sexta-feira, março 22, 2013

Pois é...

A culpa maior não é dele.
Quatro anos a treinar os juniores do Sporting a que se seguiram outros quatro a treinar a equipa principal foi considerado currículo suficiente para treinar a selecção nacional portuguesa que é uma das dez melhores do mundo.
E na qual joga um dos dois melhores jogadores mundiais da actualidade.
O resto já se sabe.
Um bom europeu 2012, muito á boleia do que já vinha de trás, a que se seguiu a debandada de alguns jogadores ainda em muito boa idade de servirem a selecção (Tiago e Simão por exemplo)e as conhecidas birras com Ricardo Carvalho e Bosingwa para além das embirrações com Hugo Viana e Eliseu entre outros.
O resultado está mais que à vista.
Cinco jogos seguidos sem ganhar e hoje um empate miraculoso, em Israel terra aliás propensa a milagres como se sabe, que ainda nos mantém na ténue rota do mundial do Brasil mas com as mais sérias reservas sobre se lá chegaremos.
Uma equipa deprimente e a precisar de "vassoura" se ainda queremos ter esperança num futuro idêntico ao passado recente.
Manter os que merecem (Ronaldo, Moutinho, Rui Patrício, Nani e mais um ou outro), dispensar os que andam lá a mais (Raul Meireles, Carlos Martins e  João Pereira á cabeça) e fazer aquilo que Vitória primeiro e Sporting agora estão a fazer nas suas equipas; chamar jovens com talento, qualidade e vontade.
Hoje no pouco tempo que jogou Vieirinha,por exemplo, "deu" bem mais á selecção do que Varela durante quase uma hora.
Mantendo meia dúzia de jogadores experientes e de grande qualidade estou certo que a geração que vem a seguir saberá dar conta do recado e apurar Portugal para os próximos mundial e europeu jogando um futebol de bem melhor qualidade do que aquele que esta penosa equipa tem exibido.
E hoje, com todos os meios tecnológicos existentes que permitem observar continuamente os jogadores, passamos bem sem um seleccionador a tempo inteiro mais a respectiva equipa técnica.
Como os campeonatos param para a realização dos jogos das selecções basta convidarem José Mourinho para treinar Portugal nas fases de apuramento e nas fases finais.
Ficaremos seguramente muito melhor servidos.
Depois Falamos

P.S: Para Paulo Bento, até como agradecimento pelos serviços prestados, poderá sempre ser encontrado um lugarzinho na Gestifute.

2 comentários:

JMachado disse...

Ele foi para a selecção porque era o único que naquele momento(e neste) que faz o que lhe mandam. Convoca X não convoques Y, joga com este e não com aquele, para se subir é preciso rebaixar-se

luis cirilo disse...

Caro JMachado:
De acordo. Pobre selecção