quarta-feira, agosto 02, 2006

Justiça ?


É dificil,muito dificil,um cidadão comum não se sentir profundamente indignado perante a sentença do chamado "caso Gisberta".
Perante a sentença e perante a sua fundamentação.
Sinteticamente,um conjunto de menores á guarda do Estado (imagine-se se não estivessem...) espancou brutalmente ,por razões que só eles saberão,um pessoa que nada lhes tinha feito,ao longo de varios dias, acabando por a atirar a um fosso cheio de agua que provocou o seu afogamento.
Nada importa a orientação sexual da referida pessoa,pouco importa a idade dos menores,importa sim é que premeditaram,brutalizaram,mataram.
E isso exigia da parte do Estado,que é quem administra a justiça,uma resposta exemplar.
Ao que assistimos ?
Penas levissimas,de meses,em regime semiaberto alguns considerandos expressos no acordão que são de arrepiar pela leviandade.
A titulo de exemplo:
"Brincadeira de muito mau gosto" , " comunhão de esforços com o propósito de se divertirem á custa do sofrimento alheio" ," não são um gangue,antes rapazes que se juntaram de forma episódica e infeliz".
Convém aqui recordar que se trata de um grupo de jovens que ,sem pretexto nem motivo,tiraram a vida a uma pessoa !
É evidente que as penas deviam levar em consideração a idade dos jovens,mas é ainda mais evidente que deviam constituir um exemplo,não só para eles como para outros jovens que infelizmente seguem algumas "modas" mais mediáticas.
Interrogo-me se alguns deles,face á leveza com que o Estado tratou o crime,perceberam o que é ,na realidade,matar uma pessoa.
Como cidadão sinto-me profundamente indignado.
Já todos sabemos que,infelizmente,a Vida vale pouco.
Com Justiça desta ainda menos.
Depois Falamos

Sem comentários: