terça-feira, agosto 21, 2018

Gelo

Já todos sabemos que os vitorianos vivem o Vitória com uma paixão dificilmente igualável o que tendo a vantagem de os tornar em adeptos únicos no contexto nacional tem também a desvantagem de fazer com que as viagens entre o "8" e o "80" sejam muito rápidas e nem sempre justas quando toca a avaliar desempenhos de jogadores e treinadores.
A época não começou bem,estaremos todos de acordo, com uma eliminação precoce na taça da liga e duas derrotas nos dois primeiros jogos do campeonato.
Mas será motivo para se dizer, como se vai ouvindo e lendo nas redes sociais, que o treinador não presta, que os reforços são uns barretes, que não temos equipa ,que vamos lutar para não descer e que será outro ano perdido?
Não. Não é!
Até porque se contra o Tondela as coisas correram de facto mal (excesso de confiança?) nos outros dois jogos não podemos olhar só para aquilo que é mais evidente e que são, evidentemente, os resultados.
Na Luz fizemos uma péssima primeira parte mas com as rectificações ao intervalo a equipa melhorou e quase recuperou do atraso de três golos realizando uma boa exibição e provando que tem plantel com soluções.
Faltam um ou dois retoques mas já lá vamos.
Com o Feirense a exibição não foi boa mas quando se olha para o resultado tem de se ver tudo e ver tudo é constatar que ficaram por marcar três grandes penalidades a nosso favor e com elas tudo teria sido diferente,da exibição ao resultado, porque o Feirense sofrendo golos não podia passar o resto de tempo na "ronha" e no anti jogo a que se dedicou durante largos minutos.
Não é alijar as nossas responsabilidades mas apenas olhar o jogo com olhos de ver.
Provavelmente este início de campeonato com derrotas terá mais um episódio no próximo sábado, no "Dragão", porque é um jogo de enorme dificuldade num estádio em que normalmente as coisas nos correm mal.
As coisas são o que são e a evitável repetição do sorteio deu-nos o "prémio" de os dois primeiros jogos fora serem em casa das duas mais fortes equipas portuguesas.
E por isso, esperando que as coisas corram bem mas percebendo realisticamente que o mais certo é correrem mal, parece-me que é preciso ter calma e não encarar a possibilidade de os três primeiros jogos se saldarem por três derrotas como se do fim do mundo vitoriano se tratasse.
É preciso por algum gelo nestas emoções sempre à flor da pele e olhar a realidade com a frieza e a sensatez que se impõe.
Para isso também a SAD terá de dar o seu inevitável contributo proporcionando a Luís Castro o reforço do plantel com mais uma ou duas unidades de reconhecido valor que se possam constituir como titulares imediatos da equipa e não jogadores para renderem no médio prazo.
Sendo que a contratação de um ponta de lança é a prioridade das prioridades, saiam ou não jogadores do plantel até ao fecho do mercado, porque parece evidente que é o sector em que a equipa apresenta maior debilidade.
Vamos pois por algum gelo nestas emoções sempre latentes nos vitorianos , dando tempo à equipa e ao treinador, mas na certeza que se o homem golo não for contratado nos próximos dez dias corremos o risco de ficarmos todos..."gelados" e aí tudo se complicará de forma imprevisível.
Depois Falamos.

6 comentários:

Anónimo disse...

O mais certo é que perca! Snr. Luís Cirilo, o estado do actual Vitória está explicito de forma clara nesta sua frase. Há 20 anos, algum Vitoriano encarava uma visita à Antas ou à Luz com a certeza de perder ou contentar-se em perder por poucos?
Descemos mesmo muito e a infeliz verdade é que não o queremos reconhecer,as verdades por vezes são cruéis e causam desgosto,mas é preciso olhar para a realidade e reconhecermos que o Vitória actual nada tem a ver (só o emblema)com aquele que fizeram e idealizaram os nossos antepassados.
Cumpts.
J.M.


Unknown disse...

E nesta época qual é a desculpa? H.M.

Anónimo disse...

Caro Luis Cirilo
Parabéns pelos seus golpes de rins...Cuidado com os entorses...
Uma vez que nos presentiou com o gelo, a partir da 4ª jornada trago-lhe o Whisky.
Quer novo ou velho ?
Um abraço

luis cirilo disse...

Caro J.M.
Confesso que já tenho saudades dos tempos em que qualquer adversário,sem excepções,entrava no nosso estádio com receio do poderio do Vitória. Bem como dos mesmos tempos em que qualquer jogo fora era motivo d emuito respeito por parte de quem nos recebia.
A verdade é que os últimos quinze anos foram de avanços(poucos) e recuos(muitos) e não do crescimento sustentado que se esperava.
Caro H.M.
Desculpa para quê? Esta época tem de ser de sucesso. É inaceitável que assim não seja.
Caro Anónimo:
Acho que não traz whisky nenhum. Pelo teor do comentário já o deve ter bebido todo

Anónimo disse...

Este H.M. não sou eu, Hélder Marinho, é que anda por aí um marrokino obcecado com o Vitória que até se faz passar por mim para espalhar azia. Ass: Hélder Marinho

luis cirilo disse...

Caro Helder Marinho:
Descanse que não o confundi