segunda-feira, março 18, 2013

Petardos

O Vitória-Benfica de ontem ficou marcado, entre outros actos de delinquência perpetrados dentro das quatro linhas, pelo arremesso de petardos por parte de adeptos de ambos os clubes.
Mais visíveis, porque em maior quantidade, os arremessados pelos adeptos vitorianos com efeitos lamentáveis na integridade de um jovem apanha bolas.
Mas do outro lado também existiram.
Bem como o arrancar de cadeiras para atirar á equipa de basquetebol do Vitória que dava,ao intervalo, a volta de honra com a taça de Portugal acabada de conquistar.
Nesta matéria não pode haver duas opiniões consoante quem arremessa os petardos.
É um acto condenável em termos cívicos, desportivos e clubisticos e deve ser erradicado dos nossos estádios custe o que custar.
Quem vai a um estádio para assistir a um espectáculo de futebol não pode ter a sua integridade em risco por força da inconsciência e irresponsabilidade de quem confunde espaços desportivos com guerras e conflitos.
O desportivismo e respeito pelos adversários tem de ser a linha mestra do comportamento dos adeptos e nisso se inclui,obviamente, o não atentar contra a integridade física de adversários e equipas de arbitragem por mais condenáveis que sejam os comportamentos(tipo Cardozo!) de quem anda no relvado.
Finalmente, e de forma muito especifica para os vitorianos, é totalmente inaceitável que com o clube a viver os problemas financeiros que se conhecem (e que põe em causa muita coisa) continue semana após semana a ter de pagar pesadas multas porque alguns irresponsáveis persistem em fazer aquilo que sabem que não podem.
Ser do Vitória, gostar do Vitória, apoiar o Vitória tem de começar por não prejudicar o Vitória seja em que circunstância for.
E o arremesso de petardos, para além de cívica e desportivamente completamente condenável, prejudica gravemente o clube em termos financeiros.
E isso nada tem de vitoriano.
Por isso se apela ao fim deste estado de coisas.
Que nos envergonha e prejudica.
Se "Somos Únicos" em muita coisa vamos sê-lo também nisto e fazer do D. Afonso Henriques um espaço de fair play e desportivismo.
Depois Falamos

P.S. Naturalmente que nesta matéria não aceitamos lições de moral de quem tem um historial tão vasto quanto triste na matéria. Venham da Luz, do Dragão ou do clube que joga em dois estádios municipais e todas as semanas, num e noutro, tem registo de incidentes provocados pelos seus adeptos.

13 comentários:

José Paulo Cardoso disse...

Completamente de acordo, caro Luis Cirilo. Então aquele escroque da camisola 7 (desconheço a minha árvore genealógica mas, tendo eu familiares nas Américas, se por algum acaso ele fizer parte, abomino-o completamente) depois da Madeira, voltou ao seu melhor! Mas, concerteza, os srs.inspectores/delegados/intendentes estavam mais preocupados com outra coisa e não viram o que se passou. A gente compreende...! Quanto ao pseudo "lampião vimaranense" que por aqui apareceu...eh pá! tenha paciencia. Vá "alumiar" pra outras bandas que a gente, com a recente remodelação na cidade, ficou bastante bem servida de "luz".

Anónimo disse...

Parece-me ser fácil acabar com os petardos. Não há vídeo vigilância no Estádio ? Se são localizados polícias à paisano também podem ser localizados os pirotécnicos. Depois agir em conformidade.
Parece-me que vamos ser pioneiros no castigo que vem aí.

Anónimo disse...

Sem duvida atitudes lamentáveis,mas lamentavel tambem e o numero de convites neste tipo de jogos.

Anónimo disse...

Braga volta a atacar.
Ontem com o Sporting B, mais pedradas, pedradas, pedradas...
Os gajos estão loucos!

Anónimo disse...

São atitudes como as de ontem que vão levar a que o nosso campo seja interditado.

José Paulo Cardoso disse...

Sr.Luis Cirilo, peço desculpa pela "invasão" do "seu espaço" mas, não posso, se assim mo permitir, deixar de partilhar uma denuncia feita ontem pelo sr.Guilherme Aguiar no programa "o dia seguinte". Denuncía ele que o presidente do benfica esteve no balneário, no intervalo do jogo (proibido pelos regulamentos da liga) e que o delegado da liga (um "famoso" que faz todos os jogos importantes, ás veze 2 por fim de semana), prontamente, ligou para alguém. Conclusão: no relatório do delegado aparece, de facto, mencionado que no balneário do benfica, ao intervalo, entrou um tal de Alfredo, omitindo a presença do presidente. Segundo se soube, este Alfredo não é o segurança, como a principio se pensou, mas o motorista do Vieira. Será isto verdade!? Será a direcção do nosso clube conivente com esta gente!? Afinal, este individuo que se proclama o "arauto da verdade", não diz nada!? E que dizer dos "jornaleiros" do costume? Aqui fica a partilha da informação. Passem e repassem para ver se alguém cria vergonha na cara e acabe de vez com esta podridão antes que ela acabe com o futebol.

