quarta-feira, março 27, 2013

As Rescisões

Foto: www.vitoriasc.pt / João Santos

Aqueles que tiverem a paciência de ler este post deixo um aviso inicial: escrevo apenas o que entendo neste momento escrever sobre o assunto e não tudo o que sei sobre ele.
Fiquei surpreendido, mas não muito, com as rescisões do sub capitão (o capitão é, e muito bem, o Diogo Lamelas) da equipa B Vítor Bastos e do Káká e muito surpreendido,admito-o, com a do Rafa.
E o ponto inicial desta análise, por muito que nos custe (e custa), é que legalmente os jogadores tiveram razão para rescindirem os contratos.
Trabalharam e não receberam pelo que a lei é clara nesse aspecto.
Mas é a única questão em que tem razão.
As "razões" desportivas aduzidas pelo Káká são completamente ridículas (por este andar prevejo-lhe uma vida profissional plena de rescisões...) e o Vítor Bastos embora possa sentir que devia ter tido uma oportunidade na equipa A (e não me custa nada admitir que...podia) tem nesse aspecto de aceitar as decisões dos treinadores.
Como as aceitaram de cara alegre outros que com toda a legitimidade se podiam sentir preparados para jogar na primeira equipa.
E há uma coisa que nenhum pode negar: no inicio da época sabiam que o seu destino era a equipa B e que a ascensão á A dependeria do seu trabalho e do critério dos técnicos.
E que tanto podia acontecer esta época como não.
Porque as rescisões agora?
Obviamente que tendo deixado o convívio diário com o grupo de trabalho (duas equipas) em inicio de Dezembro não sei o que se passou de lá para cá em relação a estes jogadores.
Sei isso sim que ainda a época mal tinha começado já eu e o Flávio Meireles andávamos a aturar o empresário Lucidio Ribeiro com propostas e mais propostas para o Vitória libertar o Vítor Bastos porque tinha não sei quantos clubes interessados nele.
Na altura, e por várias vezes, eu e o Flávio reiteramos-lhe que o Vítor fazia parte do nosso projecto desportivo e que não estávamos minimamente dispostos sequer a emprestá-lo em Janeiro como o empresário pretendia.
Mais estranho ainda é o facto de Rafa e Káká acabando os seus contratos com o clube daqui a dois meses e pouco e, sabendo que não podem ser inscritos em lado nenhum nesta altura , terem abandonado o grupo de trabalho e prescindido de estarem em competição(eram regularmente utilizados) a troco de supostamente ...nada.
Tal como Vítor Bastos que em idênticas circunstâncias ás dos outros dois bem podia ter esperado o fim da época para rescindir o ano que lhe restava de contrato.
Acontece que com as rescisões por incumprimento salarial o clube perde o direito aos direitos de formação (e foram os três formados no Vitória) o que torna a sua contratação muito mais atractiva para o(s) seu(s) futuro(s) clube(s)que nada terá a pagar ao contrário do que aconteceria em circunstâncias normais.
E foi aqui que a má influência do empresário Lucidio Ribeiro terá sido decisiva.
Porque a ele o que lhe interessava, obviamente, era poder negociar os três jogadores a custo zero e não com os encargos inerentes á formação.
Não duvido que neste momento os jogadores já estejam a receber por conta do futuro contrato.
Seja do clube(s) seja do empresário.
Mas de uma coisa podem, infelizmente para eles ,estar certos: Não há dinheiro que lave a péssima imagem que deixaram junto dos vitorianos e até dos colegas de equipa e técnicos com esta atitude profundamente egoista e nada solidária com quem trabalhava com eles todos os dias.
Tenho sinceramente pena.
Porque no fundo são três bons rapazes enganados por um "vampiro" que vive do trabalho deles e que os deixará cair se vir que não "rendem".
E os três, mas muito em especial o Vítor Bastos,tinham lugar no projecto desportivo do Vitória!
Não quiseram...outros ocuparão as vagas.
Depois Falamos

P.S: Há uma coisa que me intriga: se as rescisões entraram na Liga, Federação, Sindicato, etc na segunda feira (e supõe-se que por carta registada com aviso de recepção)isso significa que os três jogaram em Tondela já com as cartas de rescisão no correio.
Se foi assim não haverá aqui nada com que o departamento juridico do Vitória se possa "entreter" ?
É que no mínimo há uma situação de má fé perante a entidade patronal.

