quinta-feira, agosto 16, 2018

As Nossas Sagas

Começado o campeonato, do qual está disputada apenas a primeira jornada, recomeçaram de imediato duas velhas sagas que acompanham o Vitória e os vitorianos ao longo dos últimos cada vez mais largos anos.
A saga dos equipamentos pretos e a saga dos jogos à segunda feira à noite.
Começando pelos equipamentos já todos sabemos que é moda imposta pela Liga (talvez copiando a Liga inglesa ou a NBA por exemplo) as equipas usarem nos jogos fora aquilo a que se convencionou chamar o segundo equipamento seja ou não necessário uma distinção de cores relativamente a quem joga em casa.
Uma moda discutível (porque razão num Marítimo-Vitória, por exemplo, temos de jogar de preto?), que descaracteriza as equipas,mas que admito tenha vantagens comerciais porque promove os tais segundos equipamentos.
Também sabemos que no início de cada época a Liga manda aos clubes, naquilo que considero um excesso de regulamentação, uma lista dos equipamentos que devem usar em cada jogo fora de casa ao sabor das vontades dos "estilistas" da própria Liga.
Acontece, porém, que o critério não é uniforme.
E por isso enquanto não vir o Porto a jogar na Luz, o Benfica em Alvalade e o Sporting no Dragão ( e restantes combinações possíveis entre eles) com os respectivos equipamentos alternativos nunca concordarei que nesses três estádios e na Pedreira de Braga o Vitória jogue com outra camisola que não seja a branca.
É uma questão de identidade, prestígio e orgulho próprio do clube.
Quanto aos jogos à segunda feira à noite estamos perante uma época que ameaça ser mais do mesmo com o Vitória a ter jogos em casa a dias de semana à noite enquanto adversários directos e não só jogam ao fim de semana.
E para um clube que tem nos seus adeptos a sua força maior é muito importante jogar em casa em dias que possibilitem o seu acesso ao estádio em elevado número tal como é importante , dado tratar-se de um clube cujos adeptos o acompanham de forma significativa,  que os jogos fora sejam em dias de lazer para que esse acompanhamento não seja prejudicado.
Mandaria o bom senso e a lógica de ter gente nos estádios que assim fosse.
Mas a sport-tv é useira e vezeira em fazer precisamente o contrário e obrigar o Vitória a jogar nas noites de sexta e especialmente de segunda que são péssimos dias para muitos dos adeptos poderem estar presentes.
Aliás gostava bem de saber quantos jogos por ano faz o Vitória nesses dias e comparar com os jogos que fazem os seus rivais directos na disputa do acesso às competições europeias para perceber até que ponto a sport-tv interfere na verdade desportiva da competição.
Porque marcar jogos para dias que impossibilitem um clube de ter o máximo apoio dos seus adeptos é uma clara interferência na verdades desportiva como todos sabemos e a sport-tv também.
São as sagas que temos,ano após ano, e das quais não nos conseguimos ver livres.
Até um dia.
Depois Falamos

6 comentários:

Rui Miguel Ribeiro disse...

Ambas as coisas são vergonhosas. A regra dos equipamentos desconhecia. Eis a liga assumir um papel tentacular e interferir naquilo que devia ser do domínio exclusivo de cada clube. Quanto à malfadada sport tv, nem vale a pena dizer mais.

luis cirilo disse...

Caro Rui Miguel:
É como dizes.
A Liga mete-se onde não é chamada e interfere naquilo que devia competir aos clubes. Sendo certo que eles podem,caso a caso, alterar o disposto desde que avisem a Liga com uma antecedência mínima.Pelo menos era assim quando eu estava na direcção do Vitória. De lá para cá não sei se mudaram mas depreendo que não visto que os chamados "grandes", e bem, jogam sempre com o equipamento principal nos jogos entre eles.

Anónimo disse...

Caro Luis Cirilo,

O Vitória é dos clubes mais beneficiados pela Sport tv.
Repare, o Vitória joga na sexta caso um dos seus jogadores tenha feito doi doi e não treinar 4 dias, sábado domingo, segunda terça, tá mais do que apto para jogar na próxima sexta sábado ou domingo.
Agora se a equipa adversária do Vitória jogar na jornada anterior num domingo e se um dos seus jogadores fizer doi doi e estiver 4 dias sem treinar, Segunda, terça, quarta, quinta, não é conocado para o jogo contra o Vitória.
Ass Cards

luis cirilo disse...

Caro cards:
Confesso que não percebi a lógica.
Mas percebo que jogando ao sábado/domingo em Guimarães ou fora o Vitória tem mais adeptos nas bancadas. E isso ajuda a fazer a diferença.

il disse...

Caro Cirilo:
Como não percebo de futebol, falo dos equipamentos. Gostei muito da cruz medieval portuguesa, a "cruz grega", do uniforme negro.

Quanto à imposição de usar equipamentos alternativos só por alguns, bem isso é...tipicamente republicano, socialista e laico.

E o facto de o Vitória jogar quando lhes 'dá na mona', é igualmente típico do arranjinhos…, ou seja, a choldra em que os 'queridos' já citados, transformaram este desgraçado país

luis cirilo disse...

Cara il:
Para quem diz não perceber nada de futebol põe muito bem o dedo na ferida