segunda-feira, agosto 07, 2006

Marcha Gualteriana


Encerraram hoje as Festas da cidade de Guimarães com o desfilar da inigualável Marcha Gualteriana.
Composta por 10 carros alegóricos e centenas de figurantes a Marcha é um espectáculo absolutamente unico que concentra nas ruas da cidade muitas dezenas de milhares de entusiastas.
Este ano,para dar ainda mais conteúdo ao que a seguir será dito,as Festas Gualterianas completam 100 anos que é um bonito marco seja qual fôr a instituição.
Pois nem assim mereceram das queridas televisões uma transmissãozinha em directo que levasse a todo o país algo que tem de facto caracteristicas unicas e que constitui um espectáculo digno de ser visto.
Fosse o S.Joao ou o Santo António,ou um daqueles programas da manhã absolutamente parolos e desprovidos do minimo de qualidade,e teriamos o País todo "obrigado" a ver.
Já para não falar das abjectas corridas de toiros que são a vergonha de qualquer sociedade que se pretenda civilizada.
Mas umas festas como as Gualterianas,êxito popular mesclado com manifestação cultural de raizes profundas na região,merecerão,quando muito,2 minutinhos nos telejornais da hora de almoço,intervalados entre mais um fogo posto e uma pretensa transferência de um qualquer jogador de futebol.
Valha-nos que para serem o grande êxito que são,nomeadamente a Marcha,nos ultimos 100 anos as Gualterianas nunca precisaram das televisões para nada.
Depois Falamos

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito bem. Estou no estrangeiro e pensava que havia publicidade. Era digno de ver, nao digo en directo mas uma grande reportagem