segunda-feira, dezembro 19, 2016

Meritório

Não era um jogo fácil.
Desde logo porque já não há jogos fáceis mas também porque o posicionamento a meio da tabela do adversário esconde a realidade de uma equipa que vem fazendo boas exibições ao longo da temporada e que é treinada por um técnico com provas dadas como é o caso de José Couceiro.
E o Vitória sabendo disso abordou o jogo de forma concentrada, sem dar facilidades e mostrando que pretendia dominar o jogo desde o pontapé de saís.
E a verdade é que o fez.
Sem produzir uma grande exibição conseguiu controlar o jogo, empurrar o Vitória FC para a sua rectaguarda e construir algumas ocasiões de golo ao sabor de uma dinâmica de jogo que foi superior à das ultimas partidas.
Fez um excelente golo,por João Pedro, falhou um golo "cantado" por Marega e foi para intervalo com um resultado adequado ao que se passara ao longo dos 45 minutos.
Na segunda parte, e pese embora a natural tentativa de reacção dos sadinos, a toada manteve-se sempre com o Vitória a dominar e aguardando que mais cedo ou mais tarde aparecesse o segundo golo que resolveria a partida.
Essa atitude algo expectante permitiu aos setubalenses algum ascendente, a disputa do jogo em todo o terreno, o recuo do Vitória para terrenos mais próximos das baliza de Douglas e , no futebol as coisas são mesmo assim, quem não marca sofre e foi o que acabou por suceder sem motivo para surpresas.
Num golo em falta que o míope Capela não viu embora  meia dúzia de metros do lance,
Reagiu bem o Vitória.
E dando sequência à clara melhoria exibicional conseguida a partir das entradas de Hernâni e Bernard fez rapidamente dois golos, fruto de excelentes execuções de Rafinha e Hernâni, resolveu o jogo e conseguiu alcançar o quarto lugar em igualdade pontual com o Sporting contribuindo assim para a animação de um campeonato que se tem revelado interessante.
Em suma um triunfo justo de uma equipa que não vindo a brilhar pela qualidade das exibições se tem afirmado pelo pragmatismo com que encara os jogos, pelo sentido de equipa e pela capacidade goleadora tendo neste momento o segundo melhor ataque do campeonato em igualdade com o Porto e apenas atrás do Benfica.
Ainda há muito campeonato para jogar (mais vinte jornadas) mas o Vitória tem vindo a solidificar uma candidatura europeia, que é o mínimo que se lhe exige, dando sinais de que pode perfeitamente disputar com sucesso o quarto lugar.
Desde que Janeiro não seja o que noutros anos tem sido...
Depois Falamos.

P.S. João Capela não nasceu para árbitro. Infelizmente arbitra!

10 comentários:

Mr.Karvalhovsky disse...

Conan! Um nome a destacar no fim desta partida...
Parece que o castigo do Rúben Ferreira permitiu ganharmos um defesa esquerdo, posição onde claramente tínhamos o nosso elo mais fraco.

Anónimo disse...

Quando não se joga muito bem, é bom não perder, ganhar é muito bom. É o que tem acontecido e apesar do percalço em Tondela, o Vitória tem conseguido pontuar. Entendo isso como um bom sinal da equipa e um bom trabalho do treinador.
Não estamos a conseguir manter a supremacia nos jogos após marcar o 1º golo, a equipa recua muito.

Será realmente uma pena que o mercado de Janeiro desfaça esta equipa, principalmente o ataque. Com este plantel dificilmente o Vitória passará um jogo sem marcar. Mas estamos como tantos outros clubes muito expostos ao mercado, o FC porto, nem que seja só para não atrapalhar, de uma penada só deverá desviar Hernâni e Marega. 6 milhões deverão levar Tiquinho Soares. E é expectável que João Pedro siga o mesmo caminho.
Esta direcção tem feito um trabalho fenomenal digno de registo, é sem dúvida um case study, mas não está a conseguir reduzir a dependência de terceiros na construção do plantel. Acredito que gradualmente isso acontecerá e voltaremos a ser um clube completamente autónomo.
No imediato creio que haverá nova razia em Janeiro.

Joaquim Rodrigues disse...

marcar um golo e adormecer tem dado mau resultado. foi com o Belenenses, foi com o Tondela, foi com o Chaves e ia sendo com o Setúbal. baixar linhas ainda se percebe, se bem que em casa não devia ser assim... a a abdicar do jogo não pode ser! com o meio campo que o Vitória joga a pressão na construção do adversário tem de ser constante senão eles ficam com espaço pars brincar quase.

Pedro Martins esteve bem nas substituições e valeu pelos golos e pela vitória.

Agora é não vacilar em Arouca.

cumprimentos
Joaquim Rodrigues

Pedro Faria disse...

Quando pensava que iriamos acabar o Natal em 4º, eis que o Braga saca uma vitoria em Lisboa.

Enfim...tambem não temos sorte nenhuma. Infelizmente para nos, mas penso que os vizinhos sem o Peseiro ficam mais fortes.

Farto destes gajos! Saudades de acabar um campeonato à frente deles...

luis cirilo disse...

Caro Mr karvalhovsky:
Vamos com calma. Gostei mais dele neste jogo do que no Bessa mas parece-me cedo para concluirmos se é o jogador que vai ser dono do lugar. A minha bitola chama-se...Traoré.
Caro Anónimo:
Sim num prova de regularidade o importante é pontuar. E aí estamos a cumprir. Mas jogar bem significa pontuar mais e defender menos.
Quanto à razia de que fala nada a justifica.
No inicio da época o presidente disse que precisava de vender por determinado valor para equilibrar o orçamento.Vendeu Cafu e Dalbert ultrapassando o valor que referira. Nada justifica novas vendas em janeiro. Preciso é reforçar a equipa para podermos aspirar ao quarto lugar.

luis cirilo disse...

Caro Joaquim Rodrigues:
Concordo com a sua análise. De facto causa alguma impressão o estarmos a ganhar pela margem minima e começarmos a recuar no terreno. Tem-nos custado caro mas não servido de lição. O Pedro Martins desta vez mexeu bem na equipa,é verdade, e por isso ganhou.
Arouca? Com Xistra? A ver vamos...
Caro Pedro Faria:
Foi realmente um resultado inesperado mas continuamos com boas hipóteses de ficarmos em quarto lugar.
Se não complicarmos...

Mr.Karvalhovsky disse...

Sim, tem razão. Concordo consigo, pois ainda é cedo para dizermos que ganhamos um Defesa Esquerdo, embora me pareça que seja inegável que o Konan tenha sido um dos jogadores que mais se destacou (pela positiva) no último jogo.
Esse Traoré não conheço.

luis cirilo disse...

Caro Mr Karvalhovsky:
Sim esteve bem e se assim continuar a evoluir pode perfeitamente ser o tal lateral esquerdo que bem precisamos desde que vendemos o Traoré ao Basileia faz agora dois anos.
É a esse Traoré que me refiro.

Anónimo disse...

Olhe, Pinto da Costa a ajudar: Marega fica em Guimarães até final da época. Aconteça o mesmo com Hernâni, não se venda Soares e temos o Vitória a lutar ... pelo título.
Se o pensamento for este, a Champions não escapará.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Se mantivermos todos os jogadores podemos lutar pelo quarto lugar.
Mais do que isso só contratando três ou quatro verdadeiros reforços