Anónimo disse...

Senhor Luis Cirilo,
Concordo em tudo o que disse acerca do que tem vindo a acontecer no nosso futebol e condeno tudo o tipo de violência, escusado era o seu ultimo paragrafo, onde só demonstra o seu ódio pelo Braga.
O que tem acontecido em Braga é tão lamentável como o que tem acontecido em outros estádios do pais, e é tudo gente que devia ser banida do futebol, mas não pense que é só em Braga.


Saudações
Carlos Ferreira

Anónimo disse...

Atenção senhor anónimo as pedradas forma dos energumenos da Juve Leo...

luis cirilo disse...

Caro José Paulo Cardoso:
Será escandaloso se não for instaurado um processo disciplinar ao jogador Cardozo.
Caro Anónimo:
Esperemos que não.
Caro Anónimo:
Os convites são uma praga do futebol moderno.
CAro Anónimo:
O que s epassa em Braga começa a ser alarmante. São casos atrás de casos.
Caro Anónimo:
Por este caminho, e com os incidentes do jogo das equipas B ainda em apreciação,não duvido.
Caro José Paulo Cardoso:
Não vi o programa e não conhecia o assunto.
Mas claro que é gravissimo,caso se confirme,mais essa manifestação de arrogância e impunidade. Creio que nesse assunto a direcção do Vitória não poderia fazer grande coisa.
Caro Carlos Ferreira:
Não misture as coisas. Não há ódio nenhum pelo Braga nem por clube nenhum.
Agora o comportamento de um grupo residual de adeptos do SCB tem sido vergonhoso como aliás as noticias de ontem e hoje mais uma vez confirmam.
De resto creio que face á delinquência nao pode haver cores clubistas. Tem de ser condenada de forma unânime.
Caro Anónimo:
E o ataque ao núcleo sportinguista de Braga també foi a Juve Leo?


Ricardo Silva disse...

Sempre tive e continuo a ter orgulho e respeito pelos nossos ultras.Sao sem sombra de duvida o veiculo da força da nossa voz,principalmente fora de casa,onde fazem longas e desgastantes viagens para fazerem ouvir o nome do nosso clube!Reconheco ate que comparando com as claques dos chamados 3 estarolas,nunca fizeram nada de muito grave tipo,incendiar estadios,matar adeptos,incendiar camionetas ou ate mesmo esfaquear pessoas etc...Se assim fosse,o VITORIA ja nem estadio tinha tal era a quantidade de castigos aplicados!Nao posso é estar de acordo com o que fizeram no domingo!!!O nosso clube esta sob a alçada disciplinar dequele bando de hipócritas e marginais(sim marginais!!!)que compõem o conselho de justiça e que se dizem juízes!So estamos a dar os motivos que eles querem para nos castigarem fortemente,toda a gente sabe que um petardo pros beneficiários do sistema é uma bombinha de carnaval,pro VITORIA éconsiderado uma arma de destruição em massa!!!O VITORIA mudou,a mudança é lenta mas contínua,está a ser feita com inteligência,educação e saber estar...Nós adeptos,tambem temos de ter essa capacidade,acompanhar a mudança em prol do nosso clube!Acredito que a maioria dos ultras presentes nao gostou de ver os petardos rebentarem,acredito que os líderes vao tomar medidas e acredito que os ultras vao acompanhar a mudança,acredito que vao mudar e dar um exemplo a nivel nacional tal como o clube que eles representam está a dar!!!Saudacoes de um adepto que vos continua a respeitar e a admirar!VITORIA SEMPRE

Gabriel disse...

Mais um jogo à porta fechada daqui a pouco pago as cotas e o lugar anual, meu e dos meus e obrigam-me a ver futebol em casa, porra...

Ruben Caldas disse...

O incrível é haver pessoas quer do SC Braga quer do Vitória a aplaudir este tipo de comportamentos...

luis cirilo disse...

Caro Ricardo:
É um desafio que também já lançei. Sermos unicos também no fair play e no desportivismo. Sem ingenuidades.
Caro Gabriel:
esperemos que não.
Caro Ruben Caldas:
É pena é...