quinta-feira, março 14, 2013

Escolha Feliz

Texto e imagem: http://miguelsalazar.blogs.sapo.pt

Creio que o Miguel Salazar foi especialmente feliz neste cartoon em que celebra a 5ª de uma série de glórias  desportivas vimaranenses no contexto da cidade europeia do desporto.
Desde logo porque o cartoon, como lhe é aliás habitual, está simplesmente perfeito.
Conheço o senhor António Xavier há mais de 40 anos mas nunca o vi jogar hóquei em patins por razões de diferença de idade.
Mas olha-se para o cartoon e ...é ele!
Depois porque relembra e homenageia, de certa forma, uma modalidade que despertou enorme entusiasmo no clube e arrastava multidões ao velhinho rinque da Amorosa para assistirem aos jogos do Vitória num tempo em que o hóquei em patins tinha uma popularidade extraordinária muito por força dos primeiros títulos internacionais da selecção nacional.
Infelizmente um dia a secção acabou por razões que se prenderam com problemas disciplinares ocorridos numa eliminatória Vitória-Sanjoanense (no primeiro jogo em S.João da Madeira o Vitória foi mal tratado e depois em Guimarães já se sabe o que a "casa" gasta nesses casos...)e a pesada sanção aplicada ao clube determinou o fim da modalidade.
Que pese embora esforços nesse sentido, ao longo dos anos, nunca viria a ser retomada.
Finalmente porque homenageia António Xavier.
Porventura uma das maiores figuras vimaranenses do século 20 e inicio do século 21 tal o contributo que deu (e ainda dá) a esta comunidade nas mais diversas áreas.
No desporto, na política, na solidariedade social, no empresariado, no associativismo, na música e em tantas áreas mais tem sido um cidadão verdadeiramente exemplar e que merece que Guimarães lhe dedique uma profunda gratidão.
António Xavier é literalmente um homem bom.
E num tempo em que este país e esta comunidade tanto precisam deles é bom sabermos que existem.
Depois Falamos

3 comentários:

José Paulo Cardoso disse...

Já sei que vou levar "porrada" mas, convém referir que, se existe um "pai" do renovado centro histórico de Guimarães, ele será certamente António Xavier porque foi com ele a presidente da câmara, que se deram os primeiros passos para a renovação.

Defreitas disse...

Homenagem mais que merecida, a alguém que conheço bem, dos meus tempos de "artista" do Ritmo Louco. E pessoa muito agradável que tive o prazer de rever há dois anos em Guimarães. Ao ler o seu "post", Caro Amigo, fico com a impressão, que noutros tempos, quando não havia televisão em casa, as pessoas conviviam mais e havia tempo para dedicar à coletividade, à urbe. Descreve muito bem os campeonatos de hóquei em patins e a febre que os acompanhava. Foi durante esses anos que ouvi pela primeira vez que Portugal foi campeão do mundo, repetidas vezes, em qualquer coisa! Os "inimigos" eram quase os mesmos de hoje, noutra modalidade : a Espanha, ah a Espanha, a Inglaterra, a Suécia e a pequenina Suiça..

Freita Pereira

luis cirilo disse...

Caro José Paulo Cardoso:
é verdade que ás vezes se apanha por se dizer a verdade. Mas isso não implica que deixe de ser verdade.E António Xavier foi de facto o "pai" da recuperação do centro histórico.
Caro Freitas Pereira:
As televisões e a internet são um inimigo temível do associativismo porque empurram as pessoas para o individualismo ao invés do que acontecia antigamente.Ainda me lembro bem dos relatos de hóquei que prendiam as pessoas aos transistores e nos deram os primeiros momentos de afirmação desportiva internacional. Quanto ao senhor António Xavier merece a nossa admiração. é um grande vimaranense e um grande vitoriano