sexta-feira, agosto 24, 2012

Uma Entrevista.

Li com muita atenção uma entrevista do jogador Custódio ao jornal “O Jogo” em que toca diversos pontos da sua carreira profissional nomeadamente a passagem pelo Vitória.
Achei-a uma entrevista equilibrada e sensata.
Nomeadamente no que toca á sua saída de Guimarães.
Faço parte daqueles (porventura todos) vitorianos que ficaram legitimamente indignados pela forma acintosa como o jogador festejou o golo que marcou ao Vitória na época passada.
Nós, adeptos, não merecíamos “aquilo”.
Porque não foi pelos adeptos (que na sua esmagadora maioria sempre o acarinharam) seguramente que o jogador saiu do clube mas sim por opções técnicas e directivas de quem tinha ao tempo a legitimidade necessária para as tomar.
Por mim, digo-o com todo o á vontade, Custódio nunca teria saído do Vitória.
Mas saiu.
Teve aquela atitude infeliz a que alguns adeptos corresponderam com uma atitude ainda mais infeliz vandalizando os muros da casa do jogador.
Mas tal como Custódio na referida entrevista teve a elegância de desvalorizar esses actos de vandalismo, considerando-os ultrapassados, também os vitorianos devem seguir em frente e não enquistarem uma relação com um jogador que hoje está em Braga porque se sentia indesejado em Guimarães como o próprio referiu na entrevista.
Em toda a Europa do futebol é normal que jogadores mudem de camisola entre clubes rivais sem que isso seja motivo para dramas, e muito menos “guerras”, entre adeptos como parece ser infeliz excepção na Península ibérica.
Jogadores do Milan e do Inter (mesma cidade e mesmo estádio!) trocam de clube com alguma regularidade sem que isso seja visto como um drama.
O mesmo se passa entre os clubes de Manchester, de Liverpool, de Londres, de Munique e por aí fora.
É tempo de também em Portugal, e muito especialmente em Guimarães e Braga, se fazer um sério esforço de racionalização em torno de rivalidades que só fazem sentido circunscrevendo-se ao seu espaço natural que é o da competição desportiva.
Porque tudo que ultrapasse isso, que descambe para a violência e irracionalidade, nada tem a ver com rivalidade.
Remete directamente para manifestações de pura criminalidade a merecerem severa repressão.
Porque não há bandidos bons e bandidos maus.
Há bandidos! 
Depois Falamos

22 comentários:

Anónimo disse...

Espero que não nos esteja a "preparar" para uma venda aos Marroquinos.
Tal seria inadmissível

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Nessa matéria pode estar completamente tranquilo.
Como diz, e muito bem, seria inadmissivel

Anónimo disse...

Se fosse bom para os cofres do Vitória, porque não?
Acabou de falar nas trocas de jogadores entre clubes rivais e agora diz que é inadmissível? É por estas e outras mentalidades que continuamos e continuaremos no fundo -.- De uma vez por todas temos de ser humildes o suficiente para saber reconhecer que os vários jogadores que trocaram o Vitória pelo Braga, fazem-no porque ali encontram melhores condições que o nosso clube não consegue oferecer. Temos que ser realistas para conseguirmos crescer, e não nos escondermos por detrás de farsas e mais farsas.



Anónimo disse...

Dr. confesso, sou mesmo um BANDIDO, 5ª jornada? Ok, venham esse filhos de uma bracara augusta, que por sinal era bem dada aos que queriam algo mais que um prato de comida.

Sou BANDIDO, porque quando lá vamos somos apedrejados, e a segurança é minima, por bater um miudos acompanhados pelos pais.

Não sou BANDIDO por nos terem comprado um excelente jogador por 2 tostões.

VITORIA ATÉ MORRER, é para levar à letra.

BlackSG disse...

deixo aqui um aparte, se quiser pode nem aceitar o comentario desde que o leia é o mais importante.

apesar de achar que sim nao faz mal perguntar;

ja consideraram vender o naming do estadio?

creio que isso traria algum encaixe financeiro importante para o clube assim como as restantes 3 bancadas.

