terça-feira, agosto 14, 2018

Ingratidão

Vi grande parte do Fenerbahçe-Benfica num café enquanto conversava com um amigo e ia espreitando a televisão.
Vi um Benfica a jogar de forma inteligente, consciente de que o resultado de Lisboa lhe dava alguma vantagem, a dominar grande parte do jogo e a gerir bem o resultado a partir do momento em que Gedson fez o golo que obrigava os turcos a fazerem três para passarem a eliminatória.
No início de época,com vários jogadores novos no onze inicial, sem a grande referência ofensiva dos últimos anos (Jonas) creio que em bom rigor não era de exigir mais ao Benfica do que ultrapassar o adversário rumo ao play off.
O que fez e com alguma tranquilidade!
O café estava cheio de benfiquistas.
Daqueles que não tem lugar anual na Luz, não são sócios do clube, não gastam um cêntimo em produtos da "marca Benfica" e não veem um jogo "ao vivo" que seja durante toda uma época.
Os típicos adeptos de café, de sofá, das vitórias e não do clube.
Boa parte deles passaram o jogo a criticar o treinador,os jogadores, a insurgirem-se contra a exibição e a reivindicarem goleadas, constantes jogadas de encher o olho e conquistas que não estão hoje ao alcance do Benfica nem de nenhum clube português.
Nem sequer percebendo que as equipas capazes dessas proezas que exigiam a Rui Vitória e aos seus jogadores não disputam pré-eliminatórias da Liga dos Campeões nem tem orçamentos equiparáveis aos clubes portugueses que por lá andam.
Em suma esses adeptos de café não gastam um cêntimo por ano com o clube mas exigem como se dele fossem os maiores accionistas!
Por mim, adepto de um clube da minha Terra e que não tenho nenhuma simpatia pelo Benfica, confesso que a única coisa que me aborreceu foi mesmo a ingratidão para com um treinador sério e competente que todos os anos faz novas "omeletes", embora de ano para ano lhe vão vendendo os melhores "ovos", sem que ele se queixe minimamente ou disso faça desculpa seja para o que for.
De facto ser adepto das vitórias tem a consequência quase inevitável da ingratidão.
Depois Falamos.

3 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite Luis Cirilo
Agradeço nos informe qual foi o café.
Obrigado.

Anónimo disse...

Como eu o percebo. Por circunstâncias que não vêm ao caso também vejo várias vezes o Benfica junto de 3 benfiquistas, que nunca vão ao estádio, não são sócios, pirateiam a Benfica TV, e jogo após jogo exigem goleadas, como que se as outras equipas não tivessem uma palavra a dizer no jogo. Depois invariavelmente criticam e insultam treinadores e jogadores. São todos uma m***a. Enfim, como que fosse um ultraje alguém sequer ousar marcar um golo ao Benfica. Resquícios do tempo em que o Benfica ganhava por decreto-lei e aí de quem ousasse pôr em causa esse domínio.

Claro que no final de cada época, se o Benfica não for campeão, já não querem saber mais de futebol, não querem saber mais do Benfica, tudo um bando de incompetentes... o Benfica é feito desta gente, é essa a realidade. O padrão por este país fora é este.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Foi o café onde estava a tomar café.
Caro Anónimo:
Essa experiência que descreve passada consigo é certamente repetida em muitos café e bares deste país onde os adeptos de sofá fazem gala de demonstrar a sua fidelidade e apoio a um clube que só conhecem da televisão. É o tal atraso cultural deste país que 44 anos de democracia ainda não conseguiram ultrapassar.