6 comentários:

José Paulo Cardoso disse...

Porque será que o presidente do sindicato dos jogadores, tanto se preocupa, e bem, com os salários em atraso e não se preocupa, pelo menos não me recordo de lhe ouvir algo, sobre estes "autênticos vampiros" do futebol!? Estes 3 "miúdos", bem assim como outros, não serão os principais culpados. Assinam contratos "de cruz" e depois... são "obrigados" a isto. Mas que ficaram muito mal na "fotografia"...lá isso ficaram! Vestir a camisola de um clube com o qual "moralmente" já tinham rescindido!? Então, e a verdade desportiva!? Será que não conta, para isto!? E o fair-play!? Já dizia o meu saudoso pai: fair-play no futebol, dentro como fora do relvado, é uma autêntica treta. E quem disser o contrário, ou é parvo ou quer fazer dos outros parvos! Espero que os restantes abram os olhos e não se deixem iludir por estes "chulos" do sec.XXI, que de empresários só têm o nome. Espero que cheguemos ao Jamor, para assim, eles mais o chulo deles, lá poderem estar....na bancada!

Anónimo disse...

A pergunta que se impõe: és um Homem ou és um rato ?
A minha perspectiva é que o Vitória se viu livre de 3 maus profissionais. De uma vez só, muito bom !

Eles não rescindiram por questões financeiras, rescindiram porque não aceitaram que os colegas são melhores. E nesse campo, as exibições de Paulo Oliveira e Luis Rocha justificam o porquê das suas escolhas.
A decisão destes jogadores em rescindir ajuda a perceber porque é que não subiram à 1ª equipa. Tão simples quanto isto...

Anónimo disse...

Temos todos de lamentar esta decisão talvez forçada pelo seu empresário!Numa fase dificil para todos nós,pois o país nao atravessa os seus melhores dias,temos que condenar de qualquer maneira o timing para tudo isto! A equipa B está na luta pela manutenção e esta decisão poderá ainda agravar mais o atual cenário! Mas eu, até ao contrario do que possam imaginar acho que os colegas vao-se unir e vamos conseguir os nossos objetivos!
depois de ler as declarações do atleta KAKA, demonstrou a toda a gente que naquela cabeça nao se passa nadinha ou seja ZERO de conteúdo! Força para os que ficam, pois,dos FRACOS NAO REZA A HISTORIA!

AR

luis cirilo disse...

Caro José Paulo:
Concordo.
E quando estava na direcção cheguei a pedir aos serviços um "histórico" dos empresários que trabalhavam com o Vitória. Desde o rendimento dos jogadores que nos propunham á forma como negociavam connosco entre outros itens. Há jogadores que por muito interessantes que sejam deixam de ter interesse a partir do momento em que tem certos empresarios.
Caro Anónimo:
Não será bem assim mas concordo que foi melhor terem saído.
Caro Anónimo:
O empresário tem pesadas responsabilidades. Mas eles não são bebés de colo. Quanto ao que disse o Káká...ainda bem que saiu. Para mentalidades daquelas não pode haver lugar no clube

Alberto Pires disse...

a verdade dos factos é que o vitória está sem gestão desportiva minimamente eficaz. são as rescisões destes jogadores, são as saídas de jogadores que fazem falta como defendi, são as aberrantes contratações de janeiro, são as promiscuidades com o poder socialista camarário no caso dos convites do voleibol e por aí fora que exemplos não faltam. E o senho Cirilo tem muitas culpas nisso porque saiu e deixou a parte desportiva entregue a quem não percebe nada do assunto ou quem está no vitória apenas para fazer negócios pessoais. prevejo que tudo isto vai acabar muito mal.

luis cirilo disse...

Caro Alberto Pires:
Apenas lhe posso dizer que assumo todas as responsabilidades da gestão desportiva até 7 de dezembro que foi quando saí.
A partir dessa data, como compreenderá, nada mais tenho a ver com o assunto e apenas lamento que algumas coisas não estejam a correr bem