sexta-feira, agosto 17, 2018

Os desafios de PSL

Agora que decidiu, com toda a legitimidade, seguir um caminho diferente do do PSD creio que a Pedro Santana Lopes se põe quatro grandes desafios de cuja ultrapassagem depende o sucesso do seu projecto político.
O primeiro é constituir o novo partido.
Recolher 7.500 assinaturas, montar uma máquina que operacionalize tudo (e é bastante) que é preciso fazer, eleger orgãos compostos por gente que seja novidade mas também por gente que tenha já alguma visibilidade e experiência política e por fim por o partido a funcionar.
É uma primeira fase que se desenrola sem grande visibilidade pública mas que dá muito trabalho e obriga a bastante capacidade organizativa.
É difícil mas faz-se.
O segundo desafio será para ele e para o novo partido o mais fácil.
Apresentar ideias, propostas de ruptura com o "status quo" que mobilizem as pessoas, marcar a diferença programática e ideológica com tudo o que existe actualmente.
E digo que será o mais fácil porque quem conhece PSL, quem o acompanhou de perto nas últimas directas, quem tem acompanhado o seu discurso político ao longo dos anos sabe bem que excelentes ideias é algo que não lhe falta e que tem grande facilidade em expôr.
Claro que o novo partido não pode assentar apenas nas ideias do seu líder e fundador mas elas serão certamente uma base segura e o núcleo central para a produção programática que será necessário fazer e para a qual será certamente constituída uma equipa multidisciplinar.
O terceiro desafio será obter resultados positivos nas eleições europeias e legislativas e portanto "intrometer-se" no quadro partidário existente em termos de representantes eleitos.
Não é fácil, por razões que todos conhecem (muitos o tem tentado nos últimos anos mas apenas o PAN o conseguiu e não é certamente um "resultado PAN" que PSL ambiciona) , mas há condições que permitem prever que existem boas probabilidade de isso acontecer.
Por um lado porque PSL tem uma popularidade e abrange um espectro eleitoral que extravasa as fronteiras do PSD e que lhe permitem ir buscar votos à direita e à esquerda do seu antigo partido com relativa facilidade.
Por outro porque com o caminho que o PSD está a seguir, de combate à anterior direcção e aproximação ao PS (é incrível mas é o que temos), são cada vez mais os militantes e eleitores do PSD que não se reveem nesta estratégia e não a quererão apoiar em termos eleitorais.
E se para muito eleitor do PSD é impensável votar PS e seria extremamente difícil votar CDS já é com grande naturalidade e sem nenhum esforço que votarão num partido liderado por Pedro Santana Lopes.
Será quase não votar no PSD mas votar no PPD.
E portanto o partido de PSL poderá captar uma franja "interessante",digamos assim, de eleitores descontentes com o PSD.
O quarto e último desafio , do qual depende o sucesso futuro do novo partido, é saber o que fazer com o previsível bom resultado.
Mas são tantos os cenários possíveis que não é possível,hoje , teorizar sobre todos eles.
Basta pensar num cenário,por exemplo, de o PS ganhar sem maioria e PSD, CDS e o partido de PSL terem maioria parlamentar em conjunto ou de o PSD ganhar sem maioria e poder fazer maioria com PS ou CDS e o partido de PSL em conjunto para constatar que há muitas hipóteses em aberto.
E é precisamente na forma como souber posicionar-se estrategicamente no pós legislativas que está o segredo do sucesso para Pedro Santana Lopes e o seu partido.
Meses animados aí vem.
Depois Falamos

2 comentários:

il disse...

Caro Cirilo:
Muitos, 'só para chatear', vão assinar os papéis para o Constitucional -não será necessária muita logística -as pessoas podem é ter medo de que cópia do processo se 'desencaminhe' do tribunal, e apareça 'por aí'.

Não penso que vá eleger grandes 'órgãos sociais' -haverá um grupo de peritos em net e 2-3 dirigentes. PSL viu em que deu a selva dos inscritos e que votam como se fossem militantes.

Apresentar ideias é fácil; fazê-las chegar ao eleitorado é difícil. Com um povo bovinizado pelas TV's, vamos ver se o PS deixa -será que apoiam PSL para darem cabo do PSD; ou o ódio dos "republicanos, socialistas e laicos" a PSL, fará com que o 'rapaz' nem piará em sítio nenhum?

Há muitas incógnitas no ar e há também um precedente: quando Marques Mendes destruiu a CML do PSD para a entregar ao Costa, mais de metade dos eleitores...votaram Carmona Rodrigues



luis cirilo disse...

Cara il:
São essas incógnitas todas que dão uma expectativa muito especial a este novo partido.
Que estou convencido ter muito razoáveis condições para ter bons resultados nas europeias e legislativas.
Talvez por isso provoque tanta incomodidade da direita à esquerda.
É uma espécie de desmancha prazeres.