sábado, agosto 05, 2006

E Este ?

Já tive oportunidade,tempos atrás,de me pronunciar sobre as homenagens que Vitória e Cãmara Municipal entenderam prestar ao jogador Fernando Meira.
A propósito de uma boa participação portuguesa no mundial da Alemanha,em que ele foi parte integrante,as instituições referidas na busca da popularidade fácil resolveram promover um conjunto de homenagens sobre as quais já tive oportunidade de aqui deixar a minha opinião.
Não deixo contudo de considerar,na linha do que então escrevi,existirem outras figuras do clube que pelos serviços prestados bem mereceriam ter sido homenageados á frente de Meira.
Por exemplo,Pedro Mendes !
Internacional em todas as categorias ,desde os escalões jovens á selecção de esperanças,passando pela selecção A, embora bem menos vezes do que o seu talento justifica,sempre com a camisola do Vitória.
O que não é bem igual a percurso semelhante com camisolas SLB,FCP,SCP...
Campeão europeu pelo Futebol Clube do Porto,o que é bem diferente de o ser pelo Barcelona,Milan,Bayern,Manchester United ou qualquer outro colosso de orçamento ilimitado.
Protagonista de uma transferência do Vitória para o Porto,limpa,transparente,sem polémicas e em que as 3 partes ficaram a ganhar.
Pedro Mendes deu um passo importante na carreira,o Porto adquiriu um excelente jogador e o Vitória recebeu (não tanto como devia,mas enfim...) a contrapartida ao investimento feito no jogador.
Senhor de um bonito percurso futebol inglês,primeiro no Tottenham e agora no Portsmouth com quam acaba de renovar até 2010 embora não seja previsivel que lá fique tanto tempo dada a atenção com que outros emblemas o vão seguindo.
E acima de tudo,cereja em cima do bolo,um homem que sempre se afirmou como vitoriano,que em todas as entrevistas refere o Vitória,que sente o clube e que nunca teve problema nenhum,jogando no Porto,Tottenham ou Portsmouth,em assumir que é do Vitória e do Vitória será sempre.
Destes vitorianos gosto.
São verdadeiros exemplos do que o vitorianismo deve ser.
Depois Falamos.

Sem comentários: