convicção nestas matérias, nomeadamente de que o Estado não deve abrir mão de alguns serviços, reforçou-se depois da privatização dos CTT.
Não só porque andam a fechar postos pelo país,que tanta falta fazem às populações, como também porque a própria qualidade do serviço piorou quer no atendimento nos seus balcões quer na distribuição da correspondência que tem hoje atrasos superiores aos que tinha há quarenta anos ou mais.
É um caso claro de como uma privatização redundou em prejuízos para os utentes.
Que,ao menos, sirva de exemplo para evitar mais disparates.
Depois Falamos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Os serviços de distribuição de correio são uma vergonha.
Recebia praticamente correio todos os dias agora recebo por atacado, tudo junto, num o máximo 2 dias por semana. Cheguei a receber uma carta da Unicre para pagamento de débitos do cartão de crédito com o prazo já ultrapassado. Deram-me uma desculpa sem nexo.Mas se fossem só os correios...
E assim via este país.
Francisco Ferreira

luis cirilo disse...

Caro Francisco Ferreira:
E casos como o seu serão às centenas por todo o país