Emanuel Cosme disse...

Bom dia a todos.

Caro, Luís Cirilo. Cada vez me surpreendo mais-ou não- com a sua enorme coerência... Desculpe a sinceridade, mas para quem disse que a única coisa que a ex direção tinha feito de positivo, tinha sido cortar relações com esse"Team", para quem disse que o que fizeram a época passada aos junores dessa agremiação desportiva, tinha sido bem feito, porque em Braga tinham feito a mesma e coisa, e normalmente se refere a esse clube, como " o clube do lado de lá da Morreira", eu só lhe posso dizer que meu caro amigo muda mais depressa de opinião do que de camisa... Deus queira que tenha percebido que estava errada, e acordado para a vida. Já fui ajudado em Braga, e já ajudei bracarenses aqui em Guimaraes, porque felizmente, os criminosos são a minoria... e abesmagadora maioria só quer é poder ir ao futebol em paz, e apoiar o seu clube. Em pleno Sec. xxl. este scomportamentos são vergonhoso! Quando é que isto vai parar? Quando im ser humano se magoar a sério, ou até morrer?E , mesmo assim, será que pararia? Ou a estúpida sede vingança , ainda tornaria as coisas piores do que o que já são? A atitude que devemos ter sempre, é a que refere no seu texto... rivalidade, sim, com certeza. Estupidez, nunca.

Saudações vitorianas, e desculpe se fui injusto.

Emanuel Cosme

JPO disse...

Sou daqueles, que continuo a pensar que o Custódio é um jogar igual a muitos outros.
Um jogador quase banal, que tem o valor que tem.
E não é pelo facto de ter virado 20 Kms. á direita.
É apenas uma opinião, e pelos vistos não sou o único a pensar assim.
De todo modo, não me custa nada desejar-lhe sorte para a sua carreira.

Anónimo disse...

Veja mas é se tem uma conversa com o nosso treinador. Já chega de jogar para perder por poucos!!

Vistobranco disse...

Para mim vender ao Braga nem 1 coxo.

Joana disse...

Se na 5ª jornada fizesse preços decentes é que eu gostava ;) Saudações Braguistas.

BlackSG disse...

o joana queres preços decentes pra que?

voces nao vêm! o vosso presidente ja ofereceu 4000 bilhetes e voces so vieram 2800!

alem disso se o vosso os poe a 65€ tas á espera de receber daqui o que?

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Então Doutor, não responde ao "inadmissível". Só prova a sua falta de coerência. Volto a repetir. Se fosse um bom negócio para o Vitória, acho que deveríamos negociar com o Braga, até porque não nadamos em dinheiro. Parece que para vocês é mais fácil aproveitarem-se da nossa paixão para nos pedirem empréstimos. Os vitorianos sofrem com o sucesso dos nossos vizinhos e pelo caminho que vamos, a Liga Orangina espera mais uma vez por nós.

Anónimo disse...

2800 Black SG ? Não me parece...

A propósito, cortar relações com o Braga não foi a única coisa boa da anterior direcção ? E o que aconteceu aos juniores também não foi "bem feito" porque "tinha acontecido o mesmo em Braga" ?

Enfim...

Anónimo disse...

