quinta-feira, agosto 17, 2006

O mundo não precisa do Superman ?


Superman,quiçá a mais popular figura mundial da banda desenhada,surgiu na América num tempo muito especifico e com caracteristicas muito próprias.
Logo a seguir á grande depressão,no inicio dos anos 30,com um pais deprimido,carente de causas,num tempo anterior ao aparecimento da televisao,a personagem criada por Joe Schuster e Jerry Siegel começou por aparecer nas tiras de banda desenhada da revista "Comics",em 1932, rapidamente se espalhando por inumeros jornais e tendo "direito" a uma revista própria a partir de 1938.
Superman corporizou, desde inicio,os valores e a cultura da América ,tornando-se num genuino heroi americano,que iclusive combateu na Coreia e na II Guerra Mundial !
Simbolizava acima de tudo(sem qualquer nuance com a tristemente célebre cultura nazi da superioridade ariana) a capacidade da América e dos americanos ultrapassarem problemas,vencerem os maus e serem os bons da fita,algo que como se sabe faz intrinsecamente parte da cultura americana.
Com o advento da televisão e a universalização do cinema,Superman transformou-se rapidamente num icone planetário,visto e lido por centenas de milhões de pessoas ao longo de muitas e muitas gerações.
Evidentemente que ao longo dos anos os argumentistas foram fazendo evoluir o personagem,quer em termos de superpoderes,quer de inimigos,quer do contexto social em que se envolvia.
Com o aparecimento de novas personagens de banda desenhada e com a popularização de novas formas de entretenimento,a figura do Superman foi perdendo actualidade (e mercado !) ao ponto de em 1992 ter sido publicada uma revista,que se supunha,final com a morte do Superman.
Curiosamente a reacção foi de tal ordem que os argumentistas tiveram de puxar pelas meninges e ressuscitaremo personagem com novos cambiantes e novo grafismo.
Tudo isto a propósito da estreia recente de "Superman Returns",um novo filme com o Homem de Aço depois dos quatro protagonizados por Christopher Reeve.
Sem enveredar por comentários demasiado extensos quanto ao filme(que se vê com agrado)gostaria de deixar aqui quatro notas,até por comparação com os filmes anteriores.
Em primeiro lugar para registar que Superman deixa de ser um heroi americano,ao contrario dos filmes anteriores nomeadamente o segundo que termina com o super heroi transportando a bandeira dos Estados Unidos,para ser um superheroi global.
Sinal dos tempos em que até a globalização afecta o Superman.
Em segundo lugar para registar que se mantém uma linha de continuidade em relação á história do personagem: continua a dupla personalidade Clark Kent/Superman,continua Lois Lane (com um papel bem mais importante em relação ao passado,continuam Lex Luthor,Perry White,Jimmy Olsen,Martha Kent,enfim personagens centrais de toda a saga do Superman.
Muito interessante também a recuperação de imagens de Marlon Brando/Jor El do primeiro filme e da música de John Williams para os momentos mais importantes do enredo.
Em terceiro lugar,e aqui grande novidade,o filme revela-nos um Superman vulnerável fisicamente por efeito da kryptonite (o que é uma imagem de marca ) mas também vulnerável afectivamente.
E aqui reside a grande novidade ,que seguramente terá desenvolvimentos em próximos filmes, e que marca uma ruptura com o passado.
Superman regressado á Terra após cinco anos de ausência,encontra Lois Lane noutra relação afectiva,com um filho (e esta é uma das partes mais interessantes do filme) e percebe que o seu mundo mudou...
Ou seja,depois de ao longo da história de Superman termos visto sempre Lois Lane "atrás" do super heroi,agora é ele que tem de correr atrás do "prejuizo".
O que é uma inovação,interessante,da qual ele não se sai particularmente bem(também não sai mal de todo...) acabando com um final á... Santana Lopes,com o heroi dizendo a Lois Lane que vai estar por aí !!!
Mais um sintoma de globalização...
Em quarto e ultimo lugar,o titulo desta postagem,que é também tema central do filme (quem já viu perceberá porquê...) e que merece uma resposta.
Eu acho que o mundo continua a precisar do Superman !
Não só da figura da banda desenhada e que a ela deve ficar restrita,mas do que o Superman de facto significa no seu conceito original e naquele,que de facto,todos os que o lemos e vimos interiorizamos como seu significado:Um homem bom,ao serviço de causas boas,do lado do Bem e combatendo o Mal.
Na sua visão mais simplista é isso que de facto representa o Superman.
E o mundo precisa,em muitas áreas,daquilo a que se pode chamar o "espirito Superman".
Ou como o próprio dizia,a determinada altura do filme e em resposta á questão:
"...Mas se o mundo não precisa do Superman,porque passam o tempo a gritar por um salvador ?"
Essa é que é essa.
Talvez volte ao assunto.
Depois Falamos

Sem comentários: