quinta-feira, agosto 17, 2006

O Pontal do Povo

No próximo sábado,desta vez na Quarteira,o PSD/Algarve reedita a histórica Festa do Pontal.
Pese embora o Pontal ser nos arredores de Faro,e no local onde a festa se começou por realizar há 31 anos atrás existir hoje uma urbanização,a verdade é que embora mudando periodicamente de lugar o nome foi ficando.
Realizando-se ininterruptamente desde 1975,de Sá Carneiro a Fernando Nogueira,passando por todos os lideres como Balsemão,Mota Pinto e Cavaco Silva,só no tempo de Marcelo Rebelo de Sousa a reentrê do partido deixou o Algarve e passou para Celorico de Basto.
Depois,com Durão Barroso,passeou-se pelo país,da Póvoa de Varzim a Caminha,passando pela Nazaré e por Ilhavo.
Mas no imaginário laranja a reentrê foi sempre associada ao Pontal !
Hoje por hoje,em que as grandes manifestações partidárias,fora de campanhas eleitorais,estão práticamente restritas ao "Chão de Lagoa" do PSD/Madeira e á "Festa do Avante" do PCP,bem andou a distrital do Algarve, liderada por Mendes Bota,em "ressuscitar" esta festa tão genuinamente popular,não só dos sociais democratas algarvios mas também dos muitos de todo o país que se encontram nesta altura na região.
E,bem dentro do espirito do Pontal de festa de todo o PSD,bem andou Mendes Bota em convidar Marques Mendes,Luis Filipe Menezes,Antonio Borges,Nuno Morais Sarmento e muitas outras figuras do partido.
Tão bem andou Mendes Bota e os que aceitaram estar presentes,como mal Marques Mendes ao rejeitar o convite.
Sejamos claros: se o lider do PSD não vai ao "Chão de Lagoa" porque ostensivamente,e num sinal de claro desrespeito ,não foi convidado e não vai ao Pontal por represália contra Mendes Bota e a distrital do Algarve por terem apoiado Luis Filipe Menezes em três congressos consecutivos,para que serve um lider que uns não respeitam e a outros tenta ele desrespeitar ?
Para que serve um lider que em vez de tentar unir o partido (como sempre fez Durão Barroso e ele MM é bem uma prova disso) acentua as clivagens de forma artificial e despropositada ?
Para que serve um lider que não entende que congressos são congressos e depois deles tem de estar acima das querelas e trabalhar para a união e fortalecimento do partido ?
Muito mal sai Marques Mendes de todo este processo.
Valha ao menos que ,com a polémica que de forma artificial e desnecessária criou,vai dar á festa do Pontal um interesse mediático que nem a sua presença lá despertaria.É o que se chama escrever direito por linhas tortas...
Mendes Bota,o PSD/Algarve,as figuras que vão estar presentes e o povo laranja não deixam de agradecer.
Depois Falamos

Sem comentários: