quarta-feira, agosto 30, 2006

Depressão Nacional


O DN (Diario de Noticias,mas tambem podia ser Depressão Nacional) é um jornal que leio habitualmente com agrado pelo forma equilibrada como trata os assuntos.
Na edição de hoje,cuja capa se reproduz acima,em 10 chamadas para artigos no interior,8 delas (e,e...) referem-se a noticias negativas.
A saber:

- Fraude no Multibanco
- Inspecçoes a veiculos feitas sem rigor
- Portugal e EUA com os mesmos ricos e pobres
- Caso Mateus
- Fisco não aceita "dizimo" de deputados do PS
- Preços manuais escolares sobem daqui a dois anos
- Incêndios regressam
- Fisco envia notas de cobrança com data pagamento ultrapassada

Claro que a culpa não é do Diario de Noticias,diria mais que é da ...moda.
De facto existe hoje na imprensa nacional uma tendência para fazerem noticia do que é mau e deixarem um pouco de lado aquilo que é bom.
Desastres,acidentes,incendios,agressões,raptos,crimes,assaltos,abusos sexuais e afins são o que fazem os grandes titulos,as grandes noticias,aquilo que de facto(pobre país) mais faz vender jornais.
Isso,futebol e o pindérico jet set que vamos tendo.
Claro que num país que já não tem grandes motivos para andar optimista,todo este catastrofismo jornalistico só contribui para que os portugueses se vão convencendo que vivem num pequeno "inferno" assolado por problemas,crimes e tragédias.
Conviria repensar,enquanto é tempo e ainda vale a pena,todos estes critérios editoriais,toda esta ânsia de vender papel e shares a qualquer preço.
Sob pena de um dia ser muito dificil distinguir entre jornalismo sério e sensacionalismo barato.
Não há que admirar;um destes dias a RTP1,serviço publico de televisão,abria o noticiario das 20 h com uma noticia (???) de 16 minutos sobre o relevantissimo processo de transferência do jogador Mantorras do Alverca para o Benfica.
Serviço público de televisão ?
Depois Falamos




1 comentário:

Rita disse...

O jornalismo dá às pessoas o que elas querem. E as pessoas querem sangue...
Acho que os critérios editoriais podem sempre ser pensados e melhorados mas a verdade é nua e crua: eles correspondem ao que vende!