Sempre tão educados alguns adeptos do vitória... impressionante.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Seria inadmissivel no actual contexto de corte de relações entre os clubes. Numa situação normal não veria nenhum problema.
Caro Anónimo:
Bandidos são os que apedrejam autocarros e agridem pessoas que apenas quewrem ver jogar a sua equipa e não se metem com ninguém.
Caro Black SG:
Vender o naming é uma hipotese. Desde que se mantenha o "D:Afonso Henriques" que é inegociável.
Caro Emanuel Cosme:
É notável como você mistura as coisas na ansia de arranjar um pretexto para criticar a actual direcção. Um corte de relações não pressupõe violência nem banditismo. Significa apenas uma questão de dignidade face a comportamentos que ofenderam o Vitória. Quem daí quiser partir para outras situações cai inevitavelemnte no foro policial e da justiça.
Caro JPO:
É uma opinião legitima.
Caro Anónimo:
Com os nossos treinadores converso todos os dias. Mas não sinto necessidade nenhuma de lhes fazer essa recomendação.
Caro Visto branco:
É uma questão que neste contexto nem se põe.
Cara Joana:
A questão dos preços,como sabe, é muito delicada. Porque no passado a anterior direcção do Vitória fez um acordo com a admnministração da SAD do SCB em termos de quantidade e preço e foi enganada. Daí que não é ao Vitória que compete dar o primeiro passo.
Caro Black SG:
O problema está exactamente aí. Na forma como o braga foi desonesto com o Vitória.
Caro Anónimo:
Vou apagar o seu comentário porque mke parece, no inicio,completamente fora do que é orientação deste blogue.Quanto ás perguntas,pertinentes, nãso lhe sei responder.Não sei se o senhor Milo alguma vez foi sócio do Braga nem tão pouco se tem as quotas do Vitória em dia.
Caro Anónimo:
Ao "inadmissivel já respondi. Ao resto não vale a pena tal o disparate.



Emanuel Cosme disse...

Boa tarde.

Desculpe, aonde é que eu no meu comentário critiquei a direção?!?!?! Quando muito, critiquei um dos membros da direção, o que é muito diferente...


E está enganado, caro consócio. Notável é a sua capacidade , quer para mudar de opinião, quer para fugir a perguntas incómodas, uma vez que não lhe vi comentar as minhas observações.

Mudar de opinião não tem mal nenhum. Já dizia Emmanuel Kant "só um idiota é que nunca muda de opinião". Agora, mudar é para melhor. E já disse, e repito, se aquilo que escreveu neste texto é sincero, só tenho é que lhe dar os parabéns. Mas convém não esquecer é que as pessoas têm memória. Pelo menos as que não gostam de abanar a cabeça, e dizer ámen a tudo e mais alguma coisa.

Saudações vitorianas.

Emanuel Cosme

luis cirilo disse...

Caro Emanuel Cosme:
Está enganado em duas coisas.
Primeiro mudo de opinião quando tenho razões para o fazer.
Que são bem menos do que aquelas que insinua bem ao seu estilo.
Segundo não fujo a perguntas nem deixo de fugir.
Permito ,porque quero,comentários no meu blogue. Se respondo ou não é algo que depende apenas da minha vontade. E aqui,que fique claro, não represento a direcção do Vitória nem a mim enquanto vice presidente da mesma. Represento-me apenas a mim próprio e ao direito q ter opinião.

Emanuel Cosme disse...

Bom dia.

Obviamente. Ou não fosse esse um dos talentos que possuiu. Fugir a perguntas ou observações incómodas. Pode não responder, mas nunca se esqueça que as pessoas têm memória.E eu ou qualquer outro temos o direito de não gostar de levar com areia nos olhos.

Emanuel Cosme

Anónimo disse...

Quando a direcção do Braga ofereceu 4000 bilhetes para o jogo connosco sei de fonte segura que os bilhetes esgotaram em Braga, tenho lá família que é sócia daquilo. E vieram todos a Guimarães, só que vários bilhetes não passaram nos torniquetes por defeito dos bilhetes ou dos torniquetes não sei, e a contabilização errou. Saudações vitorianas. Vitória até morrer


luis cirilo disse...

Caro Emanuel Cosme:
Tem todo o direito.
E outro ainda: não ler este blogue. Pelos vistos faz-lhe mal aos olhos.
Caro Anónimo:
Isso não sei. Sei é que bilhetes aquele preço não voltam a ter no actual contexto.

Emanuel Cosme disse...

Boa tarde.

Faria, caro consócio, se eu o permitisse. Tenha bem presente que continuarei a criticar sempre que me parecer oportuno. Ou a elogiar, se o merecerem. Se tem problema em lidar com as críticas, eu só posso lamentar...

Emanuel Cosme