terça-feira, agosto 14, 2018

Caro ?

Uma das formas mais idiotas de populismo ligado ao futebol são aquelas afirmações de que os grande sjogadores ganham muito dinheiro e é um escândalo pagar-lhes tanto porque há muita gente a viver com dificuldades a quem esse dinheiro tanto jeito daria.
Claro que uma coisa nada tem a ver com outra.
Desde logo porque quem paga os salários são os clubes e não o Estado e estes enquanto entidades privadas gastam o dinheiro como muito bem entendem (ás vezes bem mal mas isso é outra questão) e os únicos que com isso tem a ver são os seus associados e os seus accionistas (quando se trata de SAD) e os governos não tem qualquer interferência nisso.
São as leis de mercado a funcionar e a regerem transferências e contratos.
Mas a questão substantiva é outra.
São os grandes jogadores, e portanto os mais bem remunerados, jogadores caros e que ganham demasiado dinheiro?
Creio que não.
Porque os grandes jogadores, e Cristiano Ronaldo é o maior exemplo disso, pagam-se a eles próprios!
Fruto da sua classe, da importância que tem na suas equipas, dos jogos decisivos em que são preponderantes (especialmente os avançados) ganham um mediatismo e uma legião de seguidores que tem um brutal retorno financeiro em termos de publicidade, marketing e merchandising.
Veja-se ainda agora que a Juventus com a contratação de Ronaldo já vendeu mais camisolas (sem contar com a contrafacção...) antes de começar o campeonato do que tinha previsto para toda a época bem como viu as suas acções (e as da Fiat) terem uma enorme valorização bolsista na casa das centenas de milhões de euros.
Não.
Os grandes jogadores não são caros nem ganham demasiado dinheiro.
Caros são os que não jogam pouco ou nada e ganham salários que não justificam.
Depois Falamos

Sem